Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

SPIN-OFF DE MALHAÇÃO

Incenso, comida e dinheiro: Entenda o velório budista da mãe de Tina em As Five

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A personagem Tina (Ana Hikari) olha séria em cena de As Five, série exclusiva do Globoplay

Ao lado do pai e da irmã, Tina (Ana Hikari) vela a mãe em cena de As Five, série exclusiva do Globoplay

KELLY MIYASHIRO

kelly@noticiasdatv.com

Publicado em 20/11/2020 - 6h45

Motivo do reencontro de As Five, as protagonistas de Malhação - Viva a Diferença (2017), o velório de Mitsuko (Lina Agifu) mostrou alguns elementos estranhos à cultura brasileira, como incensos e gongo apoiados em um altar ao lado do caixão. O ritual é uma tradição entre os japoneses que seguem uma religião alinhada ao budismo.

Em uma das primeiras cenas da série produzida pelo Globoplay, Tina (Ana Hikari) desce as escadas de sua casa abraçada ao pai, Noboru (Carlos Takeshi), e Thelma (Tati Ang) para o velório da matriarca da família.

Em poucos segundos, vemos o viúvo acender um incenso --cuja fumaça até incomoda Benê (Daphne Bozaski)-- e bater uma espécie de gongo.

Dentro do costume dos japoneses de Okinawa, a cerimônia mais comum em velórios é reunir a família para que todos se despeçam do morto na casa dele, mas também acender o senkô (incenso japonês) e deixar um koden (envelope com dinheiro para ajudar nas despesas do enterro). Também são servidas comidas típicas de missas para os presentes.

Para quem não sabe, Okinawa é um arquipélago de ilhas do Japão, mas que segue vários costumes e tradições diferentes do país asiático. Até há quem considere uma província separada. 

Antigamente, era mais tradicional os velórios de famílias okinawanas serem realizados em casa, mas hoje em dia fica a critério dos parentes seguirem esse costume ou alugar um local. Culturalmente, os japoneses acreditam que a casa deva ser o último lugar de passagem do morto antes do enterro ou da cremação do corpo físico.

Velório de Mistuko (na foto) em As Five

De acordo com Shinji Yonamine, palestrante da Cultura e Tradições de Okinawa, em velórios da cultura okinawana são colocados em alguns locais três lenços brancos dobrados em triângulo alinhavados com linha branca sem dar o nó.

"No primeiro vai um maço de cigarro; no segundo, um pacote de chá; e no terceiro, uma garrafinha de saquê. Esses objetos e o uchikabi simbolizam presentes para que o morto leve para o plano espiritual e tenha algo para oferecer em outra vida", explica ele em sua coluna no site Mundo OK, que fala sobre Okinawa. 

O especialista também explica outros elementos presentes no ritual de despedida de mortos. "No velório, ao lado esquerdo do caixão fica um aparador coberto com uma toalha branca, com o Shiro Ihai, uma 'tablita banca' com o nome e a idade do falecido [escritos em japonês] um Koro -- pote/recipiente com areia onde se acende um incenso por pessoa e uma caixa para serem colocados os koden", define Yonamine. 

Após o enterro, os parentes podem retornar à casa ou ir embora. Diferentemente da única missa de sétimo dia que o brasileiro está acostumado, a família okinawana próxima da pessoa que partiu precisa realizar missas em casa durante 49 dias (ou sete semanas).

As principais são realizadas na primeira, terceira, quinta e sétima semana --que é a ultima missa. O Shiro Ihai e o Koro são colocados sobre uma mesa coberta com uma toalha branca, são oferecidos todos os dias o café da manhã, o almoço e a janta como que se o espírito estivesse presente na casa, e se acende um senkô para o espírito aceitar sua passagem definitiva para o mundo espiritual.

A produção de As Five de fato consultou um especialista em cerimônias budistas para realizar a composição da cena do velório de Mistuko de forma realista e respeitosa, conforme explicou a atriz Ana Hikari em seu Twitter. Confira:


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.