Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Velho Chico

Símbolo de crise na Globo, peruca de Antonio Fagundes ganha tintura

Reprodução/TV Globo

Christiane Torloni (Iolanda) retoca costeleta de Antonio Fagundes (Afrânio) em Velho Chico - Reprodução/TV Globo

Christiane Torloni (Iolanda) retoca costeleta de Antonio Fagundes (Afrânio) em Velho Chico

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 22/5/2016 - 8h45

Símbolo de crise nos bastidores da Globo, a peruca do personagem de Antonio Fagundes resiste bravamente em Velho Chico. Considerada ridícula por diretores da emissora, a peruca ganhará uma camada de tinta nos próximos capítulos da novela das nove, que vem registrando menos audiência do que as tramas das seis e das sete. No próximo dia 30, uma cena tentará explicar ao telespectador que Afrânio é vaidoso e não aceita seus cabelos brancos. Ele aparecerá tingindo as costeletas. Na Globo, a cena está sendo interpretada como indício de que a peruca será lentamente substituída pelos cabelos naturais do ator, porém tingidos de preto.

A peruca do coronel virou símbolo de uma queda de braços. A cúpula da Globo quer o ator de cabelos naturais, mas Luiz Fernando Carvalho, diretor artístico de Velho Chico, resiste às pressões. Diretor de teledramaturgia diária da Globo, Silvio de Abreu recomendou uma série de ajustes, como a adoção de figurino contemporâneo para os personagens de Fagundes e Christiane Torloni e mais romance entre os protagonistas. Carvalho, no entanto, ignorou os pedidos para mudar sua linha de direção.

Nos Estúdios Globo, já existe até aposta entre os funcionários sobre quem vai ganhar essa guerra. Especula-se que, sem alarde, Fagundes abandonará a peruca e passará a pintar de preto os seus cabelos brancos. Oficialmente, a Globo diz que não há nada previsto sobre uma mudança na cabeleira do personagem.

Mais tinta

No capítulo do dia 30, os autores Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi incluíram no roteiro uma sequência em que Afrânio surge pintando as costeletas sozinho no banheiro de sua suíte. Iolanda (Christiane Torloni) entrará no cômodo e eles terão um diálogo corriqueiro. O coronel lembrará que já não é um menino, enquanto retoca as madeixas. A ideia é refrescar a memória do público, lembrando que o Saruê tem paranoia com juventude, quer estar impecável.

Uma cena parecida foi ao ar quando Antonio Fagundes surgiu na estreia da segunda fase do folhetim, no dia 11 de abril. Nela, Iolanda entrou no banheiro com um pincel e um pote de tinta para pintar as costeletas do marido para festa do centenário de Encarnação (Selma Egrei).

As críticas em relação à diferença do Saruê vivido por Fagundes e o interpretado por Rodrigo Santoro também estão sendo levadas em conta pelos autores, o que sugere um ajuste sutil. Os próximos capítulos deixam isso no ar. Afrânio se questiona sobre o coronel que se tornou e relembra os sonhos que abandonou para ocupar o lugar do pai, Jacinto (Tarcísio Meira).

Afrânio terá um diálogo consigo mesmo, diante do espelho, falando que precisa ter coragem para honrar suas palavras. Terá até um sonho (com cara de pesadelo) sobre o momento em que chegou na estrada que levava à fazenda de sua família e pensou em voltar para Salvador _cena exibida no segundo capítulo e crucial para a trajetória do personagem em Velho Chico.


► Curta o Notícias da TV no Facebook e fique por dentro de tudo na televisão

► Siga o Notícias da TV no Twitter: @danielkastro


Confira quatro reportagens especiais sobre Velho Chico:

Novela para conservadores: "sem sacanagem", disse o autor
Modelo perdeu virgindade com Rodrigo Santoro
Em ataque de fúria, Tereza deu uma surra em Luzia
Na novela, personagem de Montagner se salvou após sumir no rio

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.