Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RENOVA OU CANCELA

De Manifest a Blackish: Veja quais séries da TV americana ainda estão no limbo

Divulgação/NBC

Esparramadas em um sofá, as atrizes Luna Blaise e Melissa Roxburgh expressam cansaço em cena da série Manifest

Luna Blaise e Melissa Roxburgh em cena da primeira temporada de Manifest; drama está com futuro indefinido

JOÃO DA PAZ

Publicado em 19/5/2020 - 5h17
Atualizado em 19/5/2020 - 13h43

[texto atualizado com a renovação de The Resident e Last Man Standing]

A nuvem de incertezas que paira em Hollywood devido à crise do novo coronavírus (Covid-19) deixa as redes de TV americana em uma situação inédita. Nada menos do que 23 séries estão com o futuro indefinido, como Manifest, The Goldbergs e Blackish. Em situações normais, nesta época do ano seria quase zero o número de atrações no limbo.

Executivos das redes ABC, CBS, Fox, NBC e The CW estão tomando decisões sem precedentes. A última, por exemplo, só vai lançar séries veteranas e estreantes em janeiro de 2021, deixando a fall season (temporada de setembro e novembro) desfalcada de novidades, preenchida por produções compradas de terceiros.

A Fox anunciou sua programação para o segundo semestre, mas não havia decidido a renovação ou cancelamento de séries que estão por um fio. O drama The Resident e a comédia Last Man Standing estavam a perigo, mas foram renovadas nesta terça-feira (19), após a públicação deste texto.

Aposta da Fox entre as atrações novatas, Prodigal Son também está na sala de espera. O drama policial é encabeçado por uma dupla forte: Tom Payne (The Walking Dead) e Michael Sheen (Masters of Sex).

De todas as séries com a corda no pescoço, vem da rede NBC a mais comentada. Sensação na TV americana da temporada passada, Manifest teve uma queda vertiginosa de audiência na transição para o segundo ano, de 40%. A segunda temporada terminou com média de 3,9 milhões de telespectadores ("ao vivo") por episódio, contra 6,5 milhões do ano de estreia.

Mesmo assim, Manifest pode se beneficiar com a crise do coronavírus. É que compensa mais para as redes renovar uma veterana capenga do que investir em um novo produto. Esse, aliás, nem existe. Isso porque os pilotos (primeiros episódios) de novas séries sequer foram gravados, por causa da interrupção dos trabalhos.

Outro ponto a favor de Manifest é o sucesso no mercado internacional, que pode ser observado no Brasil. Também ajuda o fato de a audiência da série crescer com os telespectadores atrasadinhos nos Estados Unidos, aqueles que assistem aos episódios gravados. Nesse quesito, o público de Manifest mais do que dobra, ganhando cerca de 5 milhões de telespectadores por episódio.

Séries veteranas também têm futuro incerto

Da lista de atrações no limbo, as comédias Blackish (ABC) e The Goldbergs (ABC) são as mais veteranas. Blackish é um caso à parte, pois chega naquele status de esgotamento da trama, mas com uma franquia engatilhada.

O filhote Mixedish (da ABC), sobre uma família mestiça nos anos 1980, não vingou e está na corda bamba. Ao contrário de Grownish (exibida no Brasil pela Netflix), que acompanha os passos de Zoey (Yara Shahidi) na universidade, firme rumo à quarta temporada no canal pago Freeform.

Outra série que vale ficar de olho é A Million Little Things (ABC). Entre as novas aspirantes a This Is Us, ela foi a única que passou pela prova de fogo da primeira temporada. Mas agora está com o futuro em aberto.

23 SÉRIES DA TV ABERTA DOS EUA NO LIMBO

SérieTemporadaNos EUANo Brasil
A Million Little ThingsSegundaABCGloboplay
American HousewifeQuartaABCSony Channel
BlackishSextaABCSony Channel
Bless This MessSegundaABCInédita
Council of DadsPrimeiraNBCInédita
EmergencePrimeiraABCInédita
For LifePrimeiraABCInédita
IndebtedPrimeiraNBCInédita
Katy KeenePrimeiraThe CWHBO
Lincoln RhymePrimeiraNBCAXN
ManifestSegundaNBCGloboplay
MixedishPrimeiraABCInédita
Perfect HarmonyPrimeiraNBCInédita
Prodigal SonPrimeiraFoxInédita
OutmatchedPrimeiraFoxInédita
Single ParentsSegundaABCInédita
SchooledSegundaABCInédita
StumptownPrimeiraABCInédita
The Baker and the BeautyPrimeiraABCInédita
The ConnersSegundaABCInédita
The GoldbergsSétimaABCComedy Central
The RookieSegundaABCUniversal TV
Zoey's Extraordinary PlaylistPrimeiraNBCInédita

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.