Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

CAROL DUARTE

Trans em A Força do Querer, atriz não quer ver cena icônica; saiba por quê

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Maria Fernanda Cândido chora desesperada ao fundo como Joyce enquanto Carol Duarte, ainda de Ivana, mexe nos cabelos em A Força do Querer

Joyce (Maria Fernanda Cândido) se desespera ao ver Ivana (Carol Duarte) de cabelos cortados

DANIEL FARAD, do Rio de Janeiro

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 26/9/2020 - 7h05

Carol Duarte confessa que ainda não está preparada para rever uma de suas cenas mais marcantes em A Força do Querer (2017). A atriz assume que tapará os olhos com as mãos e espiará apenas pelas frestas dos dedos a sequência em que Ivana corta os cabelos numa espécie de ritual de libertação na novela das nove.

"É uma cena que dificilmente eu assisto de novo, porque mexe comigo, vai em lugares muito profundos. Esse dia marcou todos nós, pois era um momento muito forte e emocionante, ainda mais quando a Maria Fernanda Cândido entrava. A gente se entregou", pondera a intérprete em entrevista ao Notícias da TV.

O capítulo representou uma guinada na trama, em que Ivana finalmente se entendia como transexual. Depois, assumiria o nome de Ivan e começaria um tratamento hormonal de transição nas semanas seguintes, um processo que culminaria em sua mastectomia na reta final.

O tema, que até hoje é um tabu entre os brasileiros, se tornou um dos trunfos para o sucesso da trama de Gloria Perez. O transexual Ivan e a travesti Elis Miranda (Silvero Pereira) romperam com décadas de rejeição e preconceito contra personagens LGBTQ+ nos folhetins --alguns até mesmo condenados à morte para salvar os rumos de suas produções.

"Como foi o meu primeiro trabalho na TV, eu não tinha dimensão do que era uma novela. Um dia eu saí nas ruas, e as pessoas se aglomeraram ao meu redor, ansiosas para ajudar o Ivan a resolver os seus problemas. O impacto foi lindo, porque o público pegou ele no colo e quis que fosse feliz", avalia a paulistana.

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Joyce (Maria Fernanda Cândido) e Ivan (Carol Duarte) 

Outro olhar

Carol acredita que a reprise representará um marco para as pessoas perceberem o quanto o Brasil evoluiu em relação à transexualidade, ainda que o país enfrente uma onda de conservadorismo. "Três anos parecem pouco, mas é muito. Ao rever a novela, nós vamos entender o quanto andamos e o quanto a gente ainda tem que caminhar", filosofa.

A artista, contudo, confidencia que nunca imaginou que Ivan impactaria a sua carreira de forma tão contundente. "A novela ainda nem tinha estreado, e o Dan Stulbach me falou que o personagem ia mudar a minha vida. Aquilo me gelou a espinha, porque a resposta de um trabalho é sempre um abismo para o ator", afirma.

A repercussão foi tão grande que até hoje as pessoas param Carol na rua para falar do papel, e algumas ainda confundem realidade e ficção. "Alguns me perguntam sobre minha transição, então tenho que explicar que não sou um garoto trans e sim uma atriz", arremata a artista.


Inscreva-se no canal do Notícias da TVno YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em A Força do Querer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.