MARIANINHA
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Rachid (Almir Sater) no remake de Renascer; ele carregava segredo na primeira versão da novela
Rachid (Almir Sater) voltou para Renascer para colocar fim a um mistério que se arrasta desde a primeira fase. Se Bruno Luperi seguir à risca a história original, o mascate será responsável por explicar o que aconteceu com Marianinha --irmã de Maria Santa (Duda Santos) que foi expulsa de casa pelo próprio pai, Venâncio (Fábio Lago).
O libanês, que foi responsável por costurar a pele de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) de volta ao corpo no início da trama, já deu as caras no remake. Se o folhetim repetir os acontecimentos da obra de Benedito Ruy Barbosa, ele seguirá até o último capítulo.
Rachid se interessará por dona Patroa (Camila Morgado), a qual se cansará dos maus-tratos do coronel Egídio (Vladimir Brichta) e se jogará de cabeça em um novo amor.
Ele, contudo, também deve ser novamente responsável por explicar o que aconteceu com Marianinha. A revelação só aconteceu no último capítulo da versão original, em que alguns fios ainda ficaram soltos para o público.
Luperi já deu indícios de que vai explicar melhor o que aconteceu com a irmã de Maria Santa, uma vez que até Inácia (Edvana Carvalho) acabou se envolvendo na trama. Ela recentemente teve uma visão de que Teca (Lívia Silva) é neta de Marianinha, que havia deixado Ilhéus grávida após ter sido abusada pelo próprio pai.
Originalmente, Rachid teria encontrado a jovem no meio da estrada e assumido o filho que carregava na barriga. Kalil foi o primeiro dos cinco herdeiros do casal, mas nunca se deu bem com o pai de criação. Não à toa, Teca cresceu longe dos avós.
Um livro que já apareceu na mão de Buba (Gabriela Medeiros) reforça a teoria de que Rachid, mais uma vez, entrou para a família de Maria Santa. Ela apareceu lendo Capitães de Areia, de Jorge Amado (1912-2001), logo antes de ter atropelado Teca --como numa espécie de aviso do destino.
O personagem de Almir Sater curiosamente também parece ter saído de outra obra de Amado, A Descoberta da América pelos Turcos. O protagonista também é um árabe, de ascendência libanesa, que se instala no sul da Bahia para trabalhar com cacau.
Rachid vira e mexe solta o bordão "turco não, libanês" para reforçar a sua hereditariedade, até porque Líbano e Turquia são rivais históricos. O termo turco, porém, popularizou-se no Brasil como uma forma de abarcar todos os que vieram do mundo árabe --que se estende do Marrocos, no norte da África, até o Iraque, no Oriente Médio.
Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.