Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok
Mateus Solano ficou conhecido pelo papel de Félix em Amor à Vida (2013) - Pedro Curi/TV Globo

Mateus Solano

Mateus Solano é um ator nascido em 20 de março de 1981, em Brasília (DF). É pai de Flora e Benjamin e marido de Paula Braun.

Formado em Artes Cênicas na Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Solano iniciou sua carreira no teatro O Tablado, escola de improviso na capital fluminense.

O ator começou no teatro profissional aos 20 anos, na peça O Homem que Era Sábado (2001). Sua estreia na TV ocorreu em 2003, quando viveu Stuart Angel Jones no programa Linha Direta (1999-2007) sobre a estilista Zuzu Angel.

Durante os primeiros anos de sua carreira, Mateus Solano fez algumas participações em programas da Globo até que conquistou um papel em JK (2006), minissérie da emissora. Ele encarnou Júlio Soares, cunhado do ex-presidente Juscelino Kubitschek. Seu primeiro papel de protagonista na TV veio em Mateus, o Balconista (2008-2010), exibido na Oi TV Móvel, no Canal Brasil e na Play TV.

Mateus Solano ficou mais conhecido pelo público quando interpretou Ronaldo Bôscoli na minissérie Maysa: Quando Fala o Coração (2009). Pela atuação, recebeu o Prêmio Arte Qualidade Brasil como melhor ator coadjuvante da categoria.

"Esse personagem me ensinou muito a fazer televisão, como é o dia a dia, para eu me preparar e depois pegar os gêmeos. Foi sinistro", revelou ao Gshow, em 2015. Ele se referia ao seu primeiro papel fixo em novela, naquele mesmo ano, quando interpretou os gêmeos Miguel e Jorge em Viver a Vida (2009), de Manoel Carlos.

A atuação dupla de Mateus Solano rendeu quatro prêmios: melhor ator de novela no Prêmio Contigo! de TV, ator favorito nos Meus Prêmios Nick, melhor ator em Veja Rio - Os Cariocas do Ano e revelação do ano no Troféu Imprensa.

Aos 30 anos, fez Morde & Assopra (2011), de Walcyr Carrasco, produção na qual viveu o cientista Ícaro, par romântico de Naomi (Flávia Alessandra). No ano seguinte, interpretou Mundinho Falcão na minissérie Gabriela (2012), do mesmo autor.

Logo depois, Mateus Solano deu vida ao icônico Félix em Amor à Vida (2013), também de Walcyr Carrasco. O vilão marcou a TV brasileira por protagonizar o primeiro beijo entre dois homens em uma novela da Globo. O momento foi vivido por Félix e Niko (Thiago Fragoso).

Só pelo personagem, o ator recebeu nove prêmios, incluindo o Troféu Imprensa e o Prêmio APCA de melhor ator. Conhecido como "bicha má", o personagem também eternizou alguns bordões.

Em Pega Pega (2017), o artista interpretou o protagonista Eric Ribeiro, par romântico de Luiza (Camila Queiroz). A novela foi um sucesso de audiência, e, por isso, acabou escolhida para ser reprisada em 2021, durante a pandemia de coronavírus.

Pai de duas crianças, Mateus Solano apareceu na série infantil Detetives do Prédio Azul como o bruxo Alejandro. O ator também protagonizou a novela Quanto Mais Vida, Melhor, adiada devido à Covid-19.

Mateus Solano no cinema

Ao mesmo tempo em que começou a fazer pequenas participações na TV, em 2003, Solano entrava no cinema. Foi protagonista do curta-metragem O Primeiro Grito (2004). Depois, fez Linha de Passe (2008), de Walter Salles.

Seu primeiro prêmio de audiovisual foi com o filme Vida de Balconista (2009), pelo qual ganhou o troféu de melhor ator no Festival de Cinema de Maringá.

Depois, Mateus Solano fez Confia em Mim (2014), Em Nome da Lei (2016), Benzinho (2018) e B.O. (2019). Também atuou como dublador em Tito e os Pássaros (2019) e Bob Esponja: O Incrível Resgate (2020).

Apesar de gostar do cinema, ele estranha a diferença para a dinâmica de gravação das novelas. "Você fica um mês com aquelas pessoas no cafundó fazendo aquilo e beijo, tchau. Aí vai encontrar aquelas pessoas numa festa, sem a metade da intimidade que tinha há um ano", afirmou ao site da Globo.

Vida pessoal

Mateus Solano nasceu em Brasília pois seu pai, João Solano Carneiro da Cunha, era diplomata. No entanto, logo mudou-se para o Rio de Janeiro com a mãe, a psicóloga Miriam Schenker. Na juventude, morou em Washington D.C., nos Estados Unidos, e Lisboa, em Portugal.

Durante as filmagens do curta-metragem Maridos, Amantes e Pisantes (2008), conheceu sua mulher, Paula Braun. "Eu substituí o ator que faria o papel com a Paula, inclusive a conheci de lingerie. Fomos primeiro para a cama e depois nos conhecemos", revelou ao Tamanho Família, programa da Globo. Com ela, teve Flora, em 2010, e Benjamin, em 2015.

Principais papéis de Mateus Solano na TV

AnoProduçãoPersonagem
2006JK Júlio Soares
2008-10Mateus, o BalconistaMateus Aguiar
2009Maysa: Quando Fala o CoraçãoRonaldo Bôscoli
2009Viver a VidaMiguel e Jorge
2012GabrielaRaimundo (Mundinho)
2013Amor à VidaFélix
2015-20Escolinha do Professor RaimundoZé Bonitinho
2016Liberdade, Liberdade Rubião
2017Pega PegaEric
2021Detetives do Prédio AzulBruxo Alejandro

Personagens


Galeria de fotos de Mateus Solano


Últimas notícias de Mateus Solano


Últimas notícias