ENCONTRO SIMBÓLICO
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Juliana Paes na versão idosa e jovem da personagem Jacutinga, que se despede de Renascer
Renascer terá um encontro simbólico entre a versão jovem e a idosa de Jacutinga (Juliana Paes). A cafetina se despedirá da novela das nove da Globo com um monodrama que a mostrará na casa em que o acontecimento mais importante da primeira fase se desenrolou: o casamento de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos).
A caracterização para deixar a atriz com aparência de 70 anos foi o primeiro tombo do remake da história de 1993. O público notou que as mãos de Jacutinga ficaram de fora do processo de envelhecimento, e a imagem de Juliana Paes idosa virou até meme nas redes sociais.
No capítulo desta sexta-feira (16), a personagem terá uma dramática despedida. Se a cena for ao ar de acordo com o desejo do autor, Bruno Luperi, a cafetina vai ficar diante de sua versão jovem, numa espécie de acerto de contas. "Podemos filmar a troca de olhares entre as duas Jacutingas através do tempo sobre a perspectiva dela jovem no casamento", pediu o novelista no roteiro entregue aos atores.
"Jacutinga fecha a porta de seu quarto, vazio, tocada pela dor de ver aquela casa toda abandonada. Apanha as malas e desce a escadaria num passo lento, como quem contempla a importância de cada canto do lugar em sua própria história. O vazio em que ele se encontra agora contrasta com insertes do que ele fora nos anos áureos e que se sobrepõem ao retrato da decadência que é hoje", disse a descrição da cena.
Ao chegar no salão em que o casal de protagonista celebrou sua união, a personagem de Juliana Paes olhará fixamente para um ponto, "como se pudesse atravessar os limites do tempo", de acordo com o pedido de Luperi à direção. O encontro entre as duas versões da personagem ocorrerá nesse momento.
"Ali, vendo um flashback do casamento, Jacutinga troca olhares consigo mesma, mais jovem, no dia do casamento. E ambas se entreolham através do tempo e parecem se despedir uma da outra, como se soubessem que esse dia, inevitavelmente, fosse chegar", escreveu o autor.
Se a cena for ao ar como foi escrita, Juliana Paes terá tempo para explorar toda a emoção da personagem. O momento feliz do casamento dará lugar ao clima triste da despedida, até que uma lágrima cairá dos olhos de Jacutinga.
"Nessa lágrima habita tanto a dor de uma quenga quanto o orgulho de uma mulher e a certeza de que enfrentaram e afrontaram, juntas e de peito aberto, o poder e os poderosos da região. E, se não os venceram, resistiram a eles. Pois eles passaram, e ela ficou", finalizou Luperi.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.