Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FICA QUIETINHO

Ícaro Silva faz Aguinaldo Silva passar vergonha na web: 'Ignorância racista'

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM

Montagem com as imagens de Ícaro Silva e Aguinaldo Silva

Ícaro Silva deu uma invertida em Aguinaldo Silva por desmerecer as conquistas de uma artista negra

REDAÇÃO

redacao@noticiasdatv.com

Publicado em 26/8/2021 - 17h29

Ícaro Silva é mais um artista negro a enquadrar Aguinaldo Silva por conta de seus recentes comentários. O ator deu uma aula sobre racismo ao autor de Império (2014) e ainda classificou os personagens negros de suas tramas como medíocres. "Ignorância racista", definiu o intérprete de capitão Ferreria, da série Coisa Mais Linda.

"E aí, Aguinaldo Silva, beleza? Não nos conhecemos e é provável que isso nunca aconteça, dado que já sou muito grande para os papéis medíocres reservados aos pretos em suas obras", começou o ator. "Me sinto no dever de te apresentar Jô do Espírito Santo, uma mulher preta, nordestina e periférica, que criou dois filhos na favela, sob violência constante, com um salário de faxineira. Isso por que tenho certeza que você não é capaz de falar por Joelly, nem por qualquer outra mulher preta brasileira."

Ele fez questão de contar a trajetória de lutas de sua mãe e as dificuldades que enfrentou para dar uma vida digna aos filhos, além de exaltar a educação antirracista que ela aplicou a ele e aos irmãos.

"Graças à educação antirracista de Jô, minha referência de infância é a Biba, de Cinthya Rachel [Castelo Rá-Tim-Bum] e não a Xuxa, de Maria [das Graças] Meneghel. Graças à educação antirracista da minha mãe, aprendi que haveria aqueles que se usariam de sua língua ferina e seu privilégio branco para tentar diminuir nossas conquistas e apontar nosso lugar", continuou.

"Seu olhar viciado sobre a sociedade brasileira, expresso em novelas ainda hoje tão embranquecidas, não contempla nossa história, tampouco nosso tamanho."

O desabafo de Ícaro se deu dois dias depois de Aguinaldo usar as redes sociais para criticar o alvoroço em torno de Beyoncé, que havia se tornado a primeira mulher negra da história a usar um diamante Tiffany em uma ação publicitária. O autor ainda afirmou que a cantora norte-americana pertence à "elite branca".

"'Beyoncé se torna a quarta pessoa da história e a primeira mulher negra a usar o Diamante Tiffany': pois é, mas para mim, justiça social só quando qualquer mulher, independentemente da raça, idade, religião ou fama puder usá-lo. Isso acontecerá algum dia? O que vocês acham?", indagou ele em suas redes sociais na terça-feira (24).

"Joelly tem 37 anos, é negra, diarista, mãe de três filhos e nenhum pai para ajudar a criá-los. Fico aqui a imaginar o que lhe passa pela cabeça quando ela lê notícias como essa sobre o colar milionário de Beyoncé. Gente, vamos cair um pouco na real, tá legal?", complementou o autor.

O ator, escalado para Verdades Secretas 2, se incomodou com essas falas e enalteceu a artista. "Quero Beyoncé carregada de diamantes, Aguinaldo. Quero vê-la coberta da cabeça aos pés  das pedras mais preciosas já roubadas do continente africano pelos europeus. Quero ver Beyoncé nadando em um cofre de diamantes como se fosse tio Patinhas. E o dobro eu desejo para toda e qualquer mulher preta nesse planeta!"

Em sua conclusão, Ícaro citou uma lista de mulheres negras notáveis e voltou a alfinetar o autor de novelas. "Beyoncé é o presente e cada vez mais o futuro, Aguinaldo. Algo que você não consegue identificar e que nunca soube representar. A elite preta que o racismo te impede de sequer reconhecer e que torna obsoleta qualquer representação falha proveniente da ignorância racista", encerrou.

Confira a publicação de Ícaro Silva:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.