Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Cínico, Armando Babaioff tem seu melhor papel na TV em Bom Sucesso

Reprodução/TV Globo

O ator Armando Babaioff em cena de Bom Sucesso, novela das sete da Globo

Armando Babaioff tem brilhando em Bom Sucesso na pele do vilão Diogo: grande momento

RAPHAEL SCIRE

Publicado em 28/9/2019 - 5h33

Bom Sucesso, novela das sete da Globo, reúne uma série de boas qualidades que vão do texto à trama envolvente, e o desempenho dos atores acompanha o padrão da história. Na pele do vilão Diogo, Armando Babaioff vive seu melhor momento na TV. Após anos em papéis secundários, o ator tem a chance de mostrar serviço e não desperdiça cenas.

Diogo é um dos melhores personagens da história e já pode ser considerado para o rol de grandes antagonistas da dramaturgia. Em tempos de gritaria e vilões rasos, o advogado foge à regra e provoca o ódio do público com cinismo e malemolência.

Alpinista social, Diogo tem um quê dos melhores malandros de Gilberto Braga, além de ser dono de pérolas como: "Eu odeio gente rica, mas odeio ainda mais gente pobre". Seu sonho é abocanhar a fortuna de Alberto (Antonio Fagundes) e apela, inclusive, para o golpe da barriga ao tentar engravidar a mulher e garantir um herdeiro. Sim, um personagem masculino joga com um truque típico de vilãs para movimentar a novela, uma sacada inteligente e irônica dos autores.

A presença de Diogo na trama também ganha força porque o vilão se beneficia dos protagonistas com quem bate de frente. Tanto Alberto quanto Paloma (Grazi Massafera) são personagens delineados, cheios de camadas, e bem defendidos por seus intérpretes. Os dois não formam um casal clássico de novela, mas o público torce para vê-los juntos, ainda que como amigos.

Bom Sucesso subverte, com isso, a lógica do casal central na dramaturgia e as artimanhas de Diogo fazem com que a união inesperada do empresário e da costureira tenha mais expectativas. Mais um ponto positivo para a trama de Rosane Svartman e Paulo Halm.

O personagem de Babaioff também é central para aquecer e movimentar a história: sabota a própria família, detesta a enteada, cumprindo o requisito de vilania de ter ojeriza a crianças, trai e manipula Nana (Fabiula Nascimento) sem peso na consciência, chantageia os protagonistas e abusa do cinismo.

Além disso, ele circula por tramas secundárias e consegue fazer Gisele (Sheron Menezzes), a falsiane da novela, parecer uma santa, coisa da qual ela passa longe. Representante-mor da categoria "boy lixo", Diogo leva a amante na lábia e vive fazendo a ela falsas promessas.

Babaioff, em partes, é responsável pelo sucesso do personagem. Para além das obviedades e caricaturas da vilania --Diogo está sempre de preto, por exemplo--, o ator empregou maneirismos que só beneficiam a criação.

Do andar malandro, meio malemolente, até o jeito nojento de mascar chiclete, tudo ajuda na composição do vilão de Bom Sucesso. E o melhor: em momento algum o ator apelou para recursos baratos nem carregou nas tintas.

Se a intenção era despertar a ira dos telespectadores, parabéns, missão cumprida.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações exclusivas de Bom Sucesso e de outras novelas!

Resumos Semanais

Resumo da novela Bom Sucesso: Capítulos de 22 a 25 de janeiro

Quarta, 22/1 (Capítulo 153)
Nana consente que Batista leve Alberto para o Sambódromo. Ramon conta ao garçom da pousada seu plano para pedir Francisca em casamento. Vera deixa escapar para Eugênia que Vicente foi para um camping. Francisca aceita ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.