Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

RESUMO DA SEMANA

Renascer: Após morrer em parto, Maria Santa volta em espírito para 'milagre'

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 28/1/2024 - 8h15

A vida de casada de Maria Santa (Duda Santos) vai passar em um piscar de olhos no remake de Renascer. Ele vai se casar, ter a lua de mel e engravidar entre os capítulos de quarta (31) e quinta (1º). Haverá o primeiro salto no tempo de nove meses para mostrar o nascimento do primogênito, depois ela já surgirá seis anos depois grávida do quarto herdeiro de José Inocêncio (Humberto Carrão). 

As cenas do parto de João Pedro (Juan Paiva) serão bem dramáticas. Ela sentirá a presença de Nossa Senhora e escolherá morrer para salvar a vida do filho, contrariando a vontade do marido, que ordenará que Jacutinga (Juliana Paes) salve a mãe em vez da criança. Em seguida, ela surgirá como espírito perto de Morena (Uiliana Lima), que estará desesperada sem conseguir alimentar o recém-nascido.

Nas cenas, milagrosamente a ex-prostituta terá leite em seus seios, mesmo sem estar grávida ou amamentando. Morena, na verdade, estará convivendo há anos com a dor de ter abortado espontaneamente o filho que teria com Deocleciano (Adanilo). Ela engravidará na época em que Santinha terá o primeiro filho, e Morena enfrentará o drama de não poder mais gerar um bebê.

Na sequência, que está prevista para ir ao ar sábado (3), Morena ficará em choque ao saber que o pai rejeitou o filho. Deocleciano contará que Jacutinga achou que sua mulher tinha amor para dar à criança. José Inocêncio vai culpar o recém-nascido pela morte da mulher.

Deocleciano falará que ele chegou a pedir para o padre Santo (Chico Diaz) levar o bebê embora de sua casa. O menino se esgoelará de fome e não aceitará o leite da mamadeira. Ela contará a Flor (Julia Lemos) que tentou de tudo, mas o bebê rejeitou leite em pó, de vaca e de cabra. A amiga afirmará que ele precisa de peito.

No momento em que tiver coragem de colocar o menino para sugar seu seio, ela sentirá as mãos de Santinha posarem em seu ombro. Morena arregará os olhos e sentirá o cheiro da mulher do coronelzinho. Ela falará que voz alta que deve ser porque queria que ela estivesse ali, e Santinha soprará em seu ouvido que está.

reprodução/TV Globo

Humberto Carrão

José Inocêncio vai rejeitar o quarto filho

Resumo dos capítulos

Segunda, 29/1 (Capítulo 7)
Inácia cuida dos ferimentos de José Inocêncio. Deocleciano e Jupará fingem a morte de José Inocêncio e convidam Belarmino e Firmino para o suposto velório. Belarmino mente para Deocleciano afirmando que comprou a fazenda de José Inocêncio antes da 'morte' do fazendeiro. Firmino desconfia de Belarmino.

No falso velório, Belarmino se sente vitorioso e confessa ter atirado em José Inocêncio, que escuta a confissão. José Inocêncio se levanta e assusta Belarmino ao aparecer vivo. Ele obriga o coronel a vender sua fazenda para ele. Enfurecido e humilhado, Belarmino se vinga também de Firmino. Ao voltar para casa, Belarmino é assassinado em uma emboscada.

Terça, 30/1 (Capítulo 8)
José Inocêncio surpreende a todos ao aparecer vivo na casa de Jacutinga. Maria Santa emocionada com a revelação do fazendeiro comemora o 'milagre'. Nena se desespera ao ver os corpos de Belarmino e Firmino. Jacutinga avisa a José Inocêncio que Maria Santa só deixará seu estabelecimento na condição de casada.

José Inocêncio garante aos funcionários de sua fazenda que não matou Belarmino. José Inocêncio convence Nena a vender a fazenda de Belarmino para ele. A viúva acaba aceitando a proposta. Jacutinga orienta Maria Santa sobre a vida de casal.

Padre Santo avisa a José Inocêncio que só celebrará seu casamento com Maria Santa na casa de Jacutinga se não houver convidados. Norberto comenta com Deocleciano e Jupará que Egídio largará os estudos para ficar na fazenda que era do pai. Padre Santo chega para celebrar o casamento e estranha ao ver a vila deserta.

Quarta, 31/1 (Capítulo 9)
Padre Santo aceita fazer o casamento de José Inocêncio e Maria Santa com a participação dos convidados e todos celebram a decisão. José Inocêncio leva Maria Santa até o Jequitibá para pedir sua benção, e mostra o facão enterrado. Maria Santa e José Inocêncio passam a noite juntos. Deocleciano e Jupará pedem a mão de Morena e Flor em casamento, respectivamente, e a benção ao Padre Santo para casá-los.

Inácia e Maria Santa se estranham. Já casados, Deocleciano e Jupará levam Morena e Flor para a antiga casa que era de Belarmino, presente dado aos empregados por José Inocêncio. Morena dá conselhos a Flor. Maria Santa e Inácia começam a se entender e estão mais próximas. Padre Santo diz a Maria Santa que deseja conversar com ela.

Quinta, 1º/2 (Capítulo 10)
José Inácio traz de Ilhéus uma imagem de Nossa Senhora para Maria Santa. Maria Santa conta a José Inocêncio que está grávida e pede ao marido que Jacutinga esteja com ela na hora do parto. Deocleciano percebe que Morena está grávida. Maria Santa e Morena intensificam a amizade. Passam-se nove meses.

Jupará traz Jacutinga a mando de Maria Santa para auxiliá-la no parto. José Inocêncio fica aflito com os gritos de dor da mulher. Ele contraria os conselhos de Jacutinga, preferindo ficar ao lado de Maria Santa. Morena passa mal e perde o bebê. Deocleciano dá total apoio à mulher. O primeiro filho de Maria Santa e José Inocêncio nasce, e o pai lhe dá o nome de José Augusto. Jacutinga acolhe Morena.

Sexta, 2/2 (Capítulo 11)
Passam-se seis anos. Além de José Augusto, Maria Santa deu à luz mais dois filhos, José Bento e José Venâncio. Grávida do quarto filho, Maria Santa se apavora com a intensa dor que sente. José Inocêncio tem um mau pressentimento, e pede a Jacutinga para salvar sua esposa. Com dificuldades no parto, Maria Santa pede a Jacutinga que salve seu filho.

Maria Santa sente a presença de Nossa Senhora a seu lado e consegue dar à luz, mas não resiste. José Inocêncio se desespera com a morte da mulher. Jacutinga se sente culpada por não ter conseguido salvá-la. José Inocêncio culpa o bebê pela morte de Maria Santa. Deocleciano sugere a Morena que o casal cuide do filho rejeitado por José Inocêncio.

Sábado, 3/2 (Capítulo 12)
Morena fica feliz de cuidar do filho de Maria Santa e sente a presença da amiga. Morena se emociona ao notar que está amamentando a criança. José Venâncio comunica a Morena que levará João Pedro para casa depois do desmame, e a convida, junto a Deocleciano, para serem padrinhos de João Pedro. Passam-se dez anos, e João Pedro segue sendo rejeitado pelo pai.

Numa discussão de irmãos, Bento acusa João Pedro de ter matado a mãe. João Pedro reclama de José Inocêncio para o padrinho, Deocleciano. João Pedro diz a Zinha que a considera como irmã. Diante da imagem da santa, José Inocêncio diz que, quando conseguir esquecer Maria Santa, talvez seja capaz de perdoar João Pedro. João Pedro corre triste pela mata e encontra o facão que o pai fincou no pé do Jequitibá.


Os capítulos de Renascer são fornecidos pela Globo e estão sujeitos a alteração sem aviso prévio


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 18 a 27/7

Quinta, 18/7 (Capítulo 154)
José Inocêncio pede perdão a João Pedro, mas diz a Deocleciano que sente que perdeu o filho para sempre. José Inocêncio manda Bento chamar Kika para que ela venha até a fazenda. Delegado Nórcia interroga Marçal ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.