Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

Rainha da Sucata

Há 30 anos, novela da Globo exibiu cena terrível de suicídio na avenida Paulista

Reprodução/TV Globo

Laurinha Figueroa (Glória Menezes) segundos antes de se jogar do alto de um prédio em Rainha da Sucata (1990)

Laurinha Figueroa (Glória Menezes) segundos antes de se jogar do alto de um prédio em Rainha da Sucata (1990)

REDAÇÃO

Publicado em 26/4/2020 - 5h45

Há 30 anos, a Globo teve uma conduta inusitada e bastante impactante: exibiu uma cena forte de suicídio em sua principal novela na época, Rainha da Sucata (1990). A vilã Laurinha Figueroa (Glória Menezes) se jogou de uma janela de um prédio imponente na avenida Paulista, em cena gravada com cuidado redobrado e grande esquema da equipe.

Na trama, Laurinha Figueroa era da alta sociedade e tinha verdadeiro asco da emergente Maria do Carmo (Regina Duarte). A mocinha da história era dona da Sucata, empresa cuja administração funcionava num prédio na avenida. Para incriminá-la, na reta final da novela a vilã armou uma discussão com a protagonista no topo do prédio, arrancou um brinco dela como "prova do crime" e se jogou.

A produção da novela armou um grande esquema para essa cena. A equipe de edição teve de tomar muito cuidado para mesclar perfeitamente o material gravado em estúdio com as cenas externas, que usavam a fachada de um prédio real na Paulista, na esquina da avenida com a alameda Ministro Rocha Azevedo.

Para as imagens externas parecerem bem reais para os telespectadores, um boneco com o peso aproximado de Glória Menezes foi atirado do último andar do prédio. A Globo ainda montou um esquema de segurança para que a imprensa não descobrisse nada antes, mas não deu muito certo: um dia após a gravação, uma foto da sequência estampou a primeira página do jornal O Globo.

"Saiu na primeira página de O Globo uma foto gigante minha, estatelada no chão, que dizia: 'Laurinha Figueiroa está morta'. Lembro-me também de quando vi o boneco que eles jogaram, que tinha o mesmo peso que eu e vestia as minhas roupas. Foi um pouco chocante olhar para o boneco lá embaixo, embora eu não tenha medo de altura", disse Glória Menezes em entrevista ao UOL, em 2013.

No final da novela, apesar da armação terrível de Laurinha, Maria do Carmo conseguiu se livrar da acusação e ter um desfecho feliz ao lado de Edu Figueroa (Tony Ramos), o filho boa-vida da vilã.

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.