ASTRO DE POLITICIAN
Divulgação/Netflix
Estreante na TV, Ben Platt conseguiu uma vaga no Globo de Ouro de melhor ator de comédia
O público mais desatento foi pego de surpresa ao se deparar com o nome de Ben Platt entre os indicados ao Globo de Ouro. O ator de 26 anos, estreante na televisão, divide espaço com pesos-pesados como Michael Douglas, Bill Hader e Paul Rudd. Mas ele não é novato em prêmios: em 2017, ganhou o Tony (o Oscar do teatro) por seu trabalho no musical Dear Evan Hansen, um dos espetáculos mais disputados da Broadway.
Foi o sucesso na peça que lhe rendeu o convite para protagonizar The Politician, no catálogo da Netflix desde setembro. Ele nem precisou fazer teste para o papel de Payton Hobart, um adolescente de família rica que sonha em ser presidente dos Estados Unidos --mas, antes disso, precisa vencer a eleição para comandar o grêmio estudantil de seu colégio.
"Ryan Murphy [criador da série] foi ver Dear Evan Hansen e depois visitou os bastidores e me apresentou a proposta de The Politician. Eu estava acostumado a interpretar caras bonzinhos, e de repente me deparo com alguém tão egocêntrico, egomaníaco, confiante em si mesmo. Todo ator quer ser desafiado assim, e eu não pensei duas vezes", lembra ele em entrevista ao Notícias da TV.
A série é o primeiro projeto para a Netflix de Ryan Murphy, que assinou contrato de US$ 300 milhões (R$ 1,2 bilhão) com a gigante de streaming para desenvolver seus projetos na plataforma durante cinco anos. The Politician traz muitos elementos de atrações anteriores do superprodutor: situações exageradas, humor ácido, personagens sem moral e números musicais que remetem a Glee (2009-2015).
"Acho que há pedacinhos de tudo que Ryan já fez na nossa série. Glee fica mais óbvio porque se passa em um colégio, os personagens são adolescentes, e há alguns momentos musicais. Eu não me importo com as comparações, mas são projetos muito diferentes. Glee era sobre descobrir quem você é em um grupo, The Politician é sobre como todos nós somos um pouco políticos em nossas vidas."
A atuação de Ben Platt chama a atenção porque Payton não é um mocinho tradicional. Obstinado no seu plano de ser a pessoa mais importante do mundo, ele passa por cima de qualquer um que aparece em seu caminho, sem nenhum remorso. Também é incapaz de mostrar emoção, exceto nos raros momentos em que alguém consegue penetrar os muros que ele ergueu em sua volta.
"Para mim, a melhor parte do trabalho foi me debruçar nessas nuances. Quando ele está usando uma máscara? Quando deixa transparecer suas emoções? E há momentos em que ele também finge sentir algo só para obter alguma vantagem. Payton não é apenas um político, é um mestre dos disfarces", valoriza Platt.
A definição de que o personagem pode ser um sociopata, porém, assusta seu intérprete. "Não acho que chegue a esse ponto. Ele tem problemas com empatia, claro, mas sente até demais quando se trata dos desejos e das necessidades dele. Na próxima temporada vamos vê-lo amadurecer nesse aspecto", adianta o ator.
Confira o trailer da primeira temporada de The Politician, disponível na Netflix:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.