Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

FIRMINO

Enrique Diaz usa intuição para fazer novo coronel em Renascer: 'Me deixei levar'

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

O ator Enrique Diaz está caracterizado como Firmino no remake da novela Renascer, da Globo

Enrique Diaz interpreta o coronel Firmino em Renascer, novela que estreia dia 22 na Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 4/1/2024 - 10h00

Enrique Diaz faz uma participação especial em Renascer como Firmino, personagem inédito do remake. O coronel fez fortuna atuando como intermediário da compra e venda de cacau na região de Ilhéus e, mais tarde, como agiota. Para o intérprete, o fato de o inescrupuloso ser novidade na história lhe deu liberdade para usar a intuição. "Eu me deixei levar. Fiquei com as antenas ligadas", conta. 

Ardiloso, o mau-caráter não deixa transparecer suas reais pretensões, e essa foi a base que o ator usou para compor Firmino. Ele morrerá em um ajuste de contas que jamais será esclarecido, deixando seus negócios para o filho Egídio (Vladimir Brichta).

"Não estar na primeira versão é divertidamente curioso. O personagem é superinteressante, já dava para ver no texto e ainda assim foi uma coisa mais intuitiva o meu trabalho", valoriza Diaz.

Na pele de Firmino, ele aparece bem rústico e com uma extensa cabeleira. "A caracterização determinou muito coisa, é uma caracterização forte, trouxe a oportunidade de eu não controlar aquilo", completa. 

O ator afirma que as gravações têm uma áurea de celebração. Ele encontrou muita gente com quem trabalhou há muitos anos. "Ficou muito longe de uma obra que eu diga: 'Isso aqui é meu'. Não, isso aqui é o meu fluxo com esses meus colegas, que são sensacionais", tenta explicar Diaz. 

Clima de festa impera nos bastidores

Ele lembra que fez uma ótima parceria no remake de Pantanal (2022) com Juliana Paes, que agora na nova versão de Renascer será a cafetina Jacutinga. Reencontrar a atriz nesse novo lugar, como a "casa das damas" que quase todos os personagens masculinos frequentam, o fazia ficar entusiasmado antes de trabalhar.

Ele contracena também com Maria Fernanda Cândido, sua principal parceira de cena na minissérie Felizes para Sempre? (2015). Ainda se encontrou nos estúdios com Marcos Palmeira, que é seu amigo desde a infância. 

"Zero competição entre a gente, mas os personagens supercompetindo... A gente ali, na lida do dia a dia, com esse negócio cheio de facas, um faroeste, aquela polarização, que está no texto, na situação. Mas a gente não precisa muito entrar nessas coisas, acaba operando no modo amor", discursa.

Firmino é um dos vários inimigos de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira). Ao lado do coronel Belarmino (Antonio Callloni), ele domina o poder na região à base da violência e tentará impedir o mocinho, a quem chamam de forasteiro, de se estabelecer no local.

Renascer foi criada por Benedito Ruy Barbosa e exibida originalmente pela Globo em 1993. A adaptação da saga rural é feita pelo neto do autor, Bruno Luperi, e sua estreia acontecerá no próximo dia 22 no lugar de Terra e Paixão.


Resumos Semanais

Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 15 a 27/7

Segunda, 15/7 (Capítulo 151)
Egídio conta a Mariana o que aconteceu entre ele e João Pedro sentindo-se vitorioso. João Pedro chega ao hospital. A médica diz que batimentos estão fracos e que será preciso fazer uma cesariana de emergência. Sandra ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.