Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

NOVELA DAS NOVE

Vilões, romance ou humor: O que falta para Amor de Mãe ter mais ibope? Enquete

JOÃO COTTA/TV GLOBO

As três personagens principais de Amor de Mãe: Thelma (Adriana Esteves), Lurdes (Regina Casé) e Vitória (Taís Araújo)

Thelma (Adriana Esteves), Lurdes (Regina Casé) e Vitória (Taís Araújo): as protagonistas de Amor de Mãe

REDAÇÃO

Publicado em 11/12/2019 - 5h11

No ar desde 25 de novembro, Amor de Mãe ainda não engrenou no Ibope e tem sido menos vista do que Bom Sucesso. Mesmo elogiada pela crítica e por parte do público pela qualidade do texto, da direção e das atuações, a novela das nove só tem perdido audiência desde a estreia. Vilões fortes, grandes romances e até um núcleo de humor são as principais ausências apontadas por telespectadores que disseram ter abandonado a trama.

O Notícias da TV quer saber: o que falta para Amor de Mãe atrair mais telespectadores? Vote na enquete no fim deste texto e deixe o seu comentário.

A trama marca a estreia de Manuela Dias nas novelas. Antes disso, a autora de 42 anos esteve à frente da minissérie Justiça (2016) e chegou a concorrer no Emmy Internacional na categoria de melhor série dramática.

Amor de Mãe entrou no lugar de A Dona do Pedaço que, mesmo criticada, terminou com 36,0 pontos de média na Grande São Paulo --foi um sucesso comercial e de audiência. A trama de Walcyr Carrasco era popular, com personagens caricatos, figurinos espalhafatosos e núcleos que funcionavam como alívio cômico.

Além disso, a história de Maria da Paz (Juliana Paes) contava com vilões que o público amava odiar. Antes de entrar na reta final, o capítulo com mais ibope da novela foi quando a mocinha flagrou a sua filha má, Josiane (Agatha Moreira), com o seu então marido Régis (Reynaldo Gianecchini).

O apelo de Amor de Mãe está na emoção, com uma sequência de dramas e tragédias. A fotografia é mais escura em comparação com A Dona do Pedaço, além de figurinos mais sóbrios, com menos cores. Núcleo cômico? Nem pensar.

Tanto a autora quanto o diretor artístico, José Luiz Villamarim, buscaram uma fórmula menos manjada para contar a história das três mães (interpretadas por Regina Casé, Taís Araújo e Adriana Esteves) com realidades totalmente distintas. Eles estão focando em "recortes" da vida real, em situações que estão no noticiário.

Esse excesso de realidade, aliás, é uma das reclamações do público que desistiu da trama em seus primeiros capítulos. "Eu não assisto a essa novela. Só tragédias, choro e desgraças. Aff, eu quero ver TV é para distrair, e não para me deprimir", escreveu Adriana Passos no Instagram.

Por focar nos dramas humanos, Amor de Mãe não tem um vilão clássico, daqueles que existem apenas para arquitetar planos cruéis. O personagem que mais colocou suas manguinhas de fora até agora foi o ambicioso Álvaro (Irandhir Santos). Ele até se esconde atrás de uma imagem de bonzinho quando está com a namorada, Verena (Maria), mas comete muitas maldades.

É diferente do pilantra Diogo (Armando Babaioff), que está fazendo sucesso na novela das sete. "Bom Sucesso tem audiência porque é uma novela leve com um vilão [Diogo] que só se ferra. O povo quer ver sonhos realizados, amor e pessoas de bem. A Paloma [Grazi Massafera] é uma pessoa real. É desses enredos que o povo gosta, não só sofrimento", opinou a telespectadora Naná Ruth no Instagram.

Participe da enquete e opine sobre o que está achando de Amor de Mãe até aqui:

Enquete

O que falta para Amor de Mãe conquistar mais audiência?

Vilões, adoro torcer para eles se ferrarem
12.17%
Mais humor, não aguento só drama e tragédia
41.10%
Romance, quero vibrar pelo amor dos outros
9.55%
Menos realidade e mais ficção
9.00%
Nada, a novela está perfeita
28.18%

Resumos Semanais

Resumo da novela Amor de Mãe: Capítulo de 6 de abril

Terça, 6/4 (Capítulo 122)
Penha chega para resgatar Álvaro. Danilo sonda Thelma sobre o sítio. Raul e Sandro se desesperam ao não conseguir falar com Vitória. Nuno revela a Danilo que Thelma deixou o hospital com outro bebê nos braços ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.