Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SEMPRE POLÊMICO

Alvo de críticas por especial de Natal, Fábio Porchat avisa: 'Tem crente que gosta'

REPRODUÇÃO/YOUTUBE

Montagem com Fábio Porchat e Herodes, seu personagem no especial de Natal Te Prego Lá Fora

Fábio Porchat e Herodes, seu personagem no especial de Natal Te Prego Lá Fora, do Porta dos Fundos

Dezembro sempre chega com duas tradições no Porta dos Fundos: a estreia de um especial do Natal e as críticas dos religiosos sobre o conteúdo do projeto. Acostumado com as reclamações, Fábio Porchat, criador dos produtos temáticos de fim de ano, logo avisa: "Tem crente que gosta".

"Fica essa sensação de que todos os religiosos odeiam, mas ouço muita gente religiosa vindo falar bem com a gente. [Eles dizem:] 'Adoro, assisti na minha Assembleia [de Deus]', 'Meu pastor passou para a gente, adoramos, achamos muito engraçado', padres vêm falar. Tem muito crente que gosta porque é um crente mais cabeça aberta", ressalta Porchat.

O novo especial da trupe, o recém-lançado Te Prego Lá Fora, virou alvo do Centro Dom Bosco, que foi à Justiça para tentar censurar o programa. Mas o humorista alfineta as críticas de grupos religiosos: "Se um especial de Natal abala a sua fé, talvez seja porque a sua fé não esteja exatamente muito fortificada. Se um boneco de animação fazendo piada faz com que você duvide de alguma coisa, acho que o problema não é o especial de Natal, é mais a sua fé!".

Neste ano, o projeto foi realizado em formato de animação e disponibilizado pelo Paramount+. Em Te Prego Lá Fora, o público acompanha a vida de Jesus (Rafael Portugal) em sua adolescência. O garoto entra em uma nova escola e passa a ser vítima de bullying por causa do comportamento bonzinho.

Ao saber da existência de um messias entre os alunos, o diretor Herodes (Porchat) inicia uma caçada para descobrir a identidade do profeta. Com medo de ter seu segredo revelado, Jesus vira um estudante malvadão, com direito a consumo de drogas, apostas em rinhas de galo e outras transgressões.

Quando saiu a notícia: 'Ah, Jesus está no prostibulo', ninguém tinha visto [o especial], então imagino que [as pessoas] estavam com a cabeça de que Jesus estaria em uma suruba. Mas Jesus conversava com os marginalizados, com as putas inclusive, tem passagens assim na Bíblia.

"Então, Jesus estaria entre os pobres, provavelmente dormindo naquelas calçadas com espeto que estão colocando embaixo de viadutos, é ali que Jesus estaria. Ele estaria do lado do padre Júlio Lancellotti, não estaria do lado do Silas Malafaia, com toda a certeza", complementa.

"Tem muita gente que fala assim: 'Quero ver vocês terem coragem [de brincar com outras religiões]'. A gente não tem coragem, a gente quer fazer dar risada, não quer ter coragem nenhuma. É que depois que as pessoas acabaram jogando bomba, transformaram a gente em corajosos, mas só queremos fazer rir, fazer rir falando sobre todos os assuntos", ressalta Porchat, em alusão ao ataque à sede do Porta dos Fundos em 2019.

Perseguição ao Cristianismo?

De acordo com Porchat, o Porta dos Fundos faz piada com todas as religiões. "Fazemos questão de brincar com todas. É claro que, em um país que talvez seja o maior país cristão do mundo, em quantidade, as pessoas conhecem as histórias da Bíblia, têm essa referência. A gente ri do que a gente conhece. Tenho certeza que se perguntar na rua três passagens do Alcorão, ninguém vai fazer a menor ideia do que seja", pontua.

Ultimamente, o fã-clube de Jesus tem se mostrado bastante perigoso e triste. Muita gente fala assim: 'Ah, se Jesus voltasse'. Sempre falo que Jesus já voltou, minha gente, é porque nós matamos ele, não deixamos nem ele chegar aos 33 anos.

"Recebemos muitas coisas positivas de gente que ama, acredita na figura sagrada de Cristo e que se diverte, vê com a família. Lógico, tem muita gente que diz: 'Ah, prefiro não assistir'. Mas muitos religiosos assistem e vêm falar com a gente, pastores e padres, inclusive", destaca.

Te Prego Lá Fora já está disponível no Paramount+. Confira o trailer:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.