Menu
Pesquisar

Buscar

Facebook
Twitter
Instagram
Youtube
TikTok

CARRASCO NAZISTA

Quase inofensiva, Flor do Caribe mexe em vespeiro com vilão nazifascista

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

O ator Sérgio Mamberti está de terno e segura na mão direita uma medalha da Cruz de Ferro nazista em cena de Flor do Caribe

Dionísio (Sérgio Mamberti) ostenta com orgulho a Cruz de Ferro, símbolo nazista, em Flor do Caribe

DANIEL FARAD

vilela@noticiasdatv.com

Publicado em 22/8/2020 - 6h55

Praticamente inofensiva, a reprise de Flor do Caribe (2013) não deve render fortes dores de cabeça à Globo. Com audiência razoável em sua primeira exibição, além de contar com o "efeito Grazi Massafera" para fisgar o público, o folhetim de Walther Negrão tem, no entanto, um calcanhar de Aquiles: o seu vilão nazifascista Dionísio (Sérgio Mamberti).

A emissora divulga a trama, que volta ao ar no próximo dia 31, como uma "viagem" à paradisíaca e fictícia Vila dos Ventos, baseada nas dunas e praias do Rio Grande do Norte. O clima solar e a narrativa contemporânea contrastam diretamente com a pegada histórica de Novo Mundo --que chega ao último capítulo na próxima sexta-feira (28) sem repetir o sucesso de sua exibição original.

A novela de Alessandro Marson e Thereza Falcão tropeçou não só por ainda estar fresca na memória dos telespectadores que a acompanharam em 2017. Ao misturar ficção com os livros de História, a produção afugentou o público já desgastado por acompanhar nos telejornais a crise política e econômica agravada pela pandemia de coronavírus (Covid-19).

O principal trunfo da nova reprise é fornecer um alívio ao público com uma imagem de um país tropical e abençoado por Deus, bem longe das intrigas políticas que Pedro (Caio Castro) enfrentou na antecessora de Nos Tempos do Imperador.

"Ela é leve, solar, perfeita para exibir numa pandemia, porque traz outro clima", afirma o ator Jorge Loreto, intérprete do Candinho. "Concordo. A reprise vem um momento muito especial para dar um respiro e levar as pessoas a viverem um romance, uma aventura, um pouco disso tudo", explica o diretor artístico Jayme Monjardim.

O único empecilho para fazer as pessoas se esquecerem do noticiário é justamente o personagem de Sérgio Mamberti. Sob a fachada de um senhor simpático e bonachão, o antagonista é, na verdade, Klaus Wagner. Ele é procurado há anos por ser um carrasco nazista responsável pela tragédia que se abateu sob diversas famílias judias, incluindo a do pai de Ester (Grazi Massafera).

REPRODUÇÃO/TV GLOBO

Cruz de Ferro com a suática nazista: honraria de Dionísio (Sérgio Maberti) assombra folhetim

Há nove anos, a narrativa estreou em um mundo que palavras como fascismo e nazismo eram até então uma triste página, ainda que virada, da humanidade. Dionísio exibia as suas medalhas, como a condecoração que ganhou do próprio Adolf Hitler (1889-1945), como um resquício de um mundo que parecia existir apenas nos filmes e no museu.

Em 2020, o fascismo voltou a ganhar fôlego, a exemplo de Donald Trump que sugeriu incluir grupos antifascistas como terroristas nos Estados Unidos. No Brasil, o STF (Supremo Tribunal Federal) votou na quarta (19) para impedir o ministério da Justiça de produzir um dossiê sobre servidores identificados com o movimento --o próprio presidente Jair Bolsonaro é frequentemente apontado como "fascista".

Ou seja, Flor do Caribe tem pela frente o desafio de falar sobre um assunto em um momento em que ele volta a ficar "quente", com apoiadores e opositores exaltados. A seu favor, a atuação de Mamberti conseguiu mesclar os dados históricos com uma boa dose de caricatura em seu papel. "Era meio uma paródia de nazista e agora já virou uma realidade", avalia Jean Pierre Noher, que deu vida ao malandro Duque.

Prêmio NTV Melhores do ano


Últimas de Flor do Caribe


Resumos Semanais

Resumo da novela Flor do Caribe: Capítulos de 26 a 27 de fevereiro

Sexta, 26/2 (Capítulo 155)
Hélio sai da prisão e é recepcionado com festa humilde pelos irmãos. Cassiano deixa Candinho e sua família milionários ao dar pedras de turmalina paraíba para eles. Amaralina e Rodrigo revelam que se casaram em Las ... Continue lendo


Outras Novelas

Leia também

Enquete

Qual foi a melhor série documental brasileira do ano?

Web Stories

+
Última temporada de La Casa de Papel: Após o fim, série já tem spin-off confirmadoFicção virou realidade: Casa de Esqueceram de Mim é aberta ao público; veja fotosDivórcio, tragédia e treta: 5 notícias que peões de A Fazenda 13 não sabemJuan Paiva rouba a cena em Um Lugar ao Sol; conheça a história do atorGui Araujo deixa A Fazenda 13 após expor lado prepotente e preconceituoso; relembre

Comentários

Política de comentários

Este espaço visa ampliar o debate sobre o assunto abordado na notícia, democrática e respeitosamente. Não são aceitos comentários anônimos nem que firam leis e princípios éticos e morais ou que promovam atividades ilícitas ou criminosas. Assim, comentários caluniosos, difamatórios, preconceituosos, ofensivos, agressivos, que usam palavras de baixo calão, incitam a violência, exprimam discurso de ódio ou contenham links são sumariamente deletados.

Mais lidas