EXCLUSIVO
DIVULGAÇÃO/REAL MADRID
Vinícius Jr. na final da Champions League de 2022: SBT e ESPN negociam aliança por direitos
Por causa da alta concorrência e da antecipação do processo de licitação, o SBT e a ESPN estão conversando para apresentar uma proposta em parceria pelos direitos de transmissão da Uefa Champions League a partir da temporada 2024/2025. Globo, Warner Bros. Discovery e Paramount aparecem como as outras interessadas. A entidade máxima do futebol europeu decidiu antecipar as negociações.
Empresa que vende os direitos da principal competição de clubes em todo o mundo, a Team está no país nesta semana para apresentar as regras da licitação pelos direitos de transmissão. A maior novidade é a mudança no modelo de venda, que passará a ser por dia, como forma de atrair os streamings e aumentar a arrecadação.
Segundo apurou o Notícias da TV, houve uma reunião da Team com diretores da Disney, dona da ESPN, nesta segunda (6). Ao longo da semana, estão marcadas conversas com Warner, Globo e Paramount em São Paulo. Para as empresas, a comitiva da agência europeia informou que os jogos serão divididos por dia de realização, e não mais por mídia.
Com isso, chegará ao Brasil o modelo de comercialização que é praticado na Europa. A agência colocou em jogo dois pacotes de mídia para plataformas pagas: um para jogos às terças e outro para partidas às quartas. A empresa que adquirir o pacote escolhe se coloca os jogos em TV por assinatura ou exclusivamente no streaming.
A TV aberta seguirá com o atual modelo de exposição, com uma partida em um dia da semana. O SBT, atual dono dos direitos, tem interesse em renovar --na fase de mata-mata, a Champions costuma marcar 6 pontos de média na Grande São Paulo e consegue ser a maior audiência do dia na TV de Silvio Santos. Ao mesmo tempo, o torneio qualifica o público e atrai um telespectador que não costuma sintonizar frequentemente o SBT.
Já a ESPN quer retomar o principal torneio do futebol mundial, que foi seu durante duas décadas, mas que está fora desde 2015, quando a Warner tirou a peso de ouro o evento --e o mantém até hoje, com exibição na TNT e no streaming HBO Max.
Por causa dos desafios do negócio, SBT e ESPN acertaram uma cooperação na proposta financeira. A ideia é usar a mesma estratégia que foi feita na Copa América, realizada no Brasil em 2021, quando SBT e ESPN fizeram proposta conjunta para a Conmebol (Confederação Sul-Americana de Futebol) pelo torneio.
Ambas dividem jogos e somam seus esforços, principalmente financeiros, para adquirir partidas. A estratégia também é motivada pelo desejo da Team de aumentar a arrecadação com direitos da Champions League em 50% no novo ciclo. Esse, inclusive, foi o motivo da antecipação do negócio --que estava previsto inicialmente para o segundo semestre deste ano.
A agência deu o prazo de 21 de março para o envio de propostas no primeiro round da disputa. A expectativa é terminar todo o processo até maio, antes da final da Champions desta temporada.
Além de SBT, ESPN e Warner Bros. Discovery, Globo e Paramount terão reuniões agendadas. A emissora líder de audiência analisa uma proposta para TV aberta e plataformas pagas. Já a empresa dona da MTV, que foi surpresa na negociação da Libertadores, tem interesse, mas vai decidir o que fará após a reunião.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.