Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MORRE NA PRISÃO

O que acontece com Tião em Renascer? Derrocada do peão termina em tragédia

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Irandhir Santos com expressão séria em cena como Tião Galinha na novela Renascer

Tião (Irandhir Santos) em cena da novela Renascer; trabalhador virará andarilho após decepção

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 24/5/2024 - 21h20

Tião (Irandhir Santos) quase perderá a cabeça após ver Egídio (Vladimir Brichta) assediar Joana (Alice Carvalho) em Renascer. Depois de controlar a raiva, o peão arrumará as malas e se mudará para o antigo bordel do vilarejo. Mas ele sofrerá horrores por não conseguir sustentar a família e decidirá sair como um andarilho em busca de emprego. Na primeira versão da novela das nove da Globo, o personagem tirou a própria vida ao ser preso injustamente.

No capítulo desta sexta (24), o público verá a continuação da cena em que o crápula tenta violentar a funcionária. O ex-catador de caranguejo, entretanto, impediu o abuso e colocou um facão no pescoço do fazendeiro.

Dona Patroa (Camila Morgado) entrará na casa na sequência e evitará que o peão assassine o marido. Ela ainda dirá que o casal pode ir embora da propriedade em segurança.

Só que Egídio não deixará a humilhação passar em branco e mandará Marçal (Osvaldo Mil) e outros capangas a pegarem de volta o dinheiro que entregou aos ex-empregados.

Tião, a mulher e os dois filhos serão acolhidos por Iolanda na casa que era de Jacutinga (Juliana Paes). Rachid (Almir Sater) ainda contratará Joaninha como cozinheira do estabelecimento.

Já o personagem de Irandhir Santos se sentirá fracassado com o desemprego e começará a pensar na possibilidade de largar tudo e ir em busca de seus sonhos. A tristeza do peão deixará Joana preocupada --e com razão.

Em cenas previstas para irem ao ar em 3 de junho, Tião se despedirá da família e tomará a decisão de sair à procura de emprego. Haverá uma passagem de tempo de um mês, e o sofredor continuará sumido.

Um dia, pastor Lívio (Breno da Matta) o encontrará bastante debilitado na estrada. "Tião... Ô, Tião... Homem de Deus!", chamará o religioso. "Deixe-me, pastor... Deixe-me quieto no meu canto", pedirá ele.

O missionário questionará o motivo de o peão estar naquele estado. "Andando, pastor... É só o que tenho feito desde que saí de casa. Andar, andar e andar... E não chegar a lugar nenhum", lamentará.

Lívio conseguirá convencê-lo a voltar para casa, para o alívio de Joana. Mais adiante, a moça reclamará da mania do marido de sonhar alto demais.

Tião morreu na Renascer de 1993

Na primeira versão da novela, o matuto interpretado por Osmar Prado resolveu ir embora das terras do patrão quando descobriu que Teodoro (Herson Capri) assediava Joana (Tereza Seiblitz). Tião passou, então, a defender os direitos dos trabalhadores e até discursava para os operários.

O vilão se irritou com a postura do ex-catador de caranguejo e mandou espancá-lo. Por isso, Tião virou o principal suspeito de atentar contra a vida de Teodoro --embora a tocaia tivesse sido armada por Deocleciano (Roberto Bomfim) e Damião (Jackson Antunes).

O pobre coitado foi levado pela polícia, apesar de jurar ser inocente. Ele ainda se sentiu humilhado ao receber um tapa na cara de um carcereiro. Tião se enforcou na cela da prisão, deixando até o delegado em choque. O injustiçado ainda escreveu um bilhete denunciando a situação precária do trabalhador.

"Quem trabalha e mata a fome não come o pão de ninguém. Quem ganha mais do que come sempre ganha o pão de alguém. A escritura sagrada é a escritura de terra? Eu só queria um bocadinho de terra, pra mó de plantar minha rocinha e criar meus filhos", lamentou.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake será substituído por Mania de Você, nova trama de João Emanuel Carneiro, em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 20 a 29/6

Quinta, 20/6 (Capítulo 130)
Buba não gosta da reação de José Inocêncio. Damião ameaça Du ao ver o rapaz prestes a ferir Pitoco. José Inocêncio exige que Du escolha se fugirá ou permanecerá na fazenda com Teca e a criança. ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.