Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

História na TV

Fenômeno, Grey's Anatomy bate recorde e faz Plantão Médico comer poeira

Imagens: Divulgação/ABC

As atrizes Ellen Pompeo e Kelly McCreary em cena da 15ª temporada histórica de Grey's Anatomy - Imagens: Divulgação/ABC

As atrizes Ellen Pompeo e Kelly McCreary em cena da 15ª temporada histórica de Grey's Anatomy

JOÃO DA PAZ

Publicado em 28/2/2019 - 5h45

Nesta quinta (28), Grey's Anatomy entrará para a história ao se tornar o drama hospitalar mais longevo da TV norte-americana, superando Plantão Médico (1994-2009), que teve 331 episódios exibidos em 15 temporadas. Grey's passa a atração referência na 15ª temporada, mas, no quesito audiência, Plantão Médico já come poeira faz tempo.

Atualmente, Grey's Anatomy é a quarta série mais vista nos Estados Unidos entre o público adulto de 18 a 49 anos, o mais importante para o mercado publicitário. Já Plantão Médico, em sua 15ª temporada (no ar entre 2008 e 2009), foi apenas a 21ª no ranking de audiência. Naquela época, Grey's estava na quinta temporada e já figurava na elite; foi a quinta atração mais vista. O topo era de CSI (2000-2015).

Essa comparação somente corrobora o fenômeno de audiência que é Grey's Anatomy. Uma década depois, a série continua popular, mesmo com a trama soando repetitiva ao apresentar soluções batidas para algumas de suas histórias. Mesmo assim, o fã dedicado não larga o osso. A atração sobrevive com força, driblando a perda de protagonistas importantes ao longo dos anos.

Grey's Anatomy deve muito do seu sucesso a Plantão Médico. Não existiria sem sua antecessora. Curiosamente, a má fase de Plantão Médico se deu justamente nos cinco anos em que ambas as séries estavam no ar. Durante três anos, Grey's era exibida uma hora antes de Plantão Médico, nas noites de quinta, período no qual o drama que revelou George Clooney mais perdeu público.

Inovadora, Plantão Médico revolucionou a TV e influenciou telespectadores, encorajados até a comerem melhor após verem os apuros de pacientes retratados. Plantão Médico foi a série de maior audiência dos Estados Unidos durante cinco temporadas, chegando a atingir um impressionante público de 48 milhões de telespectadores em um único episódio.

Até o ano passado, Plantão Médico era a série com mais indicações ao Emmy na história da premiação (124). Esse posto agora é de Game of Thrones, com 128, feito conquistado em apenas sete temporadas. Os prêmios mais importantes de Plantão Médico no Oscar da TV foram os de melhor atriz coadjuvante para Julianna Margulies (1995) e melhor série dramática (1996).

Uma das atrizes na série desde o início, Chandra Wilson dirigiu o episódio histórico de Grey's

Outros tempos
Concorrente de séries grandiosas da TV paga e do streaming, Grey's Anatomy não tem um desempenho tão bom quanto Plantão Médico no Emmy: foram cinco vitórias em 39 indicações. Os prêmios de maior peso são escalação de elenco (2006) e atriz coadjuvante para Katherine Heigl (2007).

Sem a prateleira cheia de troféus, Grey’s Anatomy se sustenta numa base leal de fãs, que só cresce. A disponibilidade da série na Netflix traz novos telespectadores, estratégia que funciona e rejuvenesce o público. Um levantamento feito em 2017 mostrou que Grey's Anatomy era a série mais popular na Netflix entre os americanos.

O episódio histórico que vai colocar Grey's Anatomy à frente de Plantão Médico é simbólico. Intitulado de We Didn't Start the Fire, será dirigido pela atriz Chandra Wilson, integrante do quarteto original que está na série desde o primeiro episódio. Ellen Pompeo, James Pickens Jr. e Justin Chambers completam o grupo.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.