Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

COMO ANTIGAMENTE

Sexo com prostituta e espetáculo da natureza: O que rolou na novela Pantanal?

FOTOS: REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Renato Góes sorri em cena da novela Pantanal, da Globo; ele está caracterizado como José Leôncio

Renato Góes interpreta José Leôncio jovem na novela Pantanal; estreia focou em pai e filho

MÁRCIA PEREIRA

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 28/3/2022 - 23h29

Com fotografia cinematográfica, a novela Pantanal estreou nesta segunda-feira (28) na Globo e se concentrou na relação entre pai e filho. Os passos de José Leôncio (Drico Alves/Renato Góes/Marcos Palmeira) na lida com o gado foi o foco. Joventino (Irandhir Santos) até levou o herdeiro, já adolescente, para ser desvirginado por uma profissional do sexo, como acontecia antigamente. Fora os dois, somente o drama de Maria Marruá (Juliana Paes) foi apresentado no primeiro capítulo do folhetim das nove.

O espetáculo ficou por conta da natureza em cenas para mostrar que o Pantanal sul-mato-grossense é o verdadeiro protagonista da história. Para quem assistiu Pantanal em 1990, na extinta Manchete (1993-1999), a nostalgia bateu forte.

Paulo Gorgulho, que fez José Leôncio jovem na versão original, foi o "gatilho" ao fazer uma participação especial na estreia do remake como Ceci, um peão idoso que entregou seu berrante e seu legado a Joventino. Aliás, grande parte do capítulo mostrou como funciona uma comitiva de peões atravessando país adentro com rebanhos de gados.

Os sons da natureza e fotografias grandiosas de pastos verdes e boiadas não foram à toa. Essa é uma maneira de a trama impor o ritmo de seu principal cenário, que também é tido como um dos protagonistas. A novela teve silêncios justamente para mostrar que irá na contramão das tramas urbanas, sempre com cenas rápidas e diálogos diretos. 

Pantanal também foge do lugar-comum dos últimos folhetins. Os homens estão no centro das atenções. Por enquanto, Joventino e José Leôncio são os astros. A mãe de Juma (Alanis Guillen) foi inserida com alta carga dramática juntamente com sua família. Casada com Gil (Enrique Diaz), ela encoraja o marido e o filho, Chico (Túlio Starling), a brigarem para defender suas terras em Sarandi, no Paraná. 

Eles descobrem que vão ser despejados, porque os documentos que possuem não valem nada. A decisão de resistir terá um preço altíssimo: Chico será morto no confronto com os grileiros.

Irandhir Santos

Irandhir Santos como Joventino na novela

As boas atuações de Irandhir Santos e Juliana Paes merecem ser citadas, ambos encarnaram seus respectivos personagens. Juliana nada tinha de Maria da Paz, a protagonista que fez por último no horário nobre em A Dona do Pedaço (2019).

Sua Maria Marruá é uma mulher sofrida demais, com semblante de quem já perdeu a esperança faz muito tempo. Já Santos, que estava careca em Amor de Mãe (2019), na pele do vilão Álvaro, deu um show ao caçar um marruá ao se enfiar no meio do mato sozinho. O ator e o touro tiveram cenas tensas, com closes, no embate que praticamente encerrou o capítulo.

O remake da história criada por Benedito Ruy Barbosa chegou a ter pico de audiência de 30 pontos na Grande São Paulo, segundo dados prévios obtidos pelo Notícias da TV. A média, por enquanto, atingiu 27,8 pontos. Os números consolidados serão divulgados nesta terça-feira (29).

O ibope não é espetacular, mas representa um bom resultado porque Um Lugar ao Sol, sua antecessora, derrubou os números da faixa desde que estreou em novembro de 2021 e não consegui ter uma média assim em seus 119 capítulos.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações de Pantanal.


Resumos Semanais

Novela Pantanal: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 8/10

Quinta, 6/10 (Capítulo 166)
Renato ficou furioso com a morte de Tenório e prometeu matar o peão que atirou em seu pai. Enquanto isso, Marcelo conversou com Guta sobre a morte do vilão, a qual ele considera mal contada. O ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.