Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Reprise do Viva

De volta ao ar, Terra Nostra já esteve no topo de 'ranking da baixaria' na TV

Divulgação/TV Globo

Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda formaram o casal protagonista de Terra Nostra, novela de 1999 - Divulgação/TV Globo

Ana Paula Arósio e Thiago Lacerda formaram o casal protagonista de Terra Nostra, novela de 1999

REDAÇÃO

Publicado em 28/2/2019 - 5h28

Grande sucesso de 1999, Terra Nostra voltará ao ar a partir desta quinta (28), reapresentada pelo canal Viva. Essa será a segunda reprise da novela; a primeira foi bastante criticada por parte do público. Em 2004, Terra Nostra foi exibida no Vale a Pena Ver de Novo, na Globo, e alguns telespectadores acharam que as cenas mais quentes eram impróprias para o horário. Por isso, a novela teve destaque no "ranking de baixaria da TV".

O ranking foi uma iniciativa da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, que em 2004 promovia a campanha Quem Financia a Baixaria É Contra a Cidadania. Naquele ano, Terra Nostra foi ao ar nas tardes da Globo entre junho e novembro.

O objetivo era divulgar, com apoio de entidades da sociedade civil e com base em reclamações dos telespectadores, os programas que mais desrespeitavam os direitos humanos.

A campanha que emparedou Terra Nostra durou três meses e recebeu 296 reclamações. A campeã do ranking da baixaria foi a novela inédita Senhora do Destino (2004), seguida pelo Tarde Quente, programa de João Kléber na RedeTV!, e por Terra Nostra. A trama de Benedito Ruy Barbosa foi detonada por mostrar cenas sensuais demais para a faixa da tarde.

Terra Nostra contava a história de imigrantes italianos que vinham ao Brasil no início do século 20 em busca de uma vida melhor. Os protagonistas eram Giuliana (Ana Paula Arósio) e Matteo (Thiago Lacerda), que se conheceram num navio e se apaixonaram. Quando chegaram em São Paulo, eles tomaram rumos diferentes e passaram boa parte da novela tentando se reencontrar e viver esse amor.

Também teve muito destaque o casal formado por Paola (Maria Fernanda Cândido) e Francesco (Raul Cortez). Chamava a atenção as diferenças de classe social e de idade entre os personagens. Uma das cenas mais marcantes da novela e mais criticada pelos vigilantes da baixaria foi quando os dois tomaram um banho de banheira juntos, trocando carícias.

Havia ainda a trama mais pesada do coronel Gumercindo (Antonio Fagundes), que comandava sua família e sua fazenda com muita agressividade, mas dava suas escapadas sempre que podia. Ele tinha relações abusivas com as escravas de sua fazenda e forçava o sexo com elas. Engravidou uma das moças, que teve um filho do coronel.

Em sua exibição original, Terra Nostra teve média geral de 44 pontos, seis a mais do que sua antecessora, Suave Veneno (1999). Mas a reprise do Vale a Pena Ver de Novo não foi tão bem assim: com média geral de 17 pontos, abaixo do esperado, chegou a ser ameaçada pelas novelas mexicanas do SBT. No Viva, a novela irá ao ar de segunda a sexta, também às tardes, às 14h30.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.