Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREANTE EM NOVELAS

Quem é a atriz que faz Buba em Renascer? Conheça a carreira de Gabriela Medeiros

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Gabriela Medeiros em cena como Buba na novela Renascer

Gabriela Medeiros em cena como Buba no remake de Renascer; a atriz também é transexual

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 10/2/2024 - 21h20

Aos 22 anos, Gabriela Medeiros faz sua estreia nos folhetins já com uma missão importante e cheia de representatividade: viver Buba no remake de Renascer. Assim como a personagem da novela das nove da Globo, a atriz é uma mulher transexual. A paulistana também é desenhista, poeta e gosta de fotografar pessoas.

Gabriela começou a fazer Teatro aos 14 anos, mas parou com as aulas na época do vestibular. Cursou Psicologia --mesmo curso de Buba na adaptação de Bruno Luperi-- e trabalhou durante um tempo no mercado financeiro.

Só que a paixão pelas artes falou mais alto, e ela decidiu largar tudo para se dedicar à atuação. Gabriela também está no elenco de Vicky e a Musa, série do Globoplay na qual vive Daniela.

Mas é na pele de Buba que a jovem vê sua primeira grande oportunidade na TV. A atriz pôde se inspirar na própria vida para compor a personagem. "A Buba respinga em minhas vivências pessoais. As cenas são reais, e muitas meninas trans passam pelo que a Buba passa, principalmente quando recai em uma camada afetiva amorosa", ressaltou em entrevista ao Gshow.

"E percebo também a importância de se ter uma mulher trans passando num horário nobre. Buba será referência para muitas meninas, assim como eu. Isso me deixa bastante orgulhosa", completou.

Impossível não sentir friozinho na barriga com a magnitude dessa personagem, ela é muito fantástica e encantadora. Estou me envolvendo cada vez mais com a história, me conectando com a essência da personagem.

Gabriela revelou ainda ter o sonho de fazer uma personagem de época. "Parece meio clichê, eu sei, mas fico encantada com os figurinos, a caracterização e todo o processo criativo."

Gabriela Medeiros antes da transição

Poucos dias depois da estreia do remake no horário nobre, Gabriela compartilhou no Instagram uma foto dela na infância e comoveu os seguidores com uma declaração para a criança que já foi no passado.

Gabriela Medeiros na infância

Gabriela na infância (Reprodução: Instagram)

"Se eu pudesse abraçar essa criança aí da foto, eu diria a ela que: você não nasceu no corpo errado, que seu jeitinho de ser é especial, que o seu olhar para o mundo é único, que a sua sensibilidade não é sinal de fraqueza... Diria também para essa criança não chorar mais quando cortarem seu cabelo, que uma hora ele irá crescer; diria para não retrair o corpo por ter vergonha de ser quem é."

"Curar sua criança Interior potencializa o seu eu adulto, o que vivemos na infância impacta toda a nossa vida e é importante curarmos as feridas que foram abertas naquela fase. Crescer, converter-nos em adultos, não é unicamente acumular anos, ver uma ruga no nosso rosto ou acumular bens materiais. Crescer é saber amadurecer com o tempo conservando tudo de bom de cada etapa vivida, de cada ciclo da nossa existência", refletiu.

"Eu amo essa criança, pois ela soube sobreviver a seu modo; sem permitir com que as pessoas ao seu redor a podassem de ser quem ela é. Como eu sempre dizia: 'Quando eu crescer irei me tornar uma borboleta'", arrematou.

Atriz que fez a Buba na 1ª versão

Maria Luisa Mendonça foi quem interpretou Buba na novela originalmente exibida em 1993. Na época, a personagem era era chamada de hermafrodita --termo pejorativo para designar pessoas intersexo, aquelas que nascem com características físicas, genéticas ou hormonais que não se enquadram nas definições biológicas binárias masculinas e femininas.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.