MISTÉRIO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Teca (Lívia Silva) em Renascer: jovem terá visões do passado na Bahia e ficará assustada
Após sentir que já conhecia José Inocêncio (Marcos Palmeira) ao ver o retrato dele na casa de Buba (Gabriela Medeiros), Teca (Lívia Silva) encarará visões do passado na fazenda de Belarmino (Antonio Calloni) em Renascer. Primeiro, a grávida passará mal e terá calafrios ao pisar na casa de Morena (Ana Cecília Costa) pela primeira vez. Depois, ela se transportará para a época em que o coronel ainda vivia por lá.
A ideia do autor Bruno Luperi é, realmente, confundir o telespectador do remake. Na versão original, de 1993, Teca (Palomma Duarte) era neta de Marianinha, irmã de Maria Santa (Patrícia França) que não chegar a dar as caras na novela. Porém, no remake, a personagem ganhou rosto em um flashback inédito que mostrou como Marianinha (Gabriella Cristina) conheceu Rachid (Almir Sater) na juventude.
Em cenas da trama que vão ao ar a partir de 1º de maio, Teca terá visões da fazenda de Belarmino e deixará Morena assustada ao dizer que havia um pé de graviola e um balanço no terreno atrás da casa. A menina não saberá explicar como sabe disso, mas o autor deixou uma pista no capítulo entregue ao elenco. Seria ela a reencarnação de uma das irmãs?
"Vemos uma sucessão de takes frenéticos que passam diante dos olhos de Teca. Primeiro vemos um pé de graviola que tinha pelo terreiro da casa nos tempos de Belarmino. E vemos que há um balanço num dos galhos e, depois, vemos Teca se balançando nele, mas com roupas rotas de outros tempos. Seria ela? As roupas nos remetem a Maria Santa [Duda Santos] ou Marianinha? Por que não?", provocou o novelista no texto.
A menina balançará, livremente, pura e feliz, até um homem branco, bem vestido, brandir um facão com violência e partir as cordas que prendiam o balanço, fazendo ela despencar lá do alto.
"O último take mostra claramente o pé de graviola com um único e grande fruto nele e o balanço partido aos seus pés. É uma sequência subjetiva, que deve suscitar mais perguntas no público do que respostas. E os instigar a quererem saber mais sobre isso", continuou Luperi, fazendo mistério.
Em outra cena, Teca ficará cheia de vontade de comer mocofato, um prato que ela nunca havia experimentado antes. Morena ficará mais angustiada, e Inácia (Edvana Carvalho) comentará que fazia a iguaria quando Maria Santa era viva.
"Quem gostava mêmo era dona Maria Santa. Despois que ela se foi, ele num consiguia mais nem vê pela frente. Gostá é pôco, mia fia... Ela era doidia por
isso! Dizia que fazia ela se lembrá de casa. Causa que lá onde elas morava, o patrão, coroné Belarmino, quâno mandava abatê um boi, ficava co’as parte boa e entregava os fato, as tripa, joelho e essas coisa, pro pai dela. Maria Santa dizia que o pai dela, antes do bumba, comia mocofato todo dia, no almoço e no jantá... Que era pra lhe dá força pra encarná o Bumba...", contará.
Dias depois, Teca sonhará com o Bumba olhando dentro dos seus olhos e acordará muito assustada. Ela, mais uma vez, não saberá explicar por que está tendo essas visões de coisas e fatos que não deveria sequer conhecer.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Ana Cecília Costa
Antonio Calloni
Bruno Luperi
Duda Santos
Edvana Carvalho
Globo
Lívia Silva
Marcos Palmeira
Novela das Nove
Renascer
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.