Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

HISTÓRIA MAL CONTADA

Renascer escancara a própria falha em assassinato para ter indignação e virada

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Juan Paiva contracena com Rodrigo Simas em cena de morte na novela Renascer, da Globo

João Pedro (Juan Paiva) e José Venâncio (Rodrigo Simas) em cena dramática da novela das nove

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 17/7/2024 - 20h00

Na época da morte de José Venâncio (Rodrigo Simas), Renascer não mostrou investigação, perícia nem laudo de necrópsia. Ainda fez um funeral "vapt-vupt", deixando as "viúvas" do publicitário de fora da despedida. Aliás, o delegado Nórcia (Edmilson Barros) só foi aparecer na novela recentemente, com o roubo do cacau das terras que pertenciam ao filho morto de José Inocêncio (Marcos Palmeira).

A furo no roteiro será usado agora pelo próprio coronel, que ficará indignado com a atenção que o delegado dará à tentativa de homicídio que Egídio (Vladimir Brichta) sofrerá. "Pelo visto o delegado vai investigá esse atentado mais a fundo do que investigô o assassinato de meu filho", disparará Inocêncio ao ver o agente da lei em sua casa. 

"O assassinato de José Venâncio segue aberto", responderá Nórcia. "Mas eu num me lembro de visto tamanha movimentação de tua parte pra encontrá o culpado", alfinetará o fazendeiro.

Essa cena está prevista para ir ao ar nesta sexta-feira (19) na novela das nove da Globo. O diálogo surgirá juntamente com reviravolta na história de Kika (Juliane Araújo). A advogada deixou a trama, inclusive se despediu, dizendo a Eliana (Sophie Charlotte), que ia seguir em frente.

Mas, diferentemente do que ocorreu na versão original do folhetim, exibida em 1993 pela Globo, a defensora voltará à Bahia e se tornará algoz do delegado. Ela lutará por justiça e começará sua trama inédita soltando Tião Galinha (Irandhir Santos) da cadeia. O peão será preso como suspeito de tentar matar Egídio nos próximos capítulos.

O autor do remake, Bruno Luperi, manteve a falta de caça ao autor do assassinato de Venâncio, mas tentará reverter esse furo no roteiro trazendo à tona a própria indignação do pai do morto.

Com isso, dá para perceber que a falha ocorreu na construção da novela lá atrás, já que o criador da saga rural, Benedito Ruy Barbosa, quis matar José Venâncio (Taumaturgo Ferreira) no passado por problemas com o intérprete do personagem. Foi uma morte que não teve investigação, com os fios soltos sendo aparados no desenrolar do que já estava planejado para acontecer.

Pena o remake ter seguido a incoerência no roteiro do assassinato de Venâncio nos dias de hoje. A polícia só aparecer no roubo de cacau e no atentado, ignorando a morte do filho de um coronel, é uma bela derrapada.

Leia também -> Resumo dos próximos capítulos da novela Renascer.

Bruno Luperi é responsável pela adaptação da saga rural que ficará no ar até 7 de setembro. Mania de Você, de autoria de João Emanuel Carneiro, entrará no lugar do remake.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 17 a 27/7

Quarta, 17/7 (Capítulo 153)
Damião diz a Eliana que sua missão é não deixar nada de mal acontecer com os filhos de Inocêncio enquanto ele está viajando. João Pedro garante que mata Egídio antes que ele o mate. João encontra ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.