FRAN DRESCHER
Fotos: Divulgação/CBS
Fran Drescher com Benjamin Salisbury em cena de The Nanny; atriz virou presidente de sindicato
Uma das comédias mais importantes dos anos 1990, The Nanny (1993-1999) voltou à TV brasileira na segunda (20) e fez o público se questionar sobre o destino de Fran Drescher, que vivia a babá intrometida e de voz anasalada Fran Fine. A artista atualmente é presidente do SAG-AFTRA, o Sindicato dos Atores dos Estados Unidos, e luta para acabar com a obrigatoriedade da vacina. Detalhe: ela foi imunizada.
Fran não é contrária à vacina nem questiona a importância da imunização para a saúde. Mas ela acredita que obrigar todos os atores e integrantes da equipe a se protegerem contra a Covid quebra liberdades individuais.
Os protocolos de produção em vigor no momento nos Estados Unidos apontam que os contratantes têm poder de escolha sobre exigir ou não que seus atores se vacinem. A Disney, por exemplo, derrubou a obrigatoriedade em novembro do ano passado --atitude muito elogiada por Fran Drescher.
Antes, a empresa do Mickey Mouse já tinha demitido alguns artistas que recusaram a imunização, como Rockmund Dunbar (do drama 9-1-1) e Ingo Rademacher (da novela General Hospital).
Emilio Estevez também teria sido eliminado da segunda temporada de Virando o Jogo dos Campeões (2021-2022), série que trouxe de volta a franquia Nós Somos os Campeões, por causa da vacina. Ele negou que sua demissão tenha sido motivada por isso e alegou que teve "diferenças criativas" com os produtores --mas não disse se chegou a se imunizar.
No fim de fevereiro, Fran Drescher usou o SAG Awards, prêmio concedido pelo Sindicato dos Atores aos melhores do ano, como palco para seu discurso antivacina. "Conforme a nossa nação se prepara para declarar em maio que a emergência da Covid chegou ao fim, espero ver todos retornando ao trabalho com oportunidades iguais", disse a estrela de The Nanny.
Ela aproveitou a mesma fala para emplacar pautas menos controversas, como o fim do plástico de uso único em sets de filmagem, a quebra do preconceito contra atores mais velhos e a luta contra a proibição do aborto em alguns Estados norte-americanos.
Fran (à dir.) com Charles Shaughnessy
Vencedora de um Emmy e indicada a outras 11 estatuetas do "Oscar da televisão", The Nanny conta a história de Fran Fine (Fran Drescher), uma mulher judia de Nova York que perde o emprego em uma loja de vestidos de noiva e o namorado de uma só vez após descobrir que ele a traía com outra vendedora do estabelecimento.
Sem rumo, ela acaba conseguindo o cargo de babá na mansão de Maxwell Sheffield (Charles Shaughnessy), produtor de musicais da Broadway. Com seu jeito espalhafatoso e descontraído, Fran transforma a vida dos tímidos Maggie (Nicholle Tom), Brighton (Benjamin Salisbury) e Grace (Madeline Zima) --e, por tabela, ajudando o milionário a virar um pai de verdade.
Com 146 episódios divididos em seis temporadas, The Nanny também rendeu duas indicações ao Globo de Ouro de melhor atriz para Fran Drescher. A atriz ainda planeja levar a comédia para os palcos em breve. A Warner Channel exibe capítulos da série de segunda a sexta, na faixa das 15h.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.