SAIBA O QUE ESPERAR
REPRODUÇÃO/TV GLOBO
Humberto Carrão como José Inocêncio na 1º fase de Renascer; ele será despelado vivo na novela
José Inocêncio (Humberto Carrão) não tem o começo mais animador para a sua vida em Ilhéus, na Bahia, para onde se muda no início de Renascer. O protagonista até faz um pacto divino ao fincar seu facão aos pés de um jequitibá-rei, mas isso não o impede de sofrer uma atrocidade no primeiro capítulo da novela. O jovem é despelado vivo e, depois, tem de aturar uma tremenda dor ao ser costurado por Rachid (Gabriel Sater).
O primeiro capítulo da novela das nove da Globo acompanha essa saga com muitos detalhes --não à toa, ele será tão extenso que a emissora anunciou que a grade desta segunda (22) não contará com a Tela Quente, espaço em que um filme é exibido depois da novela.
A ideia é que Bruno Luperi, autor do remake, tivesse espaço de sobra para mostrar o início de José Inocêncio como produtor de cacau. E tudo começará ali, aos pés do jequitibá.
José chegará à região de Ilhéus disposto a mudar de vida e prosperar. Portanto, fará uma promessa na árvore exuberante. "Com a sua permissão, jequitibá-rei... Aqui que eu hei de ficar. Aqui, aos seus pés e à sua sombra eu vou plantar o meu destino... E a minha vida... Aqui eu vou plantar a minha alma, como se fosse uma semente de cacau!", dirá.
"Enquanto o meu facão estiver encravado aos seus pés, nem eu nem você haveremos de morrer... Nem de morte matada... nem de morte morrida!", finalizará ele, enquanto finca seu facão na base do tronco da árvore.
Ele sairá dali se sentindo vitorioso, mas esbarrará com jagunços de Firmino (Enrique Diaz) logo depois. Será aí que seu renascimento realmente ocorrerá: o homem sofrerá um ataque brutal e terá sua pele arrancada pelos capatazes, numa tentativa de demonstrar seu poder.
Eles também atacarão Rachid, que estará de passagem pela região, mas o mascate será salvo ao fingir que está morto. O vendedor dará de cara com José Inocêncio ferido e pendurado numa árvore e, então, decidirá salvá-lo.
Para isso, costurará a pele dele inteira com linha e agulha e o deixará na porta de Cândida (Maria Fernanda Cândido). A fazendeira abrigará o pobre coitado, que ainda receberá os cuidados de Inácia (Edvana Pereira), funcionária dela.
Sensitiva, a mulher adotará o rapaz como protegido depois de sentir um calafrio ao vê-lo. Ela o entregará um colar de contas, que serve como guia de proteção. Pouco tempo depois, Cândida irá embora e deixará a fazenda aos cuidados deles.
Haverá uma passagem de tempo de três anos, e José Inocêncio aparecerá completamente recuperado. Ele terá feito a fazenda prosperar de forma nunca antes vista. A alta produção de cacau começará a irritar os fazendeiros da região, incluindo Firmino e Belarmino (Antonio Calloni).
Mas José Inocêncio não se preocupará com eles. O rapaz só terá olhos para uma pessoa: Maria Santa (Duda Santos). Ele a encontrará no fim do primeiro capítulo, durante um festejo de Boi-Bumbá, e não conseguirá tirá-la da cabeça.
O remake de Renascer é assinada por Bruno Luperi, autor de Pantanal (2022) e neto de Benedito Ruy Barbosa, o criador da história de 1993. Assim como em sua adaptação anterior, Luperi pretende manter a trama original e fazer poucas alterações. Uma delas é a duração da primeira fase --que tem o triplo da capítulos da versão original.
Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas:
© 2025 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.