Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

DRAMA INÉDITO

Capítulo 100 de Renascer toca o terror e solta fantasma em templo sagrado

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

A atriz Gabriela Medeiros está em close em cena da novela Renascer, da Globo, como Buba

Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer: capítulo 100 foca em história dramática antes da transição

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 16/5/2024 - 6h15

Renascer chega à exibição do 100º capítulo nesta quinta-feira (16) com foco em uma trama inédita criada pelo autor Bruno Luperi exclusivamente para o remake. O passado de Buba (Gabriela Medeiros) será mostrado e revelará todo o sofrimento antes de ela fazer a transição de gênero. A psicóloga será rejeitada pela mãe, uma dona de casa religiosa, que ainda anunciará que o pior está por vir: a reação de seu marido.

Para isso, a novela escalou as participações especiais de Guilherme Fontes (Humberto), Malu Galli (Meire) e Miguel Rômulo (Décio), como pai, mãe e melhor amigo de Buba quando ela ainda atendia pelo nome que recebeu ao nascer, Beto. 

A trama se assemelha a histórias reais de mulheres trans: Buba foi expulsa de casa por não se identificar com o corpo com o qual veio ao mundo, sofreu violências por parte dos familiares e também de transfóbicos nas ruas. O horror das cenas fortes deverá contar com uma edição mais sutil, que indique os ataques, mas sem mostrar as agressões em si.

No entanto, o texto da novela toca o terror, é feito para meter o dedo na ferida e promover reflexões. Buba chegará a ser chamada de "aberração" pelo próprio pai. Meire ficará horrorizada diante da filha e insistirá em se referir a ela como "filho". As sequências pesadas continuarão no capítulo de sexta (17) e sábado (18), até Meire pedir perdão a Buba por não respeitar quem ela é de fato.

Uma das cenas mostrará Buba tendo um ataque de pânico ao espiar o pai deixando a mãe na igreja de sua cidade natal. Ela irá para o hotel aos prantos e se jogará no chão desesperada, sem conseguir abrir a porta do quarto. 

Olhos do irmão morto

Nesse momento, Décio olhará nos olhos dela e verá Beto. Ele ficará com lágrimas nos olhos e falará que ela parece seu melhor amigo, que morreu há mais ou menos dez anos. "Um irmão que a vida tinha me dado e me tirou", declarará o rapaz, que surgirá em cena como recepcionista do hotel.

Ao mesmo tempo, José Augusto (Renan Monteiro) falará com Meire dentro da igreja. Ele se apresentará à dona de casa, contará que é amigo de sua filha e fará um discurso que deixará a mulher apavorada com o fantasma "do filho morto". Em quase todas as cenas do drama de Buba, a novela reforçará que os pais dela transformaram a transição da filha na morte de Beto. 

beatriz damy/tv globo

Meire e Buba

Meire (Malu Galli) rejeitará a filha em reencontro

"Meu filho morreu", soltará Meire para o médico. "Seu filho não morreu, porque a senhora nunca teve um filho, pelo menos não um que se identificasse como um filho", rebaterá o herdeiro dos Inocêncio. Ela tentará sair de perto dele.

Conversa sincera na sacristia

"Eu ficaria pra escutar o que eu tenho a dizer, dona Meire, a menos que a senhora prefira que eu vá até o bar conversar com o sêo Humberto e com os amigos dele", ameaçará Augusto. Eles irão conversar na sacristia. A essa altura, Meire já terá enxotado Buba da porta de sua casa, e o médico dirá:

Você perdeu mais uma oportunidade de conhecer a mulher incrível que ela se tornou... Não por tua causa! Buba sempre se compreendeu enquanto mulher! Não é um órgão que determina a identidade de gênero de uma pessoa. Eu sou médico e estou conversando em termos clínicos. Sua filha não tem nenhum problema... Eu já não posso dizer o mesmo da senhora, nem do seu marido.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 18/7 e 3/8

Quinta, 18/7 (Capítulo 154)
José Inocêncio pede perdão a João Pedro, mas diz a Deocleciano que sente que perdeu o filho para sempre. José Inocêncio manda Bento chamar Kika para que ela venha até a fazenda. Delegado Nórcia interroga Marçal ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.