Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

A FORÇA DO QUERER

Ivana apavora Joyce, arranca a roupa e corta os cabelos: 'Nasci mutilada'

Fotos Reprodução/TV Globo

Ivana (Carol Duarte) vai deixar Joyce (Maria Fernanda Cândido) apavorada nesta terça (29) - Fotos Reprodução/TV Globo

Ivana (Carol Duarte) vai deixar Joyce (Maria Fernanda Cândido) apavorada nesta terça (29)

MÁRCIA PEREIRA

Publicado em 28/8/2017 - 22h22

Ivana terá um capítulo para chamar de seu nesta terça (29). Carol Duarte emocionou a equipe de A Força do Querer ao gravar a sequência em que sua personagem se revela transgênero. Diante de Joyce (Maria Fernanda Cândido), ela vai tirar a roupa para mostrar que esmaga os seios e cortará os cabelos para que a mãe a "enxergue" como ela é: um homem.

Os dois primeiros blocos do episódio serão dedicados à explicação de Ivana de que nasceu em um corpo errado. Para dar uma aliviada, a autora Gloria Perez inseriu no meio do capítulo o show da sertaneja Marília Mendonça e avisou a produção de que queria muita alegria na Estudantina para essa noite "tão densa" em sua trama. 

No começo da revelação de Ivana, Joyce chamará a filha de louca e ameaçará chamar um médico. Uma das falas mais emocionantes do embate entre mãe e filha será quando Ivana afirmar que quer tirar os seios, e a dondoca se desesperar com o que chamará de mutilação. "Já nasci mutilada. Eu vou consertar o que tiver conserto! Só isso", rebaterá Ivana.

Em um bar, Cibele (Bruna Linzmeyer) encontrará Anita (Lua Blanco) e Te (Tarso Brant). O trio terá a função de pontuar outros detalhes sobre o que é uma transição de gênero. Eurico (Humberto Martins) surgirá em cena com seu conservadorismo para representar aqueles que não aceitam essa "barbaridade".

Ao mesmo tempo, a direção da trama colocará imagens de Ivana antes e depois do início de sua difícil travessia.

reprodução/tv globo

Após afirmar que nasceu no corpo errado, Ivana (Carol Duarte) cortará os cabelos na trama

Confira as principais frases de Ivana no capítulo desta terça:

A transexual tentará explicar para a mãe o que sente. "Tenta se imaginar dentro do corpo do papai! Você, como você é, transplantada pro corpo do papai! Sem os seus cabelos, sem a sua maquiagem, sem as suas unhas compridas... Tendo de viver como ele... Todo mundo exigindo de você que goste das coisas que ele gosta, que se comporte do jeito como ele se comporta... Você pirava, mãe! Como eu estava pirando!", dirá Ivana.

Joyce não aceitará a conversa. "Não tenho estrutura pra suportar isso!", dirá a dondoca. "Nem eu tenho estrutura pra suportar o que eu venho suportando até aqui! Nem eu! Não fui eu que escolhi nascer errado!", retrucará Ivana.

Ruy questionará se Ivana está jogando a culpa de tudo na mãe. "Não estou jogando a culpa em ninguém, estou perguntando se vocês me aceitam, só isso!", dirá ela.

Joyce afirmará que a filha está tendo um surto psicótico. Ivana tirará a blusa e mostrará a faixa apertada que usa nos seios. "A vida toda eu briguei com meu corpo. Queria morrer quando esses seios nasceram, começaram a crescer. Esmago porque não consegui arrancar fora! Eu disse isso pra você e você não ouviu, não quis ouvir. Passei a vida diante dos espelhos tentando me achar e não me achando na imagem que eu via."

reprodução/tv globo

Ivana (Carol Duarte) mostra seios enfaixados para os pais em cena de A Força do Querer

Ruy (Fiuk) mandará a irmã ser lésbica sem se transformar em um homem. "Não sou lésbica. Sou homem que nasceu dentro do corpo errado. Sabem o que é sentir seu próprio corpo como um território inimigo? Que só te humilha, só te incomoda? Como se fosse uma roupa emprestada que não cabe em você, mas meteram você lá dentro e você não tem como sair?"

Eugênio (Dan Stulbach) jogará a culpa na suposta alteração hormonal da filha. "Talvez esse hormônio que nos já sabemos que você está tomando... Essas coisas mexem com a cabeça da gente", falará o pai.

"Por mais decepcionante que seja pra vocês... Eu não sou a menina, a princesinha que vocês esperaram ter! Fui um engano, a natureza blefou com vocês e blefou comigo", responderá Ivana.

"Você é uma princesa... Sempre foi uma princesa com complexo de borralheira... Mas agora ultrapassou todos os limites!", reclamará Joyce.

Após cortar os cabelos e ver a mãe catar seus cachos no chão e chorar sem querer olhar na sua cara, Ivana sentenciará: "Desculpa, mãe. Desculpa, eu sou uma decepção pra você, mas eu não escolhi nascer assim, ninguém escolhe. Se não consegue me enxergar, você está desistindo de mim! Você teve dois filhos homens, dois".

"Se pelo menos eu soubesse onde eu errei", dirá Joyce para Simone (Juliana Paiva).


Confira cinco reportagens especiais sobre A Força do Querer:

Os 'filhos' da novela: pesquisador de Glória Perez lança livros baseados na trama

De sapato voador a nudez pública: relembre sete barracos marcantes

"Queria que Bibi pagasse pelo que fez", diz Juliana Paes sobre sua personagem

Globo fatura com fim de disfarce de travesti; saiba como

Sucesso como amiga de Bibi, atriz desistiu da carreira no Brasil para viver no México

Resumos Semanais

Resumo da novela A Força do Querer: Capítulos de 12 a 13 de março

Sexta, 12/3 (Capítulo 149)
Silvana começa a tratar sua compulsão. Zeca é levado por correnteza de rio, e Ruy tenta salvá-lo. Zeca e Ruy reencontram o índio misterioso do passado. Zeca e Ruy vão juntos atrás de Ritinha. Bibi é solta ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.