DRAMA INÉDITO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Buba (Gabriela Medeiros) em Renascer: capítulo 100 foca em história dramática antes da transição
Renascer chega à exibição do 100º capítulo nesta quinta-feira (16) com foco em uma trama inédita criada pelo autor Bruno Luperi exclusivamente para o remake. O passado de Buba (Gabriela Medeiros) será mostrado e revelará todo o sofrimento antes de ela fazer a transição de gênero. A psicóloga será rejeitada pela mãe, uma dona de casa religiosa, que ainda anunciará que o pior está por vir: a reação de seu marido.
Para isso, a novela escalou as participações especiais de Guilherme Fontes (Humberto), Malu Galli (Meire) e Miguel Rômulo (Décio), como pai, mãe e melhor amigo de Buba quando ela ainda atendia pelo nome que recebeu ao nascer, Beto.
A trama se assemelha a histórias reais de mulheres trans: Buba foi expulsa de casa por não se identificar com o corpo com o qual veio ao mundo, sofreu violências por parte dos familiares e também de transfóbicos nas ruas. O horror das cenas fortes deverá contar com uma edição mais sutil, que indique os ataques, mas sem mostrar as agressões em si.
No entanto, o texto da novela toca o terror, é feito para meter o dedo na ferida e promover reflexões. Buba chegará a ser chamada de "aberração" pelo próprio pai. Meire ficará horrorizada diante da filha e insistirá em se referir a ela como "filho". As sequências pesadas continuarão no capítulo de sexta (17) e sábado (18), até Meire pedir perdão a Buba por não respeitar quem ela é de fato.
Uma das cenas mostrará Buba tendo um ataque de pânico ao espiar o pai deixando a mãe na igreja de sua cidade natal. Ela irá para o hotel aos prantos e se jogará no chão desesperada, sem conseguir abrir a porta do quarto.
Nesse momento, Décio olhará nos olhos dela e verá Beto. Ele ficará com lágrimas nos olhos e falará que ela parece seu melhor amigo, que morreu há mais ou menos dez anos. "Um irmão que a vida tinha me dado e me tirou", declarará o rapaz, que surgirá em cena como recepcionista do hotel.
Ao mesmo tempo, José Augusto (Renan Monteiro) falará com Meire dentro da igreja. Ele se apresentará à dona de casa, contará que é amigo de sua filha e fará um discurso que deixará a mulher apavorada com o fantasma "do filho morto". Em quase todas as cenas do drama de Buba, a novela reforçará que os pais dela transformaram a transição da filha na morte de Beto.
beatriz damy/tv globo
Meire (Malu Galli) rejeitará a filha em reencontro
"Meu filho morreu", soltará Meire para o médico. "Seu filho não morreu, porque a senhora nunca teve um filho, pelo menos não um que se identificasse como um filho", rebaterá o herdeiro dos Inocêncio. Ela tentará sair de perto dele.
"Eu ficaria pra escutar o que eu tenho a dizer, dona Meire, a menos que a senhora prefira que eu vá até o bar conversar com o sêo Humberto e com os amigos dele", ameaçará Augusto. Eles irão conversar na sacristia. A essa altura, Meire já terá enxotado Buba da porta de sua casa, e o médico dirá:
Você perdeu mais uma oportunidade de conhecer a mulher incrível que ela se tornou... Não por tua causa! Buba sempre se compreendeu enquanto mulher! Não é um órgão que determina a identidade de gênero de uma pessoa. Eu sou médico e estou conversando em termos clínicos. Sua filha não tem nenhum problema... Eu já não posso dizer o mesmo da senhora, nem do seu marido.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
TUDO SOBRE
Bruno Luperi
Gabriela Medeiros
Globo
Guilherme Fontes
Malu Galli
Miguel Rômulo
Renan Monteiro
Renascer
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.