Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ANÁLISE

Troca-troca em Quanto Mais Vida, Melhor injeta gás e chacoalha novela

FOTOS: TV GLOBO/ESTEVAM AVELLAR

Mateus Solano dançando em pole dance, como Flávia/Guilherme em Quanto Mais Vida, Melhor!, novela das sete da Globo

Mateus Solano interpreta atualmente a personagem Flávia no corpo de Guilherme no folhetim

RAPHAEL SCIRE

raphascire@gmail.com

Publicado em 9/3/2022 - 6h30

Foi como um terremoto: após meses de uma certa pasmaceira, a novela das sete da Globo, Quanto Mais Vida, Melhor!, sofreu um chacoalhão daqueles com a troca de personalidade de seus quatro protagonistas. Além de movimentar a trama, que vinha girando em círculos, a mudança elevou o nível de comédia da história e ainda deu a chance dos intérpretes mostrarem versatilidade na pele de outros personagens.

Paula (Giovanna Antonelli), Neném (Vladimir Brichta), Guilherme (Mateus Solano) e Flávia (Valentina Herszage) ganharam mais uma chance da Morte (A Maia). Se da primeira vez que encontraram a mais indesejável das visitas o quarteto conseguiu sair ileso, agora eles têm de pagar pela teimosia que demonstraram ao desperdiçarem a chance que ganharam. 

A fim de pregar uma peça nos quatro, que não mudaram nada após o acidente aéreo que sofreram, a Morte decidiu embaralhar a personalidade deles, trocando seus corpos e causando uma confusão danada.

Além de mexer com a estrutura interpretativa dos quatro atores, a mudança também movimentou a trajetória e a relação de personagens secundários, como as famílias dos protagonistas, que agora têm a chance de se enxergarem pelos olhos dos outros.

O destaque nessa nova fase da trama vai para Vladimir Brichta e Giovanna Antonelli, que incorporaram trejeitos e maneirismos um do outro com perfeição e sem cair na caricatura. Giovanna, aliás, parece ter conseguido se livrar das mocinhas insossas que vinha acumulando em sua carreira.

Já Mateus Solano também se saiu bem ao abandonar a sisudez de seu personagem e ganhar mais cores no figurino e na caracterização. Apenas Valentina Herszage teve a maior bucha nas mãos, visto que Guilherme é um tipo arrogante, sem muitas nuances, travando um pouco as possibilidades da atriz brincar em cena. 

De todo modo, Mauro Wilson, o autor da história, deu uma injeção cômica sem deixar de lado uma das maiores qualidades de sua trama: o texto. Wilson conseguiu manter, inclusive, as piadas de duplo sentido que recheiam todos os capítulos da novela --e nem poderia ser diferente, afinal, a trama tem um motel como cenário fixo.

Giovanna Antonelli como Neném/Paula

Giovanna Antonelli como Neném/Paula na novela

Coadjuvantes lucram com virada

Além dos protagonistas, outros coadjuvantes também saíram ganhando com a virada da história, em especial Osvaldo (Marcos Caruso) e Deusa (Evelyn Castro), não por acaso os primeiros a descobrir a troca de personalidades. Desde o início da novela, os dois serviram não só de escada para os personagens centrais com quem contracenam, mas tiveram suas tramas aprofundadas aos poucos. 

Deusa, por sinal, é uma das melhores personagens de Quanto Mais Vida, Melhor. Sem papas na língua, a empregada fala o que pensa e ajuda a movimentar o núcleo rico da história.

À vontade em cena, Evelyn Castro apenas mostrou aquilo que todo mundo que a acompanhava nos vídeos do Porta dos Fundos já sabia: seu tino para a comédia. Toda vez que entra em cena, Evelyn engrandece a  personagem e arranca risos de quem assiste.

A troca de personalidade de todos os protagonistas foi um movimento ousado do autor e que poderia ter dado muito errado, visto que o público corria o risco de se confundir. Mas, a julgar pelo resultado, foi uma mudança que só fez bem à trama, que agora tem a chance de ver mudar, também, seus tímidos índices de audiência. 

Quanto Mais Vida Melhor! está totalmente gravada e terminará em maio, quando será substituída por Cara e Coragem. O próximo folhetim da faixa das 19h da Globo abordará o mundo dos dublês e será protagonizado por Paolla Oliveira, Marcelo Serrado e Taís Araujo.


Saiba tudo sobre os próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#93 - Troca de casais em Um Lugar ao Sol!" no Spreaker.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Quanto Mais Vida, Melhor!.


Resumos Semanais

Quanto Mais Vida, Melhor: Resumo dos próximos capítulos da novela - 25 a 28/5

Quarta, 25/5 (Capítulo 159)
Guilherme e Neném chegam à padaria, mas não conseguem abrir a grade. Flávia perdoa Paula, que tenta fazer o parto da neta. Roni se diverte com Tina e Tigrão, mas fica apreensivo ao perceber uma movimentação ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.