Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

VIVE MORENA

Em Renascer, Ana Cecília Costa vira uma fortaleza: 'Forjada no sexo e na terra'

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

A atriz Ana Cecília Costa está caracterizada como Morena e posa em cenário da novela Renascer

Ana Cecília Costa interpreta Morena a partir da segunda fase do remake de Renascer, na Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 19/1/2024 - 14h00

Ana Cecília Costa interpreta Morena na segunda fase do remake de Renascer e pretende prestar honras a Regina Dourado (1953-2012), que viveu a personagem na versão original da novela, exibida em 1993. A atriz diz que vai seguir a "pisada dela, que tinha força de fêmea e era uma artista popular". A intérprete até procurou Paulo Dourado, irmão de Regina, para ouvir as impressões que ele tem do trabalho feito pela parente na obra.

"Essa mulher é forjada no sexo e na terra. É uma mulher afirmativa, que foi abusada sexualmente, mas é uma mulher que afirma a vida, que pulsa a vida, que cozinha, que dá comida, que alimenta, que trepa, que goza, que dá amor, que dá peito, mesmo quando não tem leite no peito. O peito brota, sua casa é uma casa-ventre", define a artista.

Ana Cecília é baiana e tem pela primeira vez a oportunidade de fazer uma saga rural. Ela conta que seu irmão planta cacau e que conhece bem a região de Ilhéus, mesmo não sendo de lá. Para a intérprete, a novela é masculina e viril, por isso espera que a nova versão jogue luz nas mulheres.

A parte mais dramática de Morena irá ao ar no começo do remake, na primeira fase, que conta com 13 capítulos. Uiliana Lima interpreta a personagem quando ela ainda é uma das garotas da casa de Jacutinga (Juliana Paes) e conhece Deocleciano (Adanilo Reis/Jackson Antunes). 

Ao se casar com Deocleciano, ela terá seu maior conflito ao perder um filho em um aborto espontâneo. Em seguida, ela se torna uma "mãe madrinha" para João Pedro (Juan Paiva), o filho caçula do protagonista de Renascer, José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira).

Maria Santa (Duda Santos), a mãe do menino, morre no parto dele, e Morena chega a amamentar o menino porque de seu peito milagrosamente brotará leite quando ela tiver de cuidar do recém-nascido. 

"É uma mulher brasileiríssima, é uma mulher possível. Uma mulher que já é escrita dessa maneira extremamente carismática e forte", comenta a atriz, que adianta que sua personagem não sai de casa.

Ana Cecília deixa transparecer que foi obrigada a pegar no tranco porque entrou no estúdio para gravar e já teve de imprimir uma intimidade de casal que vive junto há 30 anos com Jackson Antunes.

A atriz, que fez Amor Perfeito no ano passado, também lamenta não ter uma vivência da fazenda nem das paisagens da novela para ter mais ingredientes para sua composição de mulher brasileiríssima, como Morena é.

Então, essa baianidade, paisagem, repertório, acontece muito pela palavra, porque não está se vendo [o entorno], pelo menos nas minhas cenas. E eu achei que é pura literatura, é uma personagem que já me dá todo o vocabulário, parece que eu estou usando um pouco a imagem do oral ainda. Por exemplo, parece que você está montando um cavalo, e aquele cavalo galopa às vezes, e você vai sendo conduzido.

Renascer foi criada por Benedito Ruy Barbosa, e a adaptação da saga rural é feita pelo neto do autor, Bruno Luperi. A estreia do remake acontece nesta segunda-feira (22), no lugar de Terra e Paixão.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 21/6 a 6/7

Sexta, 21/6 (Capítulo 131)
João Pedro se lamenta com Zinha e Deocleciano, dizendo que perdeu Sandra de vez. José Inocêncio diz a Inácia que sente desprezo por João Pedro, e que o filho não é mais bem-vindo em sua casa. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.