Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FALHA TÉCNICA

Dona Bela ou Freddy Krueger? Maquiagem de Jacutinga vira 1º tombo de Renascer

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Montagem com Juliana Paes à esquerda como Jacutinga envelhecida em Renascer e Zezé Macedo como dona Bela na Escolinha do Professor Raimundo à direita

Jacutinga (Juliana Paes) em Renascer e dona Bela (Zezé Macedo) na Escolinha do Professor Raimundo

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 7/2/2024 - 21h00

Com uma boa repercussão de audiência no prólogo, Renascer sofreu o primeiro grande revés na virada para os dias atuais na segunda (5). Uma falha na caracterização de Juliana Paes, que passou horas na cadeira de maquiagem para ser envelhecida na marra, acabou estragando uma boa ideia de Bruno Luperi --a de trazer Jacutinga para a segunda fase da novela das nove da Globo.

O autor passou com louvor de uma das primeiras provas de fogo do remake, já que tinha o dobro de capítulos para desenvolver na primeira fase. Luperi acumulou acertos que vão desde a crise de consciência de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) em tornar-se um coronel à criação de novos personagens como Cândida (Maria Fernanda Cândido).

O roteirista também ganhou pontos ao desvendar um mistério criado pelo avô, Benedito Ruy Barbosa, e que já se arrastava havia mais de 30 anos. A morte do coronel Firmino (Enrique Diaz), que tinha sido apenas citada em 1993, foi mostrada em grande estilo em um dos pontos altos até aqui --o vilão acabou soterrado por sementes de cacau.

Juliana Paes, por sua vez, também encontrou um tom próprio para Jacutinga. A atriz se mostrou segura no papel desde o primeiro capítulo, desviando das comparações (inevitáveis) com a intérprete anterior --ninguém menos do que Fernanda Montenegro.

A aposta de Luperi em trazer a cafetina para os dias atuais, entretanto, se tornou o primeiro tropeço do remake de Renascer. Um erro praticamente gritou na primeira aparição da prostituta já com seus 70 anos --a mão sem qualquer sinal de envelhecimento em contraste com o rosto coberto de rugas.

A caracterização também foi criticada nas redes sociais, já que destoou do primor técnico que o diretor Gustavo Fernandez havia estabelecido até então. O público apontou que as marcas mais se pareciam com as de queimaduras do que com rugas, comparando a personagem ao vilão Freddy Krueger, de A Hora do Pesadelo (1984).

O descuido com as mãos e com os braços de Jacutinga foi o suficiente para transformar o que seria uma homenagem em uma grande piada. A cafetina segue no ar durante mais alguns capítulos, mas o estrago está feito. E os memes com a dona Bela (Zezé Macedo), da Escolinha do Professor Raimundo (1990-1995), continuam circulando por aí.

Até Juliana Paes entrou na brincadeira e trocou sua foto de perfil no X (antigo Twitter) por uma imagem de Yzma, vilã de A Nova Onda do Imperador (2000). A feiticeira da animação da Disney buscava a juventude eterna --e seria capaz de afundar o próprio reino em trevas para se manter bela para sempre.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 29/4 a 11/5

Segunda, 29/4 (Capítulo 85)
Morena demonstra a Deocleciano seu encantamento por Teca. Bento se prontifica a convencer o pai a abrir uma sala de aula para adultos, como deseja Lu. Sandra confessa a Eliana que alugou a casa de Jacutinga ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.