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DEBANDADA

Sikêra Jr. perde 57% do intervalo comercial após xingar gays de 'raça desgraçada'

REPRODUÇÃO/REDETV!

Sikêra Jr. com as mãos cruzadas, vestindo um terno cinza claro no cenário de seu telejornal

Sikêra Jr. no Alerta Nacional desta quinta-feira (1º); telejornal da RedeTV! perdeu anunciantes

GABRIEL PERLINE

gabriel.perline@noticiasdatv.com

Publicado em 1/7/2021 - 18h40
Atualizado em 1/7/2021 - 19h18

A debandada de anunciantes da RedeTV! e da TV A Crítica por conta das declarações de Sikêra Jr., que chamou os homossexuais de "raça desgraçada", está rendendo prejuízo para as duas emissoras: o intervalo comercial do Alerta Nacional foi reduzido em 57% por falta de empresas interessadas em patrocinar o telejornal.

Diariamente, o programa costuma ter um intervalo comercial de 4 minutos de duração. Mas, na edição desta quinta-feira (1º), o break foi reduzido para 1 minuto e 45 segundos, perdendo mais da metade do tempo dedicado a propagandas de produtos.

Para tentar reverter a catástrofe provocada pelo apresentador, que na última sexta-feira (25) chamou os homossexuais de "raça desgraçada", a RedeTV! passou a veicular mais intensamente vídeos institucionais do Alerta Nacional em sua programação.

Somente no A Tarde É Sua, programa de Sonia Abrão dono de uma das maiores audiências da emissora, foram exibidos dois vídeos da atração de Sikêra nos intervalos comerciais.

Procurada, a RedeTV! não se manifestou sobre a redução de 57% do break do Alerta Nacional e sobre sua ação para refazer a imagem de Sikêra após o escândalo.

Desde segunda-feira (28) o grupo Sleeping Giants tem promovido uma campanha massiva nas redes sociais, abordando todas as empresas que anunciam no Alerta Nacional e fazendo um apelo para a retirada de seus patrocínios do telejornal após as declarações de cunho homofóbico proferidas pelo apresentador.

Até o fechamento deste texto, 20 empresas haviam cancelado seus investimentos em publicidade no programa de Sikêra Jr., como a Caixa Econômica Federal, Seara, Tim, HapVida, Sorridents, entre outras. A mais recente foi o Grupo Prominas, mantenedor da Faculdade Única.

Com a perda de anunciantes, a RedeTV! se posicionou publicamente somente na quarta-feira (30), cinco dias após o apresentador ofender os homossexuais ao vivo e em rede nacional. Confira a nota completa:

"O respeito à diversidade sexual e à não discriminação de cor, raça, gênero ou religião é uma tradição dos 22 anos de existência da RedeTV!, que possui uma programação plural e políticas internas de inclusão no seu sentido mais amplo. O compromisso com a população LGBTQIA+ faz parte dos valores editoriais e empresariais da RedeTV!.

A emissora reprova veementemente todos os tipos de discriminação e preconceito. Nesse sentido, a RedeTV! vem a público manifestar condenação a qualquer expressão de homofobia. Queremos também agradecer a todos os nossos colaboradores por ajudarem a construir uma empresa cada dia mais forte e plural.

No caso do lamentável episódio envolvendo o apresentador Sikêra Jr. às vésperas do Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, o mesmo desculpou-se publicamente durante o programa da última terça-feira, reconhecendo o equívoco de suas declarações perante a todos que se sentiram justificadamente ofendidos e a todos os seus telespectadores, o que certamente servirá para o seu aprimoramento pessoal e profissional.

Mesmo assim, a RedeTV! ressalta que tal comportamento não representa, de forma alguma, o posicionamento e o respeito da emissora à diversidade e à população LGBTQIA+.

Entendemos que o exercício da tolerância e o respeito às diferenças são valores fundamentais numa sociedade democrática como a brasileira."


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