ÚLTIMOS CAPÍTULOS
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Teca (Lívia Silva) em Renascer: adolescente virará instrumento do espírito da bisavó na novela
O espírito de Quitéria (Belize Pombal) vai ser fundamental para o remake de Renascer dar o mesmo final da versão original a José Inocêncio (Marcos Palmeira) --em que finalmente reencontra Maria Santa (Duda Santos). A alma penada surgirá em cena como se estivesse viva, morando na mesma casa e ainda confundirá Teca (Lívia Silva) com a filha mais velha, Marianinha (Gabriella Cristina).
Quitéria levará a adolescente para o casebre e a colocará para costurar a fantasia do Bumba. Antes, ela tirará do pescoço de Teca a conta de Iansã --amuleto de proteção dado por Inácia (Edvana Carvalho) à jovem justamente para ela não ser influenciada por espíritos presos à Terra e vingativos e também energias negativas.
O colar será pendurado do lado de fora do imóvel, onde atualmente está a imagem de Nossa Senhora e que foi transformado em capela. No entanto, o público verá a casa como era na época em que Quitéria vivia lá durante a primeira fase da novela, que se passava há mais de 35 anos.
Quitéria estará enlouquecida para o Bumba sair logo em procissão. A festa terminará em um banho de sangue. Egídio (Vladimir Brichta) vestirá a fantasia do pai e atirará vária vezes em José Inocêncio. Um dos tiros, acertará a coluna do coronel, que ficará sem andar nos últimos capítulos e sofrerá muito acamado. Ele terá depressão e desejará a morte.
João Pedro (Juan Paiva) acabará arrancando o facão do pai dos pés do jequitibá-rei. Em seguida, Inocêncio pedirá perdão ao filho, falará que o ama, reconhecendo seu maior erro na vida e morrerá, indo encontrar finalmente a mulher amada.
Para quem não lembra, após fazer um exame de DNA por causa do bebê que esperava, Teca descobriu que é neta de Marianinha. Seu pai era o filho que a irmã de Maria Santa carregava no ventre quando foi expulsa de casa pelo pai, Venâncio (Fabio Lago). Tudo indica que ele estuprou a filha e a engravidou, mas isso ficou somente no ar durante a primeira fase da trama.
Teca será abordada por Quitéria após ter um rompante e pegar o material comprado por Inocêncio para Inácia confeccionar a fantasia do Bumba. Só que a empregada terá se negado a costurar a roupa.
"Desde que seu pai lhe botô pra fora que eu num tive mais sossego ni minha vida!", dirá o espírito de Qutéria, que falará isso tirando o amuleto de proteção da jovem. "Mas agora você voltô, fia... É só isso que importa! Venha", dirá a alma penada, puxando a garota para dentro do casebre.
Ao ver a decoração da casa toda diferente, Teca descobrirá que está em universo completamente desconhecido e, por isso mesmo, extremamente sedutor. "Agora me dê logo isso, que se o teu pai chegá em casa e o Bumba tivé sem rôpa... Vai sê o diabo!", declarará a assombração, pegando o pacote com tecidos e linhas.
Em seguida, Renascer mostrará Teca debruçada na máquina de costura, trabalhando na roupa do Bumba sob um transe imposto pelo fantasma da bisavó. Quitéria estará cantando músicas da festa do boi. O autor Bruno Luperi descreveu a cena da seguinte forma no roteiro:
A menina vai ganhando candência até chegar ao auge desta manifestação. E é como se o mundo dela se resumisse aquela máquina. Aquele momento. A roupa. É como se sua existência toda tivesse sido para isso. E só para isso. As emoções jorram de Teca, que se rende por completo, se deixando atravessar por elas sem julgamentos, se entregando a esse momento tal qual um instrumento.
Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.
Bruno Luperi é responsável pela adaptação da saga rural que ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.