Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Threads
BlueSky
Instagram
Youtube
TikTok

INTOLERÂNCIA

Renascer: Tião é preso injustamente, mas acaba salvo da morte trágica de 1993

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Irandhir Santos com expressão séria em cena como Tião Galinha na novela Renascer

Tião (Irandhir Santos) em Renascer; peão sairá da prisão, diferentemente da primeira versão

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 20/7/2024 - 21h20

Assim como aconteceu na primeira versão de Renascer, Tião (Irandhir Santos) será preso injustamente durante as investigações do atentado contra Egídio (Vladimir Brichta). Entretanto, o remake não seguirá totalmente os rumos da trama de 1993. Ao contrário do que ocorreu da novela original, na qual o sofredor se enforcou na cela, o trabalhador sairá da cadeia vivinho da silva.

A notícia da tentativa de assassinato do coronel se espalhará em cenas previstas para irem ao ar a partir do capítulo deste sábado (20). Preocupado com as consequências do crime, Tião acenderá uma vela e pedirá ao seu diabinho que proteja José Inocêncio (Marcos Palmeira).

Durante as averiguações do caso, Nórcia (Edmilson Barros) interrogará o ex-catador de caranguejo e estranhará ao ver o capetinha com ele. O peão explicará que ganhou a garrafa de presente e ainda impedirá o delegado de tocar no cramulhão.

A atitude considerada suspeita custará caro, e Tião será levado pelos policiais para a delegacia. Joana (Alice Carvalho) até desconfiará que o marido possa ter atirado em Egídio justamente para conseguir o diabinho.

Assim que tomar conhecimento da prisão do trabalhador, José Inocêncio pedirá que Kika (Juliane Araújo) e Bento (Marcello Melo Jr) assumam a defesa do pobre coitado.

A advogada logo acusará Nórcia de abuso de autoridade e intolerância religiosa por não ter respeitado a crença do matuto no capetinha. Sem provas para manter o suspeito na cadeia, o delegado ordenará que Tião seja solto --num desenrolar inédito do remake.

O sofredor voltará para o acampamento e não conseguirá esconder o constrangimento pela situação. "Você sabe que não tá devendo nada pra Justiça, não sabe?", questionará Bento.

"Minha conscênça tá tronquila... O que me dói mêmo é mais a vergonha, só", admitirá ele. "Vergonha quem tinha que ter é o delegado por ter feito o que ele fez com você!", retrucará Kika.

Mais adiante, o pastor Lívio (Breno da Matta) aconselhará Joana a não abandonar o marido. A cozinheira, então, terá outra conversa com o companheiro e tentará convencê-lo a desistir de seus sonhos.

Morte de Tião na primeira Renascer

Na versão original da história, o personagem interpretado por Osmar Prado virou o principal suspeito de atentar contra a vida de Teodoro (Herson Capri) --embora a tocaia tivesse sido armada por Deocleciano (Roberto Bomfim) e Damião (Jackson Antunes).

O matuto foi levado pela polícia e se sentiu extremamente humilhado depois de levar um tapa na cara de um carcereiro. O sofredor, então, tirou a própria vida e se enforcou na cela da cadeia --deixando até o delegado em choque.

O injustiçado ainda escreveu um bilhete denunciando a situação precária do trabalhador. "Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém. A escritura sagrada é a escritura de terra? Eu só queria um bocadinho de terra, pra mó de plantar minha rocinha e criar meus filhos", lamentou.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

A adaptação de Bruno Luperi da saga rural escrita originalmente pelo avô, Benedito Ruy Barbosa, se encaminha para a reta final. O remake será substituído por Mania de Você, nova trama de João Emanuel Carneiro, em 9 de setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9

Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio. João Pedro anuncia ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.