Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ALTA EXPECTATIVA

Globo aposta tudo em Renascer e dá mais 30 capítulos para autor modernizar trama

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

Marcos Palmeira posa em um pé de cacau como José Inocêncio de Renascer

Marcos Palmeira interpretará José Inocêncio no Remake de Renascer, que estreia em janeiro

ODARA GALLO E CARLA BITTENCOURT

odara@noticiasdatv.com

Publicado em 10/11/2023 - 21h00

Depois de patinar na audiência com Travessia (2022) e Terra e Paixão, a Globo quer voltar a sonhar com o patamar dos 30 pontos em sua faixa mais nobre e aposta todas as fichas na nova versão de Renascer. Bruno Luperi passou com louvor no teste quando escreveu o remake de Pantanal (2022) e ganhou cinco semanas a mais para contar outra história consagrada do avô, Benedito Ruy Barbosa. A novela será a segunda mais longa dos últimos nove anos, e o autor ganhou carta branca para explorar temas alinhados com pautas mais atuais.

As duas novelas rurais de Ruy Barbosa passaram dos 200 capítulos em suas exibições originais. A versão atualizada de Pantanal, no entanto, foi reduzida para 167 episódios no ano passado. Ainda havia incerteza em torno do desempenho de Luperi em seu primeiro voo solo e de como o público receberia a história que foi sucesso em 1990.

Deu tudo certo. A Globo virou a página do fracasso de Um Lugar ao Sol (2021), a história de Juma (Alanis Guillen) ultrapassou os 30 pontos diversas vezes e virou hit de repercussão nas redes sociais. Com isso, Bruno Luperi ganhou status de queridinho nos corredores e recebeu para Renascer uma ambiciosa encomenda, desta vez com 197 capítulos.

De acordo com fontes ouvidas pelo Notícias da TV, a emissora pediu que o autor atualizasse a história e criasse núcleos. Também sugeriu uma novela mais longa para desenvolver tramas diferentes da versão original, de 1993. Oficialmente, a Globo afirma que não fez nenhuma solicitação específica a Luperi. "As adequações e atualizações fazem parte do processo natural de uma releitura para trazer temáticas contemporâneas à obra", diz em nota.

O protagonista José Inocêncio, que será vivido por Marcos Palmeira, produzia apenas cacau na década de 1990, por exemplo, mas agora volta como pioneiro também em outros ramos do agronegócio. O peão Zinho Jupará, interpretado por Cosme dos Santos em 1993, virará Zinha (Samantha Jones), uma trabalhadora rural que enfrentará conflitos ao se descobrir lésbica.

Além de favorecer a parte artística, a construção e o desenvolvimento dos personagens e dar fôlego à história, a novela foi espichada pensando também, claro, na questão comercial. O bom desempenho de Pantanal ainda reverbera e, por isso, Renascer já chegou com força no mercado publicitário desde o seu lançamento. A regra é simples: com mais tempo no ar, maior a receita.

Outro fator que contribui para que a próxima novela das nove embale na audiência é o período em que vai ao ar. Renascer estreia em 22 de janeiro e deverá ser exibida até 6 de setembro, ou seja, mostrará toda a sua história em 2024. Folhetins que não precisam enfrentar o período crítico das festas de fim de ano e férias escolares, em que há menos público em frente à TV, têm mais chances de sucesso, como aconteceu com A Força do Querer (2017), A Dona do Pedaço (2019) e a própria Pantanal.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 22/2 a 2/3

Quinta, 22/2 (Capítulo 28)
Teca decide continuar à procura de Du. Buba provoca um acidente de carro e atinge Teca. A menina não aceita ir para o hospital, apesar da insistência de Buba. Joana agradece a Padre Santo e ao ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.