Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

MARIANINHA

Rachid volta a Renascer para dar fim a mistério que se arrasta desde a 1ª fase

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Almir Sater caracterizado como Rachid em cena de Renascer

Rachid (Almir Sater) no remake de Renascer; ele carregava segredo na primeira versão da novela

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 3/4/2024 - 21h00

Rachid (Almir Sater) voltou para Renascer para colocar fim a um mistério que se arrasta desde a primeira fase. Se Bruno Luperi seguir à risca a história original, o mascate será responsável por explicar o que aconteceu com Marianinha --irmã de Maria Santa (Duda Santos) que foi expulsa de casa pelo próprio pai, Venâncio (Fábio Lago).

O libanês, que foi responsável por costurar a pele de José Inocêncio (Humberto Carrão/Marcos Palmeira) de volta ao corpo no início da trama, já deu as caras no remake. Se o folhetim repetir os acontecimentos da obra de Benedito Ruy Barbosa, ele seguirá até o último capítulo.

Rachid se interessará por dona Patroa (Camila Morgado), a qual se cansará dos maus-tratos do coronel Egídio (Vladimir Brichta) e se jogará de cabeça em um novo amor.

Ele, contudo, também deve ser novamente responsável por explicar o que aconteceu com Marianinha. A revelação só aconteceu no último capítulo da versão original, em que alguns fios ainda ficaram soltos para o público.

Luperi já deu indícios de que vai explicar melhor o que aconteceu com a irmã de Maria Santa, uma vez que até Inácia (Edvana Carvalho) acabou se envolvendo na trama. Ela recentemente teve uma visão de que Teca (Lívia Silva) é neta de Marianinha, que havia deixado Ilhéus grávida após ter sido abusada pelo próprio pai.

Originalmente, Rachid teria encontrado a jovem no meio da estrada e assumido o filho que carregava na barriga. Kalil foi o primeiro dos cinco herdeiros do casal, mas nunca se deu bem com o pai de criação. Não à toa, Teca cresceu longe dos avós.

Livro expõe ligação

Um livro que já apareceu na mão de Buba (Gabriela Medeiros) reforça a teoria de que Rachid, mais uma vez, entrou para a família de Maria Santa. Ela apareceu lendo Capitães de Areia, de Jorge Amado (1912-2001), logo antes de ter atropelado Teca --como numa espécie de aviso do destino.

O personagem de Almir Sater curiosamente também parece ter saído de outra obra de Amado, A Descoberta da América pelos Turcos. O protagonista também é um árabe, de ascendência libanesa, que se instala no sul da Bahia para trabalhar com cacau.

Rachid vira e mexe solta o bordão "turco não, libanês" para reforçar a sua hereditariedade, até porque Líbano e Turquia são rivais históricos. O termo turco, porém, popularizou-se no Brasil como uma forma de abarcar todos os que vieram do mundo árabe --que se estende do Marrocos, no norte da África, até o Iraque, no Oriente Médio.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake ficará no ar até setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 6 a 18/5

Segunda, 6/5 (Capítulo 91)
Eliana se sente ferida ao ver Ritinha com Damião. Damião procura Eliana. Rachid convida Dona Patroa para dançar. João Pedro demonstra seu receio para Sandra, ao ver Dona Patroa dançando com Rachid. Norberto avisa a Damião ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.