Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Infância do herói

Cinco motivos para ver Gotham, que apresenta Batman antes de Batman

Divulgação/Fox

O ator David Mazouz como o garoto Bruce Wayne em cena do primeiro episódio de Gotham - Divulgação/Fox

O ator David Mazouz como o garoto Bruce Wayne em cena do primeiro episódio de Gotham

JOÃO DA PAZ

Publicado em 24/9/2014 - 15h20
Atualizado em 28/9/2014 - 7h48

Uma das estreias mais badaladas do ano, a série Gotham chega ao ao Brasil nesta segunda (29), às 22h30, na Warner Channel. Para se diferenciar das atrações já existentes baseadas em super-heróis, Gotham apresenta a origem de Batman e dos supervilões da saga pelo ponto de vista do detetive James Gordon (Ben McKenzie). Gotham é a grande aposta da rede americana Fox para a fall season, o pacote de estreias de setembro e outubro.

Em Gotham, o futuro Batman ainda é um menino de 12 anos, mas já sedento de vingança pela morte de seus pais. É aí que Bruce Wayne (David Mazouz) cruza com o jovem comissário Gordon, encarregado de investigar a morte de Thomas e Martha Wayne (Grayson McCouch e Brette Taylor, respectivamente). Os pais de Bruce foram assassinados em um assalto, e ele viu tudo. Ao chegar na cena do crime, Gordon tenta consolar o menino em choque. Promete encontrar o responsável pelo crime. Bruce, filho único do casal milionário, fica aos cuidados do mordomo Alfred Pennyworth (Sean Pertwee).

A cidade de Gotham é dominada pelo crime e corrupção. Ao longo da investigação, Gordon vai conhecer a bandidagem do submundo da metrópole e terá o primeiro contato com os vilões Fish Mooney (Jada Pinkett Smith) e Pinguim (Robin Lord Taylor). Outros personagens do mundo de Batman aparecem na série: Hera Venenosa (Clare Foley) ainda é uma menina pré-escola e Mulher Gato (Camren Bicondova) ainda é uma "gatinha" adolescente.

Saiba quais são os pontos fortes de Gotham (atenção, os verbetes abaixo contêm spoilers):

1. Sede de justiça

Gordon (McKenzie, foto acima) se aproxima de Bruce Wayne e reforça a promessa de encontrar os assassinos do casal Wayne. O garoto se tranquiliza ao saber que alguém não se conforma com o crime. Porém, Gordon é desencorajado pelo experiente parceiro Harvey Bullock (Donal Logue), conhecedor do submundo do crime de Gotham. Bullock alerta Gordon sobre o cuidado necessário ao caçar quem causou a morte dos Wayne. Como o casal era dono de uma fortuna e possuía grande influência, pessoas perigosas podem estar por trás do crime.

2. Polícia e crime de mãos dadas

A gângster Fish Mooney captura Gordon e Bullock. Segundos antes de os capangas dela matarem os policiais, o chefe da máfia de Gotham, Carmine Falcone (John Doman, foto acima) entra no local da execução e salva os detetives. Gordon tem uma conversa com Falcone e descobre que a polícia e o crime organizado trabalham juntos. A morte dos policiais seria ruim para os negócios da máfia. Falcone diz para Gordon que é preciso de paz na sociedade, lei e ordem para o crime organizado ter sucesso. Tentar se livrar da da tentação da corrupção será mais um desafio de Gordon.

3. Relação tensa marca dupla de detetives

Harvey Bullock (Logue, ao lado de McKenzie na foto acima) não gosta da ideia de ter de trabalhar ao lado de Gordon. Enquanto o jovem detetive busca ir até o fim para descobrir quem matou os pais de Wayne, Bullock quer uma solução rápida para o caso, acobertando a relação de longa data que mantém com Falcone e Fish Mooney. Bullock é tão íntimo da vilã que a beija na boca. Gordon observa a cena desconfiado.

4. Surgimento dos vilões

Esse é um dos aspectos mais interessantes de Gotham. Com exceção de Fish Mooney e Falcone, os rivais de Batman ainda estão em desenvolvimento. Pinguim (Robin Lord Taylor, foto acima) é um dos capangas da gângster, Hera Venenosa é apenas uma garotinha, filha de um pai bandido, e Mulher Gato é uma jovem trombadinha. A Mulher Gato também testemunha o assassinato do casal Wayne e esteve presente no enterro deles.

5. Primeiros passos de Batman

Bruce (Mazouz, foto acima) terá um relacionamento forte com Gordon. O menino já demonstra sinais de vingança ao dizer para o detetive que deveria ter feito algo enquanto testemunhava o crime, mas ficou paralisado de medo. Quando Gordon vai visitar Bruce, ele vê o garoto de pé no precipício da mansão, parecendo que vai se jogar. O mordomo Alfred dá uma bronca em Bruce, dizendo que não é para fazer aquilo de novo. Ao ser questionado por Gordon por que estava em cima do telhado, Bruce diz que está aprendendo a dominar o medo.

Veja o trailer legendado da série:


Programa: Gotham

Onde: Warner Channel

Quando: 29 de setembro, às 22h30 (no ar todas às segundas)


​► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.