REI DA COSTURA
ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO
Gabriel Sater interpreta o libanês Rachid na primeira fase do remake de Renascer, na Globo
Gabriel Sater divide com o pai, Almir Sater, o papel do libanês Rachid no remake de Renascer. O personagem é um dos mais lembrados da primeira versão da novela, que foi ao ar em 1993, em uma interpretação icônica de Luís Carlos Arutin (1933-1996). "Não tem como tentar alcançar, então, nos resta é dar a nossa alma. Eu fiz uma entrega sobre-humana em todos os sentidos, até pelo tempo que eu tive", conta Gabriel Sater.
Ele faz a primeira fase e, depois, passa o bastão para seu pai, que dará vida ao comerciante ao longo dos 180 capítulos da segunda fase do folhetim. "Turco não, libanês" é o bordão de Rachid, homem que vira anjo da guarda do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) no começo da história.
É ele quem costura a pele do mocinho de volta ao corpo e o salva da primeira tocaia que ele sofre. Assim, Rachid se torna a única testemunha do ocorrido. O libanês some no mundo pouco depois, mas retorna à região de Ilhéus, na Bahia, para cumprir uma missão após a passagem de 30 anos na novela.
Apesar de definir o trabalho em Renascer como um presente do autor Bruno Luperi e do diretor artístico da trama, Gustavo Fernandez, Sater entrega que a missão foi dificílima. Exigiu um trabalho de prosódia para pegar a embocadura do sotaque tão marcante do libanês.
"Essa novela tem um valor imenso no meu coração. Cresci assistindo, já vi três vezes. Estou vendo a quarta agora por hobby e me preparei da melhor maneira que eu pude, com o maior respeito do mundo, porque Luís Carlos era um mestre da dramaturgia, dos sotaques, uma lenda", comenta o músico, que interpretou o peão que tinha pacto com o cramulhão em Pantanal (2022).
Ele já está se despedindo das gravações e não vê a hora de acompanhar o Rachid do seu pai. "Eu fico ligando para ele todo dia, perguntando como é que está a preparação dele, porque a missão dele é muito mais longa, e é um personagem muito complexo, mas também muito solar e apaixonante."
O remake de Renascer está previsto para estrear em 22 de janeiro no lugar de Terra e Paixão no horário nobre da Globo. A nova versão é escrita por Bruno Luperi, neto do criador da saga, Benedito Ruy Barbosa. A trama ficará no ar até setembro do ano que vem.
© 2024 Notícias da TV | Proibida a reprodução
Resumo de Renascer: Capítulos da semana da novela da Globo - 4 a 7/9
Quarta, 4/9 (Capítulo 195)
Delegado Nórcia confirma que os tiros disparados contra Venâncio, Egídio e José Inocêncio saíram da mesma arma. Kika comenta com José Inocêncio que o resultado da perícia não atesta a inocência de Egídio.
João Pedro anuncia ... Continue lendo
Mais lidas
Política de comentários
Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.