Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

REI DA COSTURA

Gabriel Sater tem missão difícil na 1ª fase de Renascer: 'Entrega sobre-humana'

ESTEVAM AVELLAR/TV GLOBO

O ator Gabriel Sater está caracterizado como Rachid ao lado de um cavalo em foto de divulgação da novela Renascer

Gabriel Sater interpreta o libanês Rachid na primeira fase do remake de Renascer, na Globo

MÁRCIA PEREIRA, colunista

marcia@noticiadastv.com

Publicado em 21/12/2023 - 10h00

Gabriel Sater divide com o pai, Almir Sater, o papel do libanês Rachid no remake de Renascer. O personagem é um dos mais lembrados da primeira versão da novela, que foi ao ar em 1993, em uma interpretação icônica de Luís Carlos Arutin (1933-1996). "Não tem como tentar alcançar, então, nos resta é dar a nossa alma. Eu fiz uma entrega sobre-humana em todos os sentidos, até pelo tempo que eu tive", conta Gabriel Sater.

Ele faz a primeira fase e, depois, passa o bastão para seu pai, que dará vida ao comerciante ao longo dos 180 capítulos da segunda fase do folhetim. "Turco não, libanês" é o bordão de Rachid, homem que vira anjo da guarda do jovem José Inocêncio (Humberto Carrão) no começo da história.

É ele quem costura a pele do mocinho de volta ao corpo e o salva da primeira tocaia que ele sofre. Assim, Rachid se torna a única testemunha do ocorrido. O libanês some no mundo pouco depois, mas retorna à região de Ilhéus, na Bahia, para cumprir uma missão após a passagem de 30 anos na novela.

Apesar de definir o trabalho em Renascer como um presente do autor Bruno Luperi e do diretor artístico da trama, Gustavo Fernandez, Sater entrega que a missão foi dificílima. Exigiu um trabalho de prosódia para pegar a embocadura do sotaque tão marcante do libanês. 

"Essa novela tem um valor imenso no meu coração. Cresci assistindo, já vi três vezes. Estou vendo a quarta agora por hobby e me preparei da melhor maneira que eu pude, com o maior respeito do mundo, porque Luís Carlos era um mestre da dramaturgia, dos sotaques, uma lenda", comenta o músico, que interpretou o peão que tinha pacto com o cramulhão em Pantanal (2022). 

Ele já está se despedindo das gravações e não vê a hora de acompanhar o Rachid do seu pai. "Eu fico ligando para ele todo dia, perguntando como é que está a preparação dele, porque a missão dele é muito mais longa, e é um personagem muito complexo, mas também muito solar e apaixonante."

O remake de Renascer está previsto para estrear em 22 de janeiro no lugar de Terra e Paixão no horário nobre da Globo. A nova versão é escrita por Bruno Luperi, neto do criador da saga, Benedito Ruy Barbosa. A trama ficará no ar até setembro do ano que vem.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/5 a 8/6

Segunda, 27/5 (Capítulo 109)
José Inocêncio é surpreendido por Eliana, que lhe entrega documentos que comprovam que Buba é uma mulher trans. Sandra repreende Eliana. Inácia conta a Ritinha que Eliana esteve na fazenda. Eliana rejeita Damião. Augusto confronta José ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.