Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Novela das nove

Velho Chico: Globo antecipa encontro de Santo e Tereza, e ela larga tudo

Rudy Hühold/TV Globo

Camila Pitanga (Tereza) posa com Domingos Montagner (Santo) para promover Velho Chico - Rudy Hühold/TV Globo

Camila Pitanga (Tereza) posa com Domingos Montagner (Santo) para promover Velho Chico

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 26/4/2016 - 10h05

Um encontro avassalador entre Tereza (Camila Pitanga) e Santo (Domingos Montagner) está próximo de acontecer em Velho Chico, da Globo. O agricultor irá atrás da amada na fazenda de Afrânio (Antonio Fagundes) no meio da madrugada e ela o verá na porteira. Sem pestanejar, a filha do coronel correrá para seus braços, pensando em subir em seu cavalo e fugir. Com o coração de ambos batendo forte, o telespectador assistirá o despertar desse grande amor. Só que Cícero (Marcos Palmeira) surgirá para atrapalhar tudo, mesmo sem saber. O encontro de Tereza e Santo foi antecipado pela Globo para suprir a falta de romance na novela das nove.

Segundo o roteiro da cena, Tereza será tomada pelo súbito desejo de ir até Santo, seus passos progredirão naquela direção, sem se importar com o mundo. A administradora caminhará até a escada, sorrindo como uma menina. "Sua vontade é saltar em seus braços e fugir", descreve o texto escrito pelos autores da novela das nove da Globo.

Antes disso, Tereza vai confessar a alguém pela primeira vez que ainda é apaixonada por Santo. Ela lamentará sua sina com Doninha (Suely Bispo), dizendo que essa paixão que não morre nunca só pode ser um castigo. O agricultor também se sentirá incomodado com a presença dela na cidade, mesmo sem se cruzarem e ficarem cara a cara. Ele falará sobre essa tormenta com Bento (Irandhir Santos).

"Com o pensamento em Tereza, cheio de desejos e saudades. Ao redor as belezas desse amanhecer, ele chega junto dos morões da fazenda. Derrama os olhos sobre a casa. Reduz a marcha, fitando a varanda da casa dos de Sá Ribeiro, quase detendo o passo. Percebe o tamanho da bobagem que faz", orienta o roteiro. "Isso não tá certo, Santo. Ocê não tinha nada que vir bulir com essa gente", falará Santo, em voz alta.

Troca de olhares

Nisso, a luz da varanda se acenderá. A sequência, inicialmente, estava prevista para ir ao ar dia 10, e o capítulo terminaria com o suspense de "quem será?" que vai surgir na varanda e ver o agricultor. No entanto, a Globo decidiu que o encontro do ex-casal tem de ir ao ar logo.

Na continuação da cena, o público verá Tereza surgindo na varanda. Ela terá acabado de rezar, suplicando para que Nossa Senhora arranque o amor por Santo de seu peito. De longe, a filha do coronel ficará sem fôlego ao ver o amado parado na porteira da fazenda, do lado de fora. "Eu não acredito no que tô vendo. Eu não acredito nisso. É ele, minha Nossa Senhora. É ele! O que é que ele fazendo aqui?", dirá ela, descendo as escadas com os olhos nele. 

Na troca de olhares deles, a voz de Cícero vai ecoar. "O que a patroa tava fazendo em pé hora dessas? Se quisé saí, patroa chame que mais ocê. Esses caminho, às veiz, pode num sê de todo seguro", vai disparar o jagunço, fazendo ela parar bruscamente.

Cícero perceberá que Tereza estancou. "Conteceu alguma coisa? Posso perguntá o que foi que lhe roubô o sono? Saudade de vosso marido?", indagará Cícero, com certa ironia em seu comentário.

Medo de tragédia

Ela concordará, tentando disfarçar, com medo de que ele veja Santo e aconteça algo trágico. Tereza voltará para a casa e ficará triste ao olhar para onde o agricultor estava e não vê-lo mais. "Cícero a observa entrar e, então, torna para onde estava Santo. Ele não está mais ali. Cícero parece sentir seu cheiro no ar", descreve o roteiro.

"Ela voltô pra tirá o meu sossego! Voltô pra me me tirá o pôco sossego que eu tinha! Ela é uma diaba! Uma diaba", gritará Santo no meio da caatinga, 

contendo as lágrimas. "

Eu não consigo te esquecer, Santo! Por que, depois desses anos todos, eu não consigo sequer te esquecer?", falará Tereza, chorando copiosamente em seu quarto.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.