Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

ESTREIA NO GLOBOPLAY

Quem é o homem que aparece pelado na abertura de Brega & Chique?

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O modelo Vinícius Manne sem camisa e com cara de espanto, com fundo preto atrás, em capa de disco da trilha sonora de Brega & Chique

O modelo Vinícius Manne ficou famoso por aparecer nu na abertura da novela Brega & Chique (1987)

FERNANDA LOPES

fernanda@noticiasdatv.com

Publicado em 27/10/2020 - 6h50

A novela Brega & Chique estreou no Globoplay nesta segunda (26), e telespectadores vão poder rever uma cena que está em todo capítulo e que causou muita polêmica na exibição original, em 1987. No final da vinheta de abertura, um modelo aparece completamente nu, de costas. Este trabalho marcou a vida dele.

O homem que gravou a abertura de Brega & Chique é Vinícius Manne, que na época tinha 22 anos. Ao som da música Pelado, da banda Ultraje a Rigor, ele faz cara de espanto e sai andando, de costas para a câmera, com o bumbum à mostra.

O derriére de Manne fez sucesso logo no primeiro capítulo, mas muita gente também ligou para a Globo para reclamar da "indecência". O ministro da Justiça da época, Paulo Brossard (1924-2005), ameaçou impedir a exibição da vinheta, e a Censura Federal exigiu que o corpo do modelo fosse coberto.

No segundo capítulo, a Globo cobriu o bumbum de Manne com uma folha de parreira, e aí as manifestações foram para que a emissora deixasse o bumbum do rapaz à mostra. Por outro lado, a Censura ainda achava que a folha era pequena demais, de acordo com o site Memória Globo.

Após dois dias de negociações, a abertura da novela voltou a ser exibida em sua versão original, sem censura ao bumbum de Vinícius Manne.

Até hoje o nome dele é relacionado à vinheta de Brega & Chique. Nos anos 1980, continuou a trabalhar como modelo, inclusive fora do Brasil, e fez também fotonovelas para revistas. Já a partir dos anos 1990, passou a fazer diversas participações especiais e cenas como elenco de apoio em novelas da Globo.

Apareceu, por exemplo, em Rainha da Sucata (1990), Celebridade (2003), Sete Pecados (2007), Tapas & Beijos (2011) e A Regra do Jogo (2015). Seu trabalho mais recente na TV foi uma participação em um episódio de Pé na Cova (2016).

Atualmente, Manne está com 55 anos e estuda Cinema numa universidade do Rio de Janeiro. O Notícias da TV entrou em contato com o ex-modelo, que disse não ter interesse em falar sobre a abertura de Brega & Chique.

reprodução/TV Globo

O bumbum polêmico da abertura da novela

A trama

De autoria de Cassiano Gabus Mendes, Brega & Chique fez sucesso na Globo ao contar as histórias de duas mulheres muito diferentes que tinham algo em comum: o marido. Rafaela (Marília Pêra) era uma socialite, e Rosemere (Glória Menezes) uma mulher pobre e batalhadora. Herbert (Jorge Dória) mantinha as duas ao mesmo tempo, mas para escapar da falência forjou a própria morte.

Assim, Rafaela ficou cheia de dívidas e se mudou justamente para a vila em que Rosemere morava. As duas viraram melhores amigas, sem saberem que dividiam o mesmo homem. Destacavam-se as cenas de Rafaela com Montenegro (Marco Nanini), secretário de Herbert que era apaixonado por ela. As sequências entre os dois renderam muitas risadas ao público.

"Éramos muito amigos e nos divertíamos muito fazendo essa novela. Conviver e contracenar com esse elenco maravilhoso foi um excelente exercício de interpretação. O humor também foi um fator importante nessa novela, conquistou os telespectadores. Foi um trabalho abençoado, que todos adoraram fazer. Foi uma novela muito marcante para todos", disse Nanini, em nota oficial do Globoplay.


Saiba tudo que vai rolar nos próximos capítulos das novelas com o podcast Noveleiros

Ouça "#33 - Perdeu, Helena! Camila e Edu se beijam em Laços de Família" no Spreaker.


Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.