Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ENCONTRO SIMBÓLICO

Renascer: Juliana Paes envelhecida encara Jacutinga jovem em despedida

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Juliana Paes na versão idosa e jovem da personagem Jacutinga, da novela Renascer

Juliana Paes na versão idosa e jovem da personagem Jacutinga, que se despede de Renascer

ODARA GALLO

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 15/2/2024 - 15h02

Renascer terá um encontro simbólico entre a versão jovem e a idosa de Jacutinga (Juliana Paes). A cafetina se despedirá da novela das nove da Globo com um monodrama que a mostrará na casa em que o acontecimento mais importante da primeira fase se desenrolou: o casamento de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) e Maria Santa (Duda Santos).

A caracterização para deixar a atriz com aparência de 70 anos foi o primeiro tombo do remake da história de 1993. O público notou que as mãos de Jacutinga ficaram de fora do processo de envelhecimento, e a imagem de Juliana Paes idosa virou até meme nas redes sociais.

No capítulo desta sexta-feira (16), a personagem terá uma dramática despedida. Se a cena for ao ar de acordo com o desejo do autor, Bruno Luperi, a cafetina vai ficar diante de sua versão jovem, numa espécie de acerto de contas. "Podemos filmar a troca de olhares entre as duas Jacutingas através do tempo sobre a perspectiva dela jovem no casamento", pediu o novelista no roteiro entregue aos atores.

"Jacutinga fecha a porta de seu quarto, vazio, tocada pela dor de ver aquela casa toda abandonada. Apanha as malas e desce a escadaria num passo lento, como quem contempla a importância de cada canto do lugar em sua própria história. O vazio em que ele se encontra agora contrasta com insertes do que ele fora nos anos áureos e que se sobrepõem ao retrato da decadência que é hoje", disse a descrição da cena.

Ao chegar no salão em que o casal de protagonista celebrou sua união, a personagem de Juliana Paes olhará fixamente para um ponto, "como se pudesse atravessar os limites do tempo", de acordo com o pedido de Luperi à direção. O encontro entre as duas versões da personagem ocorrerá nesse momento.

"Ali, vendo um flashback do casamento, Jacutinga troca olhares consigo mesma, mais jovem, no dia do casamento. E ambas se entreolham através do tempo e parecem se despedir uma da outra, como se soubessem que esse dia, inevitavelmente, fosse chegar", escreveu o autor.

Se a cena for ao ar como foi escrita, Juliana Paes terá tempo para explorar toda a emoção da personagem. O momento feliz do casamento dará lugar ao clima triste da despedida, até que uma lágrima cairá dos olhos de Jacutinga.

"Nessa lágrima habita tanto a dor de uma quenga quanto o orgulho de uma mulher e a certeza de que enfrentaram e afrontaram, juntas e de peito aberto, o poder e os poderosos da região. E, se não os venceram, resistiram a eles. Pois eles passaram, e ela ficou", finalizou Luperi.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.