Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Homem-Morcego

Em alta na TV, Batman é destaque em três séries mesmo sem dar as caras

Divulgação/Fox e The CW

David Mazouz em Gotham e Ruby Rose em crossover de heróis; Batman é citado em séries sem aparecer - Divulgação/Fox e The CW

David Mazouz em Gotham e Ruby Rose em crossover de heróis; Batman é citado em séries sem aparecer

JOÃO DA PAZ

Publicado em 11/1/2019 - 6h08

No cinema, a versão atual do Batman tem a cara de Ben Affleck, amado por alguns e odiado por tantos outros. Na TV, o Homem-Morcego está super em alta, marcando presença em três séries: Titans, Gotham e na futura Batwoman. Curiosamente, o herói não aparece em nenhuma delas. Sua prima e seu mentor tomam as rédeas das tramas.

Em Titans, que estreia nesta sexta (13) na Netflix, o até então ridicularizado Robin é o protagonista. Intérprete do menino prodígio, o australiano Brenton Thwaites deixou claro que a nova série da DC não é sobre o Batman, o que é verdade. Mas a sombra do Cavaleiro das Trevas acompanha o herói por onde quer que vá. Batman é um personagem citado mesmo sem estar presente.

O policial Richard "Dick" Grayson, identidade civil de Robin, largou a cidade de Gotham para morar em Detroit. Junto com ele, levou o uniforme do herói, para combater na surdina o crime, na base da porrada. Porém, uma cena emblemática logo no primeiro episódio mostra como Robin é pouco valorizado. Ao surpreender um grupo de bandidos, eles ficam mais preocupados com uma provável chegada do Batman. E dão risada ao perceberem que Robin está sozinho.

Fatos do Homem-Morcego pipocam aqui e ali na série. O empresário Bruce Wayne, identidade civil do herói, surge apenas como uma silhueta. Ele levou Dick Grayson para sua mansão, após o menino perder os pais durante uma apresentação circense. Tudo o que o Robin aprendeu, da sagacidade aos golpes de luta, veio do Batman.

Batman antes do Batman
Em 2013, o jornal The New York Times definiu muito bem o que é Gotham: o Batman antes do Batman. A proposta diferentona da série, exibida no Brasil na Warner e disponível na Netflix, é contar a origem do herói e de seus inimigos. Aqui, o Cavaleiro das Trevas é influente antes mesmo de "nascer".

Ao longo de suas cinco temporadas, Gotham se dedicou a mostrar os primeiros passos do menino Bruce Wayne (David Mazouz), desde o episódio trágico de quando testemunhou o assassinato dos pais até se transformar no Homem-Morcego.

Durante toda a trama, são dadas várias dicas, algumas bem evidentes, de que o telespectador está assistindo ao surgimento do herói, desde morcegos no porão até o conhecido projetor de luz que lança no céu de Gotham o símbolo do Batman.

Paralelamente a isso, o público tem a oportunidade de ver os primórdios de vilões clássicos das histórias de Batman, como Pinguim, Charada, Espantalho, Coringa, Duas-Caras e Mulher-Gato, entre outros.

Desaparecido
A rede norte-americana The CW (de Flash e Supergirl) está com um projeto avançado de Batwoman, série que muito provavelmente sairá do papel. As primeiras refências da história que será contada nesta atração foram mostradas no crossover anual que reúne personagens de Arrow, Flash e Supergirl.

Batwoman é uma heroína gay interpretada por Ruby Rose (Orange Is the New Black). Ela assume o controle da vigilância de Gotham City, assim como das empresas Wayne, após Bruce, seu primo, sumir do mapa. Nesse mundo, há quem defenda que Batman é só um mito. O Arqueiro (Stephen Amell) acredita na hipótese. Já o Flash (Grant Gustin) não só crê em Batman, como o admira.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.