Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VÍTIMA DO PAI

Teca é reencarnação de Marianinha em Renascer? Ela faz regressão na fazenda

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Gabriella Cristina está em close como Marianinha no remake de Renascer

Marianinha (Gabriella Cristina) está em cena de flashback que só teve no remake de Renascer

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 29/4/2024 - 15h00

Teca (Lívia Silva) supostamente é a filha do herdeiro que Marianinha (Gabriella Cristina) carregava no ventre quando foi expulsa de casa em Renascer. A novela não mostrou, mas ela teve um menino que não era filho de Rachid (Almir Sater) e que sumiu no mundo. Ao menos, isso foi o que aconteceu na versão original da novela, exibida em 1993 pela Globo. Mas por que a adolescente tem visões de um passado que ela não viveu?

No capítulo desta segunda-feira (29), está previsto que Teca fará uma espécie de regressão ao se ver jovem na fazenda que foi de Belarmino (Antonio Calloni). A sequência, porém, também foi gravada pela atriz que deu rosto a Marianinha em um flashback inédito exibido no remake no último dia 20.

"Vemos uma sucessão de takes frenéticos que passam diante dos olhos de Teca. Primeiro vemos um pé de graviola que tinha pelo terreiro da casa nos tempos de Belarmino. E vemos que há um balanço num dos galhos e, depois, vemos Teca se balançando nele, mas com roupas rotas de outros tempos", escreveu o autor Bruno Luperi.

O novelista também indicou um ato violento de um homem na visão que Teca terá. "A menina balança, livremente, pura e feliz, até um homem branco, bem vestido, bradir um facão com violência, partindo as cordas que prendiam o balanço, fazendo com que a menina despencasse lá do alto. O último take mostra claramente o pé de graviola com um único e grande fruto nele e o balanço partido aos seus pés", pontuou Luperi.

O roteirista pediu à direção da novela que essa seja uma sequência subjetiva, que deve suscitar mais perguntas no público do que respostas. A ideia é justamente instigar as pessoas que querem saber mais sobre esse assunto. Seria Teca uma reencarnação da avó?

Para quem não lembra, Marianinha é a irmã de Maria Santa (Duda Santos) que foi expulsa de casa antes de a família conhecer José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira). Na época, foi especulado que ela teria sido abusada do pai e engravidado dele.

Na despedida de Venâncio (Fabio Lago) e Quitéria (Belize Pombal) da trama, ainda nos primeiros capítulos do remake, a mãe das duas garotas falou com todas as letras que o marido "embuchou" a filha mais velha e a jogou fora como um lixo para não ter de conviver com o que havia feito.

Para quem acompanha a trama, ficou claro que ele era sim o responsável pela gravidez de Marianinha. Isso não ocorreu na versão original, que teve a primeira fase condensada em apenas quatro capítulos. No remake, o público viu 12 capítulos antes de a trama chegar aos dias atuais. 

Teca assusta Morena

Teca irá à casa de Morena (Ana Cecília Costa) e aceitará um suco. Quando a dona de casa falar se pode ser de graviola, ela entrará em um transe e começará a falar da árvore da fruta como se conhecesse bem a propriedade.

"No pé de graviola, que tem atrás da casa, naquele que tinha o balanço. Num vi, mas sei que tem", dirá a gestante. Morena mandará João Pedro (Juan Paiva) pegar as frutas. Ele, então, aparecerá indo em passos rápidos na direção das roças, onde irá colher as graviolas.

"Quando ele passa pelo ponto onde Teca teve os flashs que acabamos de ver, a câmera abandona João para enquadrar, justamente, o espaço onde havia o pé de graviola que vimos há pouco, onde, agora, não há nada. Só um toco de pau, indicando que aquela árvore das lembranças de Teca, hoje, morreu", informou Luperi no roteiro da cena.

Assustada, Morena não conseguirá disfarçar. Teca perguntará se ela está bem. "Tá, fia... É só que... Vâmo se sentâno, vâmo? Que João Pedro vai tê que í longe pra apanhá graviola...", falará a dona de casa.

"Num tem aqui atrás de casa, não? Eu tinha certeza que tinha...", insistirá a gestante. "Já teve... Nos tempo de coroné Belarmino... Mas tem muito tempo que num tem mais! E comé que você sabe disso, Teca?", perguntará Morena, curiosa. As duas ficarão paralisadas com a situação.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 13 a 22/6

Quinta, 13/6 (Capítulo 124)
Eliana reclama com Egídio da demora em solucionar a partilha dos bens de Venâncio. Joana chama a atenção de Dona Patroa por não retribuir o carinho de Rachid. Augusto teme pelo que possa acontecer com ele ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.