Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DRAMA DE REFUGIADOS

Órfãos da Terra supera tropeço no Brasil e vira fenômeno de exportação da Globo

PAULO BELOTE/TV GLOBO

A atriz Alice Wegmann caracterizada como a Dalila da novela Órfãos da Terra, da TV Globo

A atriz Alice Wegmann interpreta a vilã Dalila no folhetim de Duca Rachid e Thelma Guedes

REDAÇÃO

Publicado em 19/5/2020 - 5h16

Apesar da discreta repercussão no Brasil, Órfãos da Terra (2019) se transformou em um fenômeno de exportação da Globo. O drama sobre refugiados assinado por Duca Rachid e Thelma Guedes caiu no gosto do público latino e já foi licenciado pela emissora para 50 países. A história já está em exibição no México e no Uruguai.

A novela é um dos principais produtos do canal carioca no Virtual Screening, plataforma organizada pela Natpe (National Association of Television Program Executives) e que reúne conteúdo de todo o mundo. A ferramenta foi disponibilizada após o cancelamento da LA Screenings, uma das maiores feiras de audiovisual global, devido à pandemia de coronavírus (Covid-19).

A produção recebeu o título hispânico de Huérfanos de su Tierra e é apresentada como vencedora do Rose D'Or Awards 2019, uma das principais premiações de entretenimento mundial. Ela fica atrás apenas de A Vida da Gente (2011), que segue no catálogo internacional da emissora e já foi vendida para 119 países

A Globo também oferece os folhetins A Dona do Pedaço (2019) e Tempo de Amar (2017), além das séries Sob Pressão (2017-2019), Aruanas (2019) e Ilha de Ferro (2018). Uma das apostas é a inédita Onde Está Meu Coração, que traz Leticia Colin como uma médica que mergulha no vício em crack.

Com um tema atual, Órfãos da Terra chama a atenção sobretudo do público latino e deve estrear nos próximos meses em canais da América do Sul. Ela também já foi vendida para a Univision, voltada à comunidade hispânica nos Estados Unidos, uma das mais afetadas pela política de "tolerância zero" em relação à imigração ilegal do presidente Donald Trump.

REPRODUÇÃO/TV GLOBo

Jamil (Renato Góes) troca beijos com Laila (Julia Dalavia) em cena de Órfãos da Terra (2019)


Altos e baixos

A história de amor proibido entre Laila (Julia Dalavia) e Jamil (Renato Góes) ganhou elogios na sua primeira semana de exibição, mas se perdeu após a morte do vilão Aziz (Herson Capri). A trama recuperou o fôlego em sua reta final e fechou com média de 21,8 pontos no Ibope da Grande São Paulo, acima das antecessoras Espelho da Vida (17,8) e Orgulho & Paixão (21,5), ambas exibidas em 2018.

A narrativa, entretanto, ficou atrás de sucessos recentes na faixa das 18h como Tempo de Amar (2017) e Novo Mundo (2017), que marcaram respectivamente 22,7 e 23,8 pontos de média.

Apesar da chamada "barriga", jargão para os períodos de uma novela sem grandes acontecimentos ou fatos relevantes, a novela recebeu elogios por trazer um casal homossexual interpretado por Anajú Dorigon e Bia Arantes e também pelo seu núcleo de veteranos --foi o último trabalho de Flávio Migliaccio (1934-2020).


Saiba tudo que vai acontecer de mais bombástico nos próximos capítulos das novelas no podcast Noveleiros:

Listen to "#13: Babu em Novo Mundo e o começo do casal mais improvável de Fina Estampa" on Spreaker.

Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer nas novelas.

Resumos Semanais

Resumo da novela Órfãos da Terra: Capítulo de 21 de setembro

Sábado, 21/9 (Capítulo 149)
Camila inicia seu depoimento. Dalila reclama de ter a alta adiada. Padre Zoran convida Missade a voltar a dar aulas no Instituto. Benjamin sente ciúmes de Letícia. Letícia fica encantada com o trabalho de Faruq no ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.