Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

EDUARDO FAUZI

Suspeito de atacar sede do Porta dos Fundos é preso pela Interpol na Rússia

REPRODUÇÃO/NETFLIX

Gregorio Duvivier e Fábio Porchat em cena do especial de Natal do Porta dos Fundos para a Netflix

Cena do especial de Natal do Porta dos Fundos para a Netflix; grupo teve sede atacada em 2019

GABRIEL PERLINE

gabriel.perline@noticiasdatv.com

Publicado em 4/9/2020 - 17h57
Atualizado em 4/9/2020 - 18h25

O empresário Eduardo Fauzi, 41 anos, apontado como um dos integrantes do grupo que atacou a sede do Porta dos Fundos em 2019, foi preso pela Interpol nesta sexta-feira (4) em Moscou, na Rússia. O anúncio foi feito pela Polícia Federal, que agora inicia o processo de extradição do suspeito para o Brasil.

"Levamos a seu conhecimento que a Interpol em Moscou informou a prisão com objetivo de extradição, no dia 4/9/2020, em desfavor de Eduardo Fauzi Richard Cerquise, nascido aos 22/6/1978, procurado pela Justiça Brasileira e objeto de Difusão Vermelha da Interpol", começa a carta assinada por Alexandre Alves Santos, agente especial da Polícia Federal, obtida pelo Notícias da TV.

"Informo que foram iniciados os procedimentos para dar início ao processo de extradição pelas vias diplomáticas conforme solicitação de nossa congênere em Moscou/Rússia", continua o comunicado.

Também em nota, o coletivo de humor comemora a ação da Interpol. "O Porta dos Fundos espera que essa prisão venha a acelerar a identificação e a punição dos outros quatro procurados pelo ataque à sede do grupo. Acabar com a impunidade é extremamente necessário para a construção de uma sociedade mais justa", diz.

O empresário Eduardo Fauzi foi preso nesta sexta (4) em Moscou (Foto: Reprodução/TV Globo)

O filme A Primeira Tentação de Cristo, lançado pela Netflix em 3 de dezembro de 2019, incomodou os religiosos mais conservadores por fazer uma sátira sobre Jesus Cristo, interpretado por Gregório Duvivier.

O especial de cerca de 45 minutos apresenta uma versão do filho de Deus com tendências homossexuais e que volta de sua passagem de 40 dias pelo deserto acompanhado do namorado, Orlando (Fábio Porchat).

Por causa do especial, a sede do Porta dos Fundos no Rio de Janeiro foi alvo de um atentado na madrugada de 24 de dezembro. Dois coquetéis molotov foram jogados contra o prédio. O fogo foi contido pelo segurança que estava no local no momento do ataque.

Eduardo Fauzi, suspeito identificado, fugiu para a Rússia no fim de dezembro, antes da expedição de um mandado de prisão contra ele. A Justiça brasileira o declarou foragido, e ele entrou para a lista da Interpol.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.