Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PASSADO DE BUBA

Renascer pisa no freio, fragmenta trama inédita e tira impacto de cenas fortes

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Gabriela Medeiros está em close com uma lágrima escorrendo pelo rosto em cena da novela Renascer como Buba

Buba (Gabriela Medeiros) em cena de Renascer: reencontro com o pai ficou para esta segunda (20)

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 20/5/2024 - 13h07

Renascer retardou a trama inédita sobre o reencontro de Buba (Gabriela Medeiros) com seu passado. Um flashback impactante, que deveria ter ido ao ar na última segunda (13), só foi apresentado na quinta (16) e reduzido. Teve outro que não contou com cenas de agressão, como o autor Bruno Luperi o escreveu, e a psicóloga apareceu só lembrando do episódio, ouvindo os gritos e colocando as mãos nas orelhas.

A participação de Malu Galli e Guilherme Fontes seria encerrada no sábado (18), mas ainda conta com as principais sequências para serem exibidas na noite desta segunda (20) na novela das nove da Globo. A estratégia adotada pelo diretor artístico do folhetim, Gustavo Fernández, suavizou bastante o drama da transfobia sofrido por Buba antes da transição de gênero. 

A escolha também fragmentou a história, fazendo-a perder o impacto. A primeira cena forte, que estava prevista para ir ao ar na segunda passada, era a de Buba sendo empurrada pelo pai, Humberto (Fontes), que a expulsou de casa. Ela iria ao ar antes mesmo de a personagem decidir ir até a sua cidade natal.

No entanto, a sequência só foi exibida no capítulo cem, depois que Meire (Malu) se apavorou com a visita da filha e fechou a porta na cara dela. No roteiro, o autor tomou o cuidado de não mostrar Buba como Beto, o pai agressivo iria espancar o filho e enxotá-lo, mas só as ações dele seriam mostradas, como se o público assistisse a tudo pelos olhos da vítima da violência: os de Buba. 

Em vez disso, um ator foi convocado para viver Buba na época em que ainda era Beto. As imagens foram desfocadas e entraram em modo rápido, quase frenético, no ar. Outra cena que tinha um peso grande para o telespectador entender a dor de Buba e também a importância de seu amigo Décio (Miguel Rômulo) não entrou no ar. 

Nela, um valentão que tinha falas e nome no roteiro, Tiago, liderava um grupo de pitboys que daria uma surra em Beto até Décio salvá-lo. A novela não mostrou nada disso, mas soltou as falas que estavam previstas na cena. Elas ecoaram na cabeça de Buba assim que ela chegou ao hotel da tal cidadezinha e reconheceu seu antigo melhor amigo. 

O trabalho de Miguel Rômulo quando Décio descobriu que Buba era seu "amigo irmão" foi emocionante. Assim com as cenas de Malu Galli em negação diante da transformação da filha. 

Apesar da estratégia adotada, a história descortina toda uma vida de dor para Buba se tornar a mulher que está em cena desde o começo da novela. O desfecho dessa trama, que não existiu na versão original de Renascer, em 1993, dará início ao romance dela com José Augusto (Renan Monteiro).

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 22/6 a 6/7

Sábado, 22/6 (Capítulo 132)
Bento diz a Augusto que não confia em Mariana. Marçal informa Egídio sobre o encontro de João Pedro com os produtores. Joana orienta Tião a procurar emprego na fazenda de João Pedro. Morena diz a João ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.