Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EM BUSCA DO OURO

Após invasão de estrelas do cinema à TV, atrizes buscam vingança no Oscar

Divulgação/Fox Searchlight Pictures

Melissa McCarthy, ex-Gilmore Girls e Mike & Molly, é uma das favoritas ao Oscar por Poderia me Perdoar? - Divulgação/Fox Searchlight Pictures

Melissa McCarthy, ex-Gilmore Girls e Mike & Molly, é uma das favoritas ao Oscar por Poderia me Perdoar?

LUCIANO GUARALDO

Publicado em 17/11/2018 - 7h03

Enquanto grandes estrelas do cinema, como Julia Roberts e Meryl Streep, estão migrando para a televisão em busca de papéis desafiadores, atrizes que se destacaram na TV fazem o caminho contrário. No aquecimento para o Oscar 2019, quatro nomes praticamente certos na disputa da estatueta de melhor atriz começaram suas carreiras em séries.

É o caso de Melissa McCarthy, uma das favoritas para o prêmio por seu trabalho no filme Poderia me Perdoar?. A comediante, que roubou a cena como coadjuvante em Gilmore Girls (2000-2007) e foi alçada a protagonista em Mike & Molly (2010-2016), tem emendado filmes de comédia estilo Sessão da Tarde em Hollywood, mas dá show no longa biográfico em que interpreta a escritora Lee Israel (1939-2014).

Segundo o site Gold Derby, especializado em premiações de cinema e TV, Melissa deve repetir os passos de outros humoristas que conseguiram uma indicação ao Oscar ao migrarem para um papel mais sério. Foi o caso de Will Smith em Ali (2001) e Steve Carell por Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo (2014).

Como Melissa já conseguiu uma rara indicação cômica por seu papel coadjuvante em Missão Madrinha de Casamento (2011), a mídia acredita que uma nova nomeação dela à estatueta dourada está 99% certa.

"É impossível superestimar a amplitude da performance de McCarthy A personagem dá muitas razões para ser odiada pelo público, mas a atuação de Melissa faz com que ela seja humanizada sem nenhuma caricatura", elogiou Monica Castillo, crítica do site RogerEbert.com, um dos mais conceituados do cinema.

Melissa McCarthy não é a única estrela oriunda da televisão que deve emplacar uma vaga entre as melhores atrizes do próximo Oscar. Viola Davis, Lady Gaga e Olivia Colman também são apostas certeiras para a premiação.

Olivia Colman como a rainha Anne no filme A Favorita: ela também será uma monarca na série The Crown

Estrela de How to Get Away with Murder, Viola ganha força por sua atuação em As Viúvas, filme sobre quatro mulheres que precisam lidar com as dívidas de seus maridos mortos e acabam se enfiando no mundo do crime. A atriz ganhou o Oscar em 2017 por Um Limite Entre Nós e tem outras duas indicações anteriores.

Lady Gaga é, reconhecidamente, uma cria do universo fonográfico. Ela, porém, decidiu se arriscar como atriz primeiro na TV, como protagonista da temporada de American Horror Story que ganhou o subtítulo Hotel. Mesmo detonada pela crítica, ganhou o Globo de Ouro por seu trabalho na série. Agora, coleciona elogios pela atuação no longa Nasce Uma Estrela, que deve lhe valer mais de uma indicação: além de melhor atriz, ela tem três músicas na disputa por canção original.

Já Olivia Colman talvez seja, por enquanto, o rosto menos conhecido dos fãs das séries. A atriz britânica teve papéis discretos em produções de seu país de origem, mas ganhou status ao receber um Globo de Ouro e ser indicada ao Emmy pela minissérie The Night Manager (2016).

Agora, ela deve se tornar um rosto mundialmente conhecido, pois foi escalada para substituir Claire Foy como a rainha Elizabeth na terceira e na quarta temporadas da série The Crown, na Netflix. Antes disso, pode ganhar um Oscar para a sua prateleira por seu elogiado trabalho no drama A Favorita, no qual interpreta outra monarca britânica, a rainha Anne (1665-1714).

A disputa pelo Emmy 2019 certamente será dominada por atrizes que brilham no cinema, como Julia Roberts (Homecoming), Elizabeth Olsen (Sorry for Your Loss), Nicole Kidman e Meryl Streep (ambas por Big Little Lies). Mas as estrelas de TV estarão mais do que vingadas com uma vaga no prêmio máximo do cinema, não?

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.