CÂNDIDA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Cândida (Maria Fernanda Cândido) em Renascer; personagem não existia na versão original
Apesar de manter uma das cenas mais lembradas da versão original, a Globo promoveu diversas mudanças no primeiro capítulo do remake de Renascer Cândida, interpretada por Maria Fernanda Cândido, não existia em 1993. A novela das nove também ganhou uma nova música de abertura --trocando Confins por Lua Soberana, na voz de Luedji Luna e Xênia França.
Com mais capítulos pela frente, Bruno Luperi obrigatoriamente vai ter que mexer nos roteiros de Benedito Ruy Barbosa. O autor havia sido criticado justamente por pouco interferir no texto original do avô ao adaptar Pantanal em 2022.
Cândida foi criada especialmente para a nova versão, ainda que a participação de Maria Fernanda Cândida já tenha acabado nesta segunda (22). Ela foi responsável por transformar José Inocêncio (Humberto Carrão) em um produtor de cacau, ao aceitar lhe vender a fazendeira à beira da falência.
O coronel Firmino (Enrique Díaz) também é uma das novidades do remake. O personagem é apenas citado na primeira versão. Já o coronel Egídio (Guilherme Brumatti) só aparecia a partir da segunda fase.
Rachid igualmente ganhou dois intérpretes, já que Gabriel Sater vai passar o bastão para o próprio pai, Almir Sater. O mascate foi vivido por apenas por Luís Carlos Arutin (1933-1996) em 1993.
A abertura surpreendeu os telespectadores nas redes sociais ao abrir mão de Confins, de Ivan Lins. Luedji Luna e Xênia França regravaram Lua Soberana, de Sérgio Mendes --a qual já fazia parte da trilha sonora oficial da primeira versão.
"Desde Pantanal que o Bruno Luperi só faz aberturas com imagens aleatórias da natureza e não foi diferente com Renascer. A original tinha uma proposta bem mais interessante. Além disso, a abertura parece estar na velocidade dois. A música é o ponto positivo", observou o internauta Pedro Lima no X (antigo Twitter).
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.