Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

VEJA COMO FUNCIONA

Premiada nos EUA, TV que passa de plana para curva será lançada no Brasil

FOTOS: DIVULGAÇÃO

Fã de games com TV que passa de plana para curva na hora de jogar

Com 42 polegadas, a TV OLED Flex pode ficar levemente curvada na hora de jogar videogame

EDUARDO BONJOCH

edubonjoch@gmail.com

Publicado em 12/1/2023 - 6h25

As TVs de tela curva, que desapareceram do mercado há alguns anos, vão voltar às lojas. Mas o modelo OLED Flex, da LG, vencedor do prêmio de inovação na CES 2023, a maior feira de eletrônicos do mundo, que acontece em Las Vegas (EUA), vem com uma proposta diferente. O próprio telespectador decide se quer deixar a tela 4K de 42 polegadas plana ou levemente curvada, o que é mais indicado para jogar videogame.

Segundo o fabricante, dá para escolher entre 20 níveis de curvatura para personalizar a experiência com o televisor. Quem não quer perder tempo pode recorrer aos dois ajustes predefinidos, acionados com um toque no controle remoto.

Segundo a demonstração, é possível ainda ajustar a inclinação da tela e modificar a altura do aparelho em até 14 cm, graças ao suporte ajustável. Além de adotar a tecnologia OLED, que tem contraste imbatível e baixo tempo de resposta, a nova TV traz ainda o pacote completo de funções específicas para quem gosta de jogar videogame.

Na lista, estão menu para jogos, taxa de atualização variável (VRR) e modo automático de baixa latência (ALLM) em 120Hz, conexão HDMI 2.1 e suporte às tecnologias G-Sync e FreeSync, que deixam os jogos mais fluidos, sem engasgos na tela. Veja abaixo como a TV fica curva:

Com 97", outra TV OLED 4K da LG também recebeu o prêmio de inovação na CES 2023. O modelo M3 é o primeiro com tecnologia sem fio. Todas as conexões ficam em uma caixa adicional, que envia sinais de áudio e vídeo para a tela sem precisar de cabos.

Como pode ser colocada longe da TV, essa caixa dá mais liberdade e mobilidade na hora de instalar o produto. O lançamento no Brasil não foi confirmado.

Mas será que a tecnologia sem fio adotada não irá sofrer com queda na qualidade e interrupções no sinal de áudio e vídeo? Segundo o fabricante, o algoritmo adotado consegue identificar instantaneamente o melhor caminho de transmissão, reconhecendo e alterando o caminho dos sinais assim que o movimento de pessoas ou animais de estimação, por exemplo, é detectado. Resta aguardar para ver se funciona mesmo sem interferências, na prática.

TV QD-OLED: mais brilho com menor consumo

Novas TVs juntam OLED e QLED

Lançadas em 2022, as TVs QD-OLED reapareceram em Las Vegas com novas tecnologias e uma maior variedade de tamanhos, indo de 34" a 77", incluindo um monitor gamer com tela Ultra-Wide (mais larga) de 49".

Esses televisores, confirmados pela Samsung para chegar ao Brasil ainda este ano, combinam o alto contraste da tecnologia OLED com a cor e o brilho dos painéis de pontos quânticos, que equipam os televisores QLED.

Segundo o fabricante, a nova linha utiliza algoritmos avançados para coletar informações de cada pixel em tempo real, controlando a luminosidade da tela com maior precisão. O resultado é a exibição de imagens mais brilhantes, que é o calcanhar de Aquiles das TVs OLED convencionais, com cores mais claras, e consumo de energia 25% menor. Todos os modelos também oferecem taxa de atualização de 144Hz, como preferem os gamers.

Nem QLED, nem OLED. A tela da TCL que mais chamou a atenção na CES 2023 foi uma miniLED de 98", sem previsão de lançamento no Brasil. Por aqui, a marca vende por encomenda outro modelo de mesmo tamanho, de tecnologia QLED, que é o maior do mercado. Na categoria miniLED, a maior TV tem 86".

Segundo o fabricante, a tela gigante tem duas mil zonas locais de dimerização, que oferecem alto contraste e mais de dois mil nits de pico de brilho, como as TVs QD-OLED Samsung. Além disso, o algoritmo de controle de luz ajuda a revelar os detalhes das imagens mais claras e escuras.

TV de 98": a maior miniLED do mundo 

TUDO SOBRE

Smart TV

TV 4K


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.