Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
X
Instagram
Youtube
TikTok

PERSONAGEM DE XAMÃ

Quem é Damião em Renascer? Matador chega para acabar com José Inocêncio

FÁBIO ROCHA/TV GLOBO

Xamã como Damião na novela Renascer

Damião (Xamã) em Renascer; matador tem como missão dar cabo de Inocêncio (Marcos Palmeira)

DÉBORA LIMA

debora@noticiasdatv.com

Publicado em 20/2/2024 - 21h20

Misterioso, Damião (Xamã) chegará à fazenda de José Inocêncio (Marcos Palmeira) com uma missão certa: matar o protagonista de Renascer. O rapaz logo despertará a desconfiança de todos, mas a paixão arrebatadora por Ritinha (Mell Muzzillo) mudará os rumos da vida dele. O pistoleiro desistirá de assassinar o produtor de cacau e virará um de seus funcionários na novela das nove da Globo.

O novo personagem deve aparecer pela primeira vez no capítulo desta terça (20). O valentão aparecerá no vilarejo e assustará as crianças que estarão brincando na rua. "Os amigo que me aperdoe... Ni eu assustado os seus minino. Eu só quiriasabê dondé que um sujeitcho que veio de longe, feito eu vim, pudia molhá a garguela?", questionará ele.

O forasteiro irá até o bar de Norberto (Matheus Nachtergaele), que ficará com a pulga atrás da orelha com o comportamento do cliente. Damião aproveitará para sondar o paradeiro de seu alvo: "O amigo por um acaso num conhece por estas bandas um tar de Zé Nocênço?".

O comerciante pressentirá a má intenção do homem e tentará arrancar mais detalhes. "Sêo José Inocêncio, o amigo qué dizê? Difícil achá quem num conheça... E o amigo qué dele é o quê?", indagará. "Trabaio... O que mais?", mentirá o pistoleiro.

"Pior é que ele numcontratâno ninguém. Diz até que ele tá botâno o povo pra corrê, causa que tá repartîno as terra dele", avisará o fofoqueiro-mor da cidade. "É que eu faria gosto de trabaiá mais ele. Ôvi dizê que num há neste mundo quem lide mió que ele co'cacau... E, se tivé, tá mintîno!", afirmará o vilão.

Depois, Damião surgirá à espreita e circulará nos arredores da casa do agricultor. "Achei a sua toca sêo José Inocênço", comemorará, segurando uma arma. "Agora preciso achá um canto onde ninguém venha bulí co'isso... E, aí, é só armá o bote", completará ele.

O rapaz, então, pedirá emprego para Deocleciano (Jackson Antunes). Ao saber que o pai não quer o desconhecido em suas terras, João Pedro (Juan Paiva) verá uma oportunidade de enfrentar o todo-poderoso e contratará Damião.

O que acontece com Damião?

O matador acabará perdendo o foco de sua missão quando colocar os olhos em Ritinha. No capítulo de segunda (26), ele já revelará seu interesse pela jovem e a beijará. A moça ficará nas nuvens e confidenciará a Morena (Ana Cecília Costa) que sentiu o corpo tremer durante a carícia com o peão.

Só que logo Damião se lembrará do motivo que o levou até a região e pensará que precisa cumprir o serviço. Será então que ele finalmente se apresentará a José Inocêncio e será convidado por Mariana (Theresa Fonseca) a entrar na casa.

Já Inácia (Edvana Carvalho) terá o pressentimento de que a nova patroa pode ser cúmplice do forasteiro e estar envolvida numa tocaia contra o fazendeiro. O pai de José Venâncio (Rodrigo Simas) também acenderá o alerta com o jeito servil do empregado e desconfiará de que ele seja um assassino de aluguel.

Esperta, Inácia servirá uma bebida misteriosa ao matador. Assim que o líquido fizer efeito, Damião revelará seu plano de tirar a vida do protagonista. Desesperado, ele pedirá a ajuda de Ritinha para mudar seu destino.

José Inocêncio dará um voto de confiança ao rapaz após a confissão. O produtor de cacau até pedirá para Chico (Mac Suara) não fazer nada contra o forasteiro. Já João Pedro se sentirá culpado por ter colocado o pai em risco e pedirá perdão.

Apesar do encantamento por Ritinha, Damião perderá a cabeça quando Eliana (Sophie Charlotte) chegar à fazenda. Um triângulo amoroso deve surgir a partir de então e provocar novas reviravoltas na história.

Jorge Baumann/TV Globo

Jackson Antunes como Damião em Renascer (1993)

Jackson Antunes em Renascer (1993)

Ator que fez Damião na primeira Renascer

Em 1993, Jackson Antunes foi responsável por interpretar o peão contratado para matar José Inocêncio (Antonio Fagundes). O pistoleiro também se encantou por Ritinha (Isabel Fillardis) e se casou com a moça na versão original da história --virando ainda um dos empregados mais fiéis do protagonista.

Renascer foi escrita e criada pelo autor Benedito Ruy Barbosa. A primeira versão foi ao ar na Globo em 1993. Bruno Luperi é neto do novelista e responsável pela adaptação da saga rural que estreou no horário nobre em janeiro. O remake deve ser substituído por uma nova trama de João Emanuel Carneiro em setembro.


Inscreva-se no canal do Notícias da TV no YouTube e assista a vídeos com revelações do que vai acontecer em Renascer e outras novelas.


Resumos Semanais

Renascer: Resumo dos capítulos da novela da Globo - 27/4 a 11/5

Sábado, 27/4 (Capítulo 84)
João Pedro deixa Eliana no meio da estrada depois que a moça o insulta. Morena nota que Lu esteja interessada em Bento. Eliana pede abrigo na casa de Sandra, e afirma à filha de Egídio que ... Continue lendo

Mais lidas


Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.