SUCESSO COMERCIAL
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Maria da Paz (Juliana Paes) e Abel (Pedro Carvalho) no reality Best Cake: sucesso comercial na novela
VINÍCIUS ANDRADE
Publicado em 29/10/2019 - 5h35
Se algumas tramas de A Dona do Pedaço estão empacadas, o mesmo não pode se dizer das propagandas exibidas na novela. A cada semana, aumenta o número de ações comerciais na trama de Walcyr Carrasco, agora em sua reta final, e até coadjuvantes têm feito merchandising. Os últimos seis capítulos que foram ao ar apresentaram campanhas publicitárias. Esse excesso virou alvo de reclamações dos telespectadores nas redes sociais.
Na primeira semana de outubro, apenas duas empresas se venderam em A Dona do Pedaço: iFood e Globoplay, streaming que pertence ao Grupo Globo. Já na última semana cheia do mês, entre os dias 21 e 26, foram seis anunciantes diferentes na novela, que teve cinco dias seguidos de propaganda.
Uma das companhias, a Duty Cosméticos, apareceu durante quatro minutos em três capítulos. A ação mais longa foi ao ar na última quarta (23), quando Vivi Guedes (Paolla Oliveira), escolhida como embaixadora da marca no Brasil, foi ao coquetel de lançamento e conversou com o CEO da empresa, Daniel de Jesus. Foram dois minutos e 10 segundos de ação comercial em um capítulo de 35 minutos.
A propaganda mais longa em A Dona do Pedaço neste mês, no entanto, foi ao ar em 7 de outubro. Foram quase três minutos. Personagem de Caio Castro, Rock queria comprar um celular e recebeu uma dica de Maria da Paz (Juliana Paes) para ir até as Casas Bahia. Ela já havia comprado uma geladeira lá.
O boxeador não só foi até a loja como também gravou um comercial com o garoto-propaganda da marca, Fabiano Augusto, para vender um celular. Houve uma integração entre o conteúdo da trama com o intervalo comercial, com direito a uma vinheta especial de transição, como já tinha acontecido com Vivi Guedes.
Ontem (28), foi a vez de Silvia (Lucy Ramos) e Amadeu (Marcos Palmeira) participarem de uma publicidade da rede varejista, que durou um minuto e 30 segundos. Ao longo desta semana, outras seis empresas devem fazer merchan na novela.
Convidada para fazer uma participação especial, Angélica também faturou com propagandas
Merchandising não é algo novo na telemadramaturgia, mas a atual trama das nove abriu espaço para campanhas mais ousadas, o que atraiu vários anunciantes.
O reality Best Cake, que terminou no capítulo de segunda (28) com Maria da Paz vencendo o prêmio de R$ 1 milhão, também foi um dos responsáveis pelo aumento de campanhas comerciais na novela. A apresentadora Angélica, no papel dela mesma, faturou cachês com propagandas da Electrolux e da Stone.
A oferta de anunciantes é tão alta que até personagens coadjuvantes receberam a oportunidade de serem protagonistas em merchans --casos de Cornélia (Betty Faria), Sabrina (Carol Garcia), Kim (Monica Iozzi), Márcio (Anderson Di Rizzi) e Marlene (Suely Franco).
As propagandas estão fazendo a alegria da Globo, que fatura alto com os anúncios. Mas os telespectadores não estão gostando do excesso de merchan em A Dona do Pedaço. No Twitter, a cada nova inserção comercial, surgem comentários negativos sobre o exagero.
"Eu não aguento mais tanta propaganda dentro da novela A Dona do Pedaço. Se eu quisesse ficar vendo produto eu colocava no canal da Polishop", reclamou Juliana Barreto. "Começou A Propaganda do Pedaço. Ops, quer dizer, A Dona do Pedaço", ironizou o perfil Proprietário da Bad.
"Eu tô vendo A Dona do Pedaço ou propaganda do YouTube? Nunca vi tanta propaganda", questionou uma usuária identificada apenas como Eloisa, em referência aos comerciais que aparecem antes dos vídeos na rede social.
O internauta Thales Ferreira disse que ia parar de ver a novela por causa dos merchans. "Parando de assistir A Dona do Pedaço nesse momento, só propaganda. O personagem do Caio Castro acabou de gravar uma propaganda das Casas Bahia e uma cena depois um casal foi assistir Tela Quente e falou do filme. Só merchan, não dá!", em referência ao capítulo que foi ao ar em 7 de outubro.
Veja abaixo algumas reclamações contra o excesso de propagandas feitas nas novelas neste mês:
Parando de assistir A Dona do Pedaço nesse momento, só propaganda. O personagem do Caio Castro acabo de gravar uma propaganda das Casas Bahia e uma cena depois um casal foi assitir Tela Quente falou do filme etc. SÓ #MERCHAN NÃO DÁ POR ISSO EU USO ADBLOCK PLUS O MELHOR PARA ACAB
— Thales Ferreira (@thales_rf) October 8, 2019
Começou a propaganda do pedaço /// ops quis dizer a dona do pedaço
— PROPRIETARIO DA BAD (@jon200031) October 9, 2019
ninguém:
— к- ✵۞; ᵃ ᵈᵒⁿᵃ ᵈᵒ ᵖᵉᵈᵃᶜ̧ᵒ (@starkironx) October 26, 2019
nenhuma alma no mundo:
globo: coloca propaganda na novela ai mano #ADonaDoPedaço
Eu não aguento mais tanta propaganda dentro da novela A Dona do Pedaço. Se eu quisesse ficar vendo produto eu colocava no canal da Polishop.
— Juliana Barreto (@jukasbarreto) October 25, 2019
eu to vendo a dona do pedaço ou propaganda do YouTube? Nunca vi tanta propaganda
— eloisa (@crf_floweers) October 26, 2019
Novela: a
— Beatriz (@ellaynebc) October 25, 2019
A dona do pedaço: Propaganda
A dona do pedaço tem mais merchan do que o programa da Sônia Abrão
— kersi (@misscruelsummer) October 8, 2019
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo da novela A Dona do Pedaço: Capítulos de 20 a 22/11
Quarta, 20/11 (Capítulo 159)
Amadeu consegue a redução de pena para Jô. Fabiana garante a Evelina e Antero que se tornará freira. Chega o dia do casamento de Evelina e Antero. Cornélia presenteia Marlene com um vestido branco e Evelina ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.