Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

AJUSTES NA PROGRAMAÇÃO

Globo acelera ritmo em Renascer e faz manobra que antecipa cenas fortes

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Juan Paiva contracena com Theresa Fonseca numa cachoeira em Renascer; eles estão caracterizados como João e Mariana

João Pedro (Juan Paiva) e Mariana (Theresa Fonseca) se encaram em cena da novela Renascer

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 28/3/2024 - 6h15

Há uma semana, algumas cenas de Renascer foram antecipadas. São apenas duas sequências deslocadas por capítulo, mas que impactam no resultado final. Com isso, o remake acelerou discretamente o ritmo e criou chamadas de encerramento com conteúdo mais forte, para que os ganchos aticem a curiosidade do telespectador. 

A manobra feita na edição da novela das nove da Globo não chega a cortar conteúdo, mas algumas cenas de contemplação foram reduzidas. A primeira vez de Sandra (Giullia Buscacio) e João Pedro (Juan Paiva), por exemplo, deveria ser exibida na última sexta (22), mas o casal já incendiou o desfecho do capítulo de quarta (20).

Rachid (Almir Sater) só entraria em cena no sábado (23), mas o libanês apareceu já na sexta. Nesta semana, a cena de Mariana (Theresa Fonseca) tomando banho nua na cachoeira estava prevista para esta quinta (28), mas foi o gancho do próximo capítulo já na terça (26). 

Renascer perdeu a força que imprimiu durante toda a primeira fase, mas o Notícias da TV apurou que o planejamento traçado pelo autor Bruno Luperi e o diretor artístico Gustavo Fernández não será alterado --pelo menos, por enquanto. A produção tem uma frente generosa de capítulos escritos, e muitas cenas inéditas gravadas na Bahia ainda serão exibidas. 

Os ajustes na edição são apontados nos bastidores como uma questão de estratégia da direção, que muitas vezes precisa fazer alterações na duração da novela por mudanças na programação devido aos jogos de futebol.

Apesar de não repercutir tanto como no começo, Renascer está cumprindo seu propósito. A audiência não caiu, mantendo-se entre 24 e 27 pontos no Ibope da Grande São Paulo na segunda fase. A expectativa é que os ajustes na edição deem uma força para os números subirem nesta reta final do Big Brother Brasil, que terminará no próximo dia 16.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 18 a 27/4

Quinta, 18/4 (Capítulo 76)
Sandra, João Pedro e Augusto enfrentam Egídio. José Inocêncio celebra a gravidez de Buba. Inácia critica a atitude de João Pedro e Augusto por terem ameaçado Egídio. José Inocêncio orienta Venâncio em como agir com Eliana, ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.